Continuidade de utilização de apps de food delivery : uma abordagem integrada do “Health Belief Model” e “Technology Readiness and Acceptance Model”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Simão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22848
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
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spelling Continuidade de utilização de apps de food delivery : uma abordagem integrada do “Health Belief Model” e “Technology Readiness and Acceptance Model”Apps de food deliveryHBMTRAMIntenção de continuidadeSatisfaçãoFood delivery appsContinuance intentionSatisfactionMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialA pandemia obrigou quer as organizações quer os consumidores a muitas adaptações no quotidiano. Porém, e muito graças aos avanços tecnológicos a que se tem assistido nos últimos anos, algumas ferramentas que outrora já existiam e que nos proporcionavam cada vez maismeios para enfrentar as diversas circunstâncias passaram a ser muito mais utilizadas. Entre estas ferramentas, estão as aplicações móveis para entrega de comida ao domicílio cuja utilização cresceu exponencialmente. O presente trabalho tem como objetivo estudar os fatores que afetam a intenção de continuidade da utilização de Apps de Food Delivery. O modelo conceptual proposto combinou dois modelos teóricos, o HBM (Health Belief Model) e o modelo TRAM (Technology Readiness and Acceptance Model). Para testar o modelo conceptual, foram utilizadas 288 respostas de utilizadores de Apps de Food Delivery obtidas através de um questionário online. Os resultados obtidos permitem concluir que a perceção de ameaça à doença influencia positivamente a perceção de utilidade destas aplicações por parte dos utilizadores. Por sua vez, a perceção de utilidade tem ainda um efeito positivo na intenção de continuidade. Ao contrário do esperado, o efeito da facilidade de utilização na intenção de continuidade não se revelou significativo. A satisfação dos utilizadores afeta positivamente a intenção de continuidade.The pandemic forced both organisations and consumers to make many adjustments to their daily lives. However, and thanks to the technological advances that have been seen in recent years, some tools that once existed and which provided us with more and more means to face the various circumstances have become much more widely used. Among these tools are mobile applications for home food delivery, whose use has grown exponentially. The present work aims to study the factors affecting the intention to continue using Food Delivery Apps. The proposed conceptual model combined two theoretical models, the HBM (Health Belief Model) and the TRAM model (Technology Readiness and Acceptance Model). To test the conceptual model, 288 responses from Food Delivery Apps users obtained through an online questionnaire were used. The results showed that the perception of threat to the disease positively influences users' perception of the usefulness of these applications. In turn, the perception of usefulness also has a positive effect on the intention to continue. Contrary to expectations, the effect of ease of use on the intention to continue was not significant. User satisfaction positively affects continuance intention.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Graça MirandaRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Maria Simão2021-12-31T18:54:33Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22848porRodrigues, Maria Simão (2021). "Continuidade de utilização de apps de food delivery : uma abordagem integrada do “Health Belief Model” e “Technology Readiness and Acceptance Model”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:10.488667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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