Estratégias inovadoras no ensino da harpa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11000 |
Resumo: | Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre o modo como o uso de estratégias inovadoras no ensino da Harpa podem permitir explorar, incentivar e optimizar a aprendizagem do referido instrumento, a partir da criatividade musical. O recurso sistemático na sala de aula a atividades criativas, onde a imaginação musical e o sentido lúdico de tocar um instrumento complementem os conteúdos pedagógicos recomendados, pode revelar-se de enorme utilidade para o desenvolvimento expressivo do aluno e para a aquisição e aperfeiçoamento das suas capacidades técnicas. |
id |
RCAP_caf82ffbc71405925a8d975033b7ecec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/11000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias inovadoras no ensino da harpaEnsino da músicaHarpaCriatividade - MúsicaEste trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre o modo como o uso de estratégias inovadoras no ensino da Harpa podem permitir explorar, incentivar e optimizar a aprendizagem do referido instrumento, a partir da criatividade musical. O recurso sistemático na sala de aula a atividades criativas, onde a imaginação musical e o sentido lúdico de tocar um instrumento complementem os conteúdos pedagógicos recomendados, pode revelar-se de enorme utilidade para o desenvolvimento expressivo do aluno e para a aquisição e aperfeiçoamento das suas capacidades técnicas.The aim of this investigation is to discuss how innovating instrumental teaching strategies, based on musical creativity, may contribute to explore, improve and benefit the learning process of this instrument. The regular use of creative activities in instrumental musical teaching classes allows the development of the student’s imagination and leads to the improvement of the technical and expressive abilities in instrument playing.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:42Z2012-12-17T00:00:00Z2012-12-172014-12-11T15:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11000porMiranda, Ana Paula Martins Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:58Zoai:ria.ua.pt:10773/11000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:37.838882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa |
title |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa |
spellingShingle |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa Miranda, Ana Paula Martins Araújo Ensino da música Harpa Criatividade - Música |
title_short |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa |
title_full |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa |
title_fullStr |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa |
title_full_unstemmed |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa |
title_sort |
Estratégias inovadoras no ensino da harpa |
author |
Miranda, Ana Paula Martins Araújo |
author_facet |
Miranda, Ana Paula Martins Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Ana Paula Martins Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Harpa Criatividade - Música |
topic |
Ensino da música Harpa Criatividade - Música |
description |
Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre o modo como o uso de estratégias inovadoras no ensino da Harpa podem permitir explorar, incentivar e optimizar a aprendizagem do referido instrumento, a partir da criatividade musical. O recurso sistemático na sala de aula a atividades criativas, onde a imaginação musical e o sentido lúdico de tocar um instrumento complementem os conteúdos pedagógicos recomendados, pode revelar-se de enorme utilidade para o desenvolvimento expressivo do aluno e para a aquisição e aperfeiçoamento das suas capacidades técnicas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-17T00:00:00Z 2012-12-17 2014-12-11T15:00:00Z 2018-07-20T14:00:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/11000 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/11000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137527610736640 |