Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43901
Resumo: Ser designer oferece uma oportunidade de força e inspiração para a mudança social. Os vários contextos que vivemos em sociedade desafiam-nos constantemente, enquanto designers, a ações socialmente responsáveis. Temos a responsabilidade de reflexão no que diz respeito ao combate da comunicação desleal, fútil e gananciosa. Somos livres de produzir com as melhores intenções. Este projeto reforça a necessidade de um design mais participativo, num mundo saturado do apelo ao consumo e da indiferença – a linguagem da ação social. O objetivo do projeto é aplicar os estudos de referências teóricas e visuais de design, branding, identidade visual, e design social, no redesenho da Associação sem fins lucrativos e de voluntariado APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Pretende-se reposicionar a associação, propondo uma atualização da sua identidade visual e da sua comunicação com o público-alvo e a sociedade civil em geral. Procura-se incentivar a ação útil, no âmbito da atividade enquanto designer, e a sua importância, não apenas como contributo social, mas também de autossatisfação e crescimento.
id RCAP_a30f5a496a29d642bb7d65656a3246bf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)BrandingRebrandingDesign socialAPAVSer designer oferece uma oportunidade de força e inspiração para a mudança social. Os vários contextos que vivemos em sociedade desafiam-nos constantemente, enquanto designers, a ações socialmente responsáveis. Temos a responsabilidade de reflexão no que diz respeito ao combate da comunicação desleal, fútil e gananciosa. Somos livres de produzir com as melhores intenções. Este projeto reforça a necessidade de um design mais participativo, num mundo saturado do apelo ao consumo e da indiferença – a linguagem da ação social. O objetivo do projeto é aplicar os estudos de referências teóricas e visuais de design, branding, identidade visual, e design social, no redesenho da Associação sem fins lucrativos e de voluntariado APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Pretende-se reposicionar a associação, propondo uma atualização da sua identidade visual e da sua comunicação com o público-alvo e a sociedade civil em geral. Procura-se incentivar a ação útil, no âmbito da atividade enquanto designer, e a sua importância, não apenas como contributo social, mas também de autossatisfação e crescimento.Being a designer provides an opportunity for strength and inspiration towards social change. The various contexts we experience in society constantly challenge us, as designers, to socially responsible actions. We have the responsibility to think about how to contest dishonest, futile, and greedy communication. We are free to produce with the best intentions. This project emphasizes the need for a more participatory design, in a world saturated with the appeal to consumption and indifference - the language of social action. The project's aim is to apply theoretical and visual reference studies of design, branding, visual identity, and social design, in the rebranding of the non-profit and volunteer association APAV (Portuguese Association for Victim Support). The purpose is to reposition the organization, proposing a renovation of its visual identity and its communication with its target and society in general. It seeks to encourage meaningful actions, within the scope of activity as a designer, and its importance, not only as a social contribution, but also of self-satisfaction and growth.Marques, Ana LuísaRepositório ComumCaetano, Sofia Sequeira Costa Lupi2023-02-17T10:19:46Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43901TID:203161408pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:03.369391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
title Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
spellingShingle Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi
Branding
Rebranding
Design social
APAV
title_short Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
title_full Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
title_fullStr Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
title_full_unstemmed Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
title_sort Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
author Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi
author_facet Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Luísa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Rebranding
Design social
APAV
topic Branding
Rebranding
Design social
APAV
description Ser designer oferece uma oportunidade de força e inspiração para a mudança social. Os vários contextos que vivemos em sociedade desafiam-nos constantemente, enquanto designers, a ações socialmente responsáveis. Temos a responsabilidade de reflexão no que diz respeito ao combate da comunicação desleal, fútil e gananciosa. Somos livres de produzir com as melhores intenções. Este projeto reforça a necessidade de um design mais participativo, num mundo saturado do apelo ao consumo e da indiferença – a linguagem da ação social. O objetivo do projeto é aplicar os estudos de referências teóricas e visuais de design, branding, identidade visual, e design social, no redesenho da Associação sem fins lucrativos e de voluntariado APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Pretende-se reposicionar a associação, propondo uma atualização da sua identidade visual e da sua comunicação com o público-alvo e a sociedade civil em geral. Procura-se incentivar a ação útil, no âmbito da atividade enquanto designer, e a sua importância, não apenas como contributo social, mas também de autossatisfação e crescimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-02-17T10:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43901
TID:203161408
url http://hdl.handle.net/10400.26/43901
identifier_str_mv TID:203161408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130941901242368