Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vázquez Salvi, Angélica Mercedes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8655
Resumo: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
id RCAP_19dcba48637b2d626a3e64edd49cfb33
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpaEnsino da músicaInstrumento harpaMúsica de câmaraOferta complementarCurso profissionalRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da MúsicaO principal objetivo deste relatório prende-se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: o primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento Harpa do Curso Profissional de Instrumentista Clássico do CMP, e por fim, o último evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Música de Câmara” como oferta complementar para alunos do regime integrado do nono ano, assim como algumas reflexões sobre problemáticas na sua criação, e outras descobertas que tiveram lugar neste ano lectivo. Partindo de um desenho metodológico de abordagem de investigação-acção, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Música de Câmara”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito-questionário aos alunos e professores. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à música de câmara, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi pedido aos alunos para responder a um questionário de forma anónima, com perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos (CAPITULO III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO). As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que a música de câmara mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte deles seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.Parra Mas, José MariaFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daGuerner, ÁureaGomes, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVázquez Salvi, Angélica Mercedes2016-11-11T18:35:34Z2016-07-142016-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8655TID:201241480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.776081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
title Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
spellingShingle Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
Vázquez Salvi, Angélica Mercedes
Ensino da música
Instrumento harpa
Música de câmara
Oferta complementar
Curso profissional
title_short Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
title_full Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
title_fullStr Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
title_full_unstemmed Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
title_sort Um contributo didático para a implementação da disciplina de música de câmara no 3º ano do ensino integrado de música, do ponto de vista do ensino individual do instrumento harpa
author Vázquez Salvi, Angélica Mercedes
author_facet Vázquez Salvi, Angélica Mercedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parra Mas, José Maria
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Guerner, Áurea
Gomes, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vázquez Salvi, Angélica Mercedes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Instrumento harpa
Música de câmara
Oferta complementar
Curso profissional
topic Ensino da música
Instrumento harpa
Música de câmara
Oferta complementar
Curso profissional
description Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-11T18:35:34Z
2016-07-14
2016-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8655
TID:201241480
url http://hdl.handle.net/10400.22/8655
identifier_str_mv TID:201241480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473402396672