Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Margarida Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77783
Resumo: Relatório de Estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_cb07405ecd5eb4e6acaed9dc85bbf251
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagemThe contribution of educational technology to an integrated and motivational vision of the teaching and learning processtecnologia educativaintegração e inovação curricularmetodologias ativas e participativasaprendizagens motivadoras e significativasambientes educativos emergenteseducational technologycurriculum integration and innovationactive and participatory methodologiesmotivational and meaningful learningsemerging educational environmentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoÉ fundamental a escola envolver-se na construção de conhecimento sobre a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação, procurando satisfazer os interesses dos alunos e promover aprendizagens contextualizadas, motivadoras e significativas. O trabalho versa sobre um projeto de investigação, em contextos de estágio de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, suportado em intervenções pedagógicas orientadas por ciclos de investigação-ação, onde se indaga os contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação na inovação e integração curricular dos processos de ensino e aprendizagem. Urge desafiar professores e alunos para a concretização de situações diversificadas na utilização de metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem favorecedoras de uma aprendizagem globalizada (cognitiva, psicomotora, afetiva e relacional) e integrada (valorização dos conhecimentos na resolução de problemas, convocando-os em momentos pertinentes na promoção do desenvolvimento de competências), através da utilização das Tecnologias Educativas. Os alunos tornam-se consumidores de tecnologias (fazer pesquisas, consultar informação, ver filmes, jogar, etc.), mas é também necessário compreendê-las como meios de produção (fotografar, registar, programar, etc.), alargando os conhecimentos e perspetivas sobre a realidade, de forma holística. Está em causa uma perspetiva de integração educativa transversal das tecnologias, articulando com as diferentes componentes do currículo e promovendo o desenvolvimento global e harmonioso do aluno. O projeto em causa concebe as tecnologias como elemento de integração curricular e da motivação para as aprendizagens a partir do estudo do meio local (contexto da Educação Pré-Escolar) e da emergência do interesse pela literatura infantil interligada com temáticas curriculares relevantes (contexto do 1.º Ciclo). Os alunos beneficiam da integração das tecnologias nos contextos educativos, pois estas oferecem oportunidades na criação de ambientes educativos emergentes de aprendizagem motivadores, construtivos e criativos. As tecnologias exercem, assim, uma forte atração, tanto pela novidade, como pelos formatos apelativos da atenção e motivação dos alunos, sendo necessária a mediação do adulto para a compreensão das suas potencialidades e desafios na aprendizagem. O trabalho desenvolvido corrobora de um forte contributo das Tecnologias de informação e Comunicação na realização de aprendizagens integradas, motivadoras e significativas para as crianças.It is essential for the school to be involved in the knowledge development of educational use of Information and Communications Technologies (ICT), seeking to satisfy the interests of students and promote contextualized, motivational and meaningful learning. The work is based on a research project, set in Kindergarten and Primary School internship contexts, supported by pedagogical interventions. These interventions are guided by research-action cycles, where the contributions of ICT in innovation and curricular integration of the processes of teaching and learning are investigated. It is urgent to challenge teachers and students both to implement diverse methodologies and strategies of teaching and learning that favour globalized learning (cognitive, psychomotor, affective and relational) and integrated learning (to strengthen problem solving skills and to consult them to promote the development of competences at relevant moments), through the use of ICT. Students become consumers of technologies (by research, consulting information, watching movies, playing video games, etc.), but it is also necessary to understand that technologies as production tools (to photograph, record, program, etc), holistically expand the knowledge and perspectives of reality. It takes into account a transversal perspective educational integration of technologies, coordinating the different subjects of the curriculum and promoting the global and harmonious development of the student. By studying the local environment, the project in question conceives technologies as an element of curriculum integration and motivation to learn (Kindergarten's context) and the emergence of interest in children's literature consistent with relevant curricular topics (primary school's context). Students benefit from the integration of technologies into educational contexts, as they offer opportunities to create emerging educational environments for a motivational constructive and creative learning experience. Therefore, Technologies exert a strong attraction, both for their novelty and for the appealing formats that engage and motivate students requiring, though, the mediation of adults to understand their learning potential and challenges. The work developed corroborates the strong contribution of ICT in the realization of an integrated, motivational, and meaningful schooling for children.Este trabalho foi cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto "KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal", com a referência PTDC/CED-EDG/28710/2017.Silva, Carlos Manuel Ribeiro daUniversidade do MinhoFernandes, Ana Margarida Alves2022-02-252022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77783por203004051info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:27.452246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
The contribution of educational technology to an integrated and motivational vision of the teaching and learning process
title Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
Fernandes, Ana Margarida Alves
tecnologia educativa
integração e inovação curricular
metodologias ativas e participativas
aprendizagens motivadoras e significativas
ambientes educativos emergentes
educational technology
curriculum integration and innovation
active and participatory methodologies
motivational and meaningful learnings
emerging educational environments
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
title_full Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
title_sort Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem
author Fernandes, Ana Margarida Alves
author_facet Fernandes, Ana Margarida Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Margarida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia educativa
integração e inovação curricular
metodologias ativas e participativas
aprendizagens motivadoras e significativas
ambientes educativos emergentes
educational technology
curriculum integration and innovation
active and participatory methodologies
motivational and meaningful learnings
emerging educational environments
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic tecnologia educativa
integração e inovação curricular
metodologias ativas e participativas
aprendizagens motivadoras e significativas
ambientes educativos emergentes
educational technology
curriculum integration and innovation
active and participatory methodologies
motivational and meaningful learnings
emerging educational environments
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25
2022-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77783
url https://hdl.handle.net/1822/77783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203004051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132351669731328