Estratégias inovadoras no ensino da harpa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Paula Martins Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11000
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre o modo como o uso de estratégias inovadoras no ensino da Harpa podem permitir explorar, incentivar e optimizar a aprendizagem do referido instrumento, a partir da criatividade musical. O recurso sistemático na sala de aula a atividades criativas, onde a imaginação musical e o sentido lúdico de tocar um instrumento complementem os conteúdos pedagógicos recomendados, pode revelar-se de enorme utilidade para o desenvolvimento expressivo do aluno e para a aquisição e aperfeiçoamento das suas capacidades técnicas.
id RCAP_caf82ffbc71405925a8d975033b7ecec
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/11000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias inovadoras no ensino da harpaEnsino da músicaHarpaCriatividade - MúsicaEste trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre o modo como o uso de estratégias inovadoras no ensino da Harpa podem permitir explorar, incentivar e optimizar a aprendizagem do referido instrumento, a partir da criatividade musical. O recurso sistemático na sala de aula a atividades criativas, onde a imaginação musical e o sentido lúdico de tocar um instrumento complementem os conteúdos pedagógicos recomendados, pode revelar-se de enorme utilidade para o desenvolvimento expressivo do aluno e para a aquisição e aperfeiçoamento das suas capacidades técnicas.The aim of this investigation is to discuss how innovating instrumental teaching strategies, based on musical creativity, may contribute to explore, improve and benefit the learning process of this instrument. The regular use of creative activities in instrumental musical teaching classes allows the development of the student’s imagination and leads to the improvement of the technical and expressive abilities in instrument playing.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:42Z2012-12-17T00:00:00Z2012-12-172014-12-11T15:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11000porMiranda, Ana Paula Martins Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:58Zoai:ria.ua.pt:10773/11000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:37.838882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias inovadoras no ensino da harpa
title Estratégias inovadoras no ensino da harpa
spellingShingle Estratégias inovadoras no ensino da harpa
Miranda, Ana Paula Martins Araújo
Ensino da música
Harpa
Criatividade - Música
title_short Estratégias inovadoras no ensino da harpa
title_full Estratégias inovadoras no ensino da harpa
title_fullStr Estratégias inovadoras no ensino da harpa
title_full_unstemmed Estratégias inovadoras no ensino da harpa
title_sort Estratégias inovadoras no ensino da harpa
author Miranda, Ana Paula Martins Araújo
author_facet Miranda, Ana Paula Martins Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Paula Martins Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Harpa
Criatividade - Música
topic Ensino da música
Harpa
Criatividade - Música
description Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre o modo como o uso de estratégias inovadoras no ensino da Harpa podem permitir explorar, incentivar e optimizar a aprendizagem do referido instrumento, a partir da criatividade musical. O recurso sistemático na sala de aula a atividades criativas, onde a imaginação musical e o sentido lúdico de tocar um instrumento complementem os conteúdos pedagógicos recomendados, pode revelar-se de enorme utilidade para o desenvolvimento expressivo do aluno e para a aquisição e aperfeiçoamento das suas capacidades técnicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-17T00:00:00Z
2012-12-17
2014-12-11T15:00:00Z
2018-07-20T14:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/11000
url http://hdl.handle.net/10773/11000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137527610736640