Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43901 |
Resumo: | Ser designer oferece uma oportunidade de força e inspiração para a mudança social. Os vários contextos que vivemos em sociedade desafiam-nos constantemente, enquanto designers, a ações socialmente responsáveis. Temos a responsabilidade de reflexão no que diz respeito ao combate da comunicação desleal, fútil e gananciosa. Somos livres de produzir com as melhores intenções. Este projeto reforça a necessidade de um design mais participativo, num mundo saturado do apelo ao consumo e da indiferença – a linguagem da ação social. O objetivo do projeto é aplicar os estudos de referências teóricas e visuais de design, branding, identidade visual, e design social, no redesenho da Associação sem fins lucrativos e de voluntariado APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Pretende-se reposicionar a associação, propondo uma atualização da sua identidade visual e da sua comunicação com o público-alvo e a sociedade civil em geral. Procura-se incentivar a ação útil, no âmbito da atividade enquanto designer, e a sua importância, não apenas como contributo social, mas também de autossatisfação e crescimento. |
id |
RCAP_a30f5a496a29d642bb7d65656a3246bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)BrandingRebrandingDesign socialAPAVSer designer oferece uma oportunidade de força e inspiração para a mudança social. Os vários contextos que vivemos em sociedade desafiam-nos constantemente, enquanto designers, a ações socialmente responsáveis. Temos a responsabilidade de reflexão no que diz respeito ao combate da comunicação desleal, fútil e gananciosa. Somos livres de produzir com as melhores intenções. Este projeto reforça a necessidade de um design mais participativo, num mundo saturado do apelo ao consumo e da indiferença – a linguagem da ação social. O objetivo do projeto é aplicar os estudos de referências teóricas e visuais de design, branding, identidade visual, e design social, no redesenho da Associação sem fins lucrativos e de voluntariado APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Pretende-se reposicionar a associação, propondo uma atualização da sua identidade visual e da sua comunicação com o público-alvo e a sociedade civil em geral. Procura-se incentivar a ação útil, no âmbito da atividade enquanto designer, e a sua importância, não apenas como contributo social, mas também de autossatisfação e crescimento.Being a designer provides an opportunity for strength and inspiration towards social change. The various contexts we experience in society constantly challenge us, as designers, to socially responsible actions. We have the responsibility to think about how to contest dishonest, futile, and greedy communication. We are free to produce with the best intentions. This project emphasizes the need for a more participatory design, in a world saturated with the appeal to consumption and indifference - the language of social action. The project's aim is to apply theoretical and visual reference studies of design, branding, visual identity, and social design, in the rebranding of the non-profit and volunteer association APAV (Portuguese Association for Victim Support). The purpose is to reposition the organization, proposing a renovation of its visual identity and its communication with its target and society in general. It seeks to encourage meaningful actions, within the scope of activity as a designer, and its importance, not only as a social contribution, but also of self-satisfaction and growth.Marques, Ana LuísaRepositório ComumCaetano, Sofia Sequeira Costa Lupi2023-02-17T10:19:46Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43901TID:203161408pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:03.369391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) |
title |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) |
spellingShingle |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi Branding Rebranding Design social APAV |
title_short |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) |
title_full |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) |
title_fullStr |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) |
title_full_unstemmed |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) |
title_sort |
Branding, rebranding e design social: o caso da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) |
author |
Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi |
author_facet |
Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Ana Luísa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Sofia Sequeira Costa Lupi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding Rebranding Design social APAV |
topic |
Branding Rebranding Design social APAV |
description |
Ser designer oferece uma oportunidade de força e inspiração para a mudança social. Os vários contextos que vivemos em sociedade desafiam-nos constantemente, enquanto designers, a ações socialmente responsáveis. Temos a responsabilidade de reflexão no que diz respeito ao combate da comunicação desleal, fútil e gananciosa. Somos livres de produzir com as melhores intenções. Este projeto reforça a necessidade de um design mais participativo, num mundo saturado do apelo ao consumo e da indiferença – a linguagem da ação social. O objetivo do projeto é aplicar os estudos de referências teóricas e visuais de design, branding, identidade visual, e design social, no redesenho da Associação sem fins lucrativos e de voluntariado APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Pretende-se reposicionar a associação, propondo uma atualização da sua identidade visual e da sua comunicação com o público-alvo e a sociedade civil em geral. Procura-se incentivar a ação útil, no âmbito da atividade enquanto designer, e a sua importância, não apenas como contributo social, mas também de autossatisfação e crescimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2022-12-01T00:00:00Z 2023-02-17T10:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43901 TID:203161408 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43901 |
identifier_str_mv |
TID:203161408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552933717278720 |