Rebranding: quando é necessário?: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Jares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58728
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
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spelling Rebranding: quando é necessário?: um estudo de casoDesign gráficoBrandingRebrandingRedesignLogotipoMarcaGraphic designBrandingRebrandingRedesignLogotypeBrandCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)De acordo com a unidade curricular de estágio, no 2º ciclo do mestrado em Ciências da Comunicação com especialização em Audiovisual e Multimédia, minha formação foi feita dentro da ‘startup’ Explicas-me?. Esta empresa desenvolveu uma plataforma online que reúne alunos e explicadores afim de facilitar o contato para explicações presenciais ou online. Assim sendo, este relatório pretende desenvolver um estudo de caso através de uma abordagem qualitativa em que o foco principal é a empresa Explicas-me? de maneira a responder questões imprescindíveis para finalizar este mestrado, atendo-se sempre ao aprendizado e ao desenvolvimento de atividades relevantes para minha formação. Dentro desta etapa desempenhei funções voltadas para a minha área profissional do design gráfico e importantes para o andamento da empresa, principalmente no momento em que ela se encontrava, prestes a lançar novo site, com nova postura dentro das redes e novo posicionamento no mercado. Desenvolvendo atividades voltadas para a nova identidade visual da empresa, principalmente online, pois se trata de seu foco quase único e principal, como identidade para postagens nas redes sociais, design de email marketing e mailing, elementos para o novo site, etc, me vi encarregada de criar o novo logotipo, traduzindo a imagem que a marca precisaria passar aos seus públicos-alvo, seu novo posicionamento e com nova roupagem. Partindo dessa situação, passei a repensar a empresa, pesquisar mais a fundo e conhecer também seu público-alvo. Assim percebi que ali estava se desenvolvendo um processo desconhecido (por nunca ter sido nomeado assim), de rebranding. Como consequência disso, desenvolvi a questão principal que enfoco neste documento e que permeia toda a minha trajetória até o final deste mestrado, que é a seguinte: “Qual a necessidade de um rebranding nas empresas?”. Além disso, para chegar a resposta desta indagação principal, se faz necessário transpor inúmeros conceitos, os quais também tento explanar e especificar durante todo o trabalho a seguir, como: O que é um branding; O que é um rebranding; Quais as características de um rebranding; As diferenças entre rebranding e redesign de marca; etc. Assim, desenvolvo uma pesquisa focada na área do branding, rebranding e redesign, onde, tendo como base os proveitosos 5 meses de estágio e os estudos oriundos dos ciclos anteriores do mestrado, desafiei-me a sanar todos os tópicos levantados a seguir.According to the stage of course, in the 2nd cycle Master in Communication Sciences with specialization in Audiovisual and Multimedia, my internship was realized inside the ‘startup’ Explicasme?. This company has developed an online platform that brings together students and tutors in order to facilitate the contact in person or online explanations. Therefore, this report aims to develop a case study through a qualitative approach in which the main focus is the company Explicas-me?, so to answer essential questions to complete this master, subject was always learn and develop activities relevant to my training. Within this step played roles focused on my professional field of graphic design and important for the progress of the company, especially when she was in, about to launch new website with new position within networks and new market positioning. Developing activities for the new visual identity of the company, especially online, because it is its almost unique and main focus, as identity for posts on social networks, email marketing design and mailing elements to the new site, etc, I found myself responsible for creating the new logo, reflecting the image that the brand would need to pass to its audiences, its new positioning and new look. Based on this situation, I began to rethink the company, search further and also know your target audience. So I realized that there was developing an unknown process (never been so named), rebranding. As a result, I developed the main question that I focus on in this document and that permeates my entire trajectory by the end of this master, which is: "What is the need for a rebranding in business?". Also, to get the answer to that main question, it is necessary to overcome many concepts, which also try to explain and specify all the following work, such as: What is a branding; What is a rebranding; What are the characteristics of a rebranding; The differences between rebranding and redesign brand; etc. So, develop a focused research in the branding area, rebranding and redesign, which, based on the useful five-month period and those from studies of previous cycles of the master, challenged me to solve all topics raised below.Sá, AlbertoUniversidade do MinhoAlves, Mariana Jares20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58728por201620308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:49.727647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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