O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancini, Tatiana Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3969
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_bb5f9205a14fa920662747cc00177b10
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básicoaprendizagens significativascompetências transversaiscooperaçãocriatividadeeducação artísticaintegração curricularsignificant learningstransversal competencescooperationcriativityartistic educationcurricular integrationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório final descreve o desenvolvimento do meu percurso profissional e investigativo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém e encontra se dividido em duas partes principais. Na primeira parte, é retratada, de forma reflexiva, as vivências, experiências, aprendizagens e os desafios/dificuldades que me surgiram durante os quatro estágios realizados, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas, nos diferentes contextos, nomeadamente, no contexto de Pré-Escolar (Creche e Jardim-de-Infância) e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte é referente à componente investigativa que procura dar resposta à questão de pesquisa que surgiu dessas mesmas práticas pedagógicas, procurando dar a conhecer de que forma os/as educadores/as e os/as professores/as podem assegurar o desenvolvimento de competências transversais, utilizando como maior ferramenta a área da Educação Artística e com base num processo reflexivo sobre o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio, que passou por diferentes abordagens e estratégias, como a aprendizagem cooperativa, a integração de diferentes Áreas de Conteúdo/Curriculares e a metodologia de trabalho de projeto. Esta componente investigativa segue uma metodologia de natureza qualificativa, na modalidade de investigação-ação e envolve 41 participantes, incluindo eu própria, como estagiária em formação inicial, 20 crianças do JI e 20 crianças do 3º ano do 1º CEB. Os dados apresentados e analisados, através da observação participante, da análise documental, dos registos escritos sobre as atividades e os registos fotográficos e de áudio, permitiram verificar que, no processo ensino-aprendizagem, o educador/professor tem um papel fundamental na promoção de aprendizagens integradas e significativas, em que as crianças possuem um papel ativo na construção de conhecimentos novos, através dos seus conhecimentos prévios, e tendo em conta as suas vivências, interesses e necessidades reais, com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas, metacognitivas, psicológicas, motoras e sócio afetivas.The present final report describes the development of my professional and investigative course, within the scope of the master’s degree in Pre-Scholar and 1st Cycle of Basic Education, on Superior Educational School from Santarém. It is divided in two main parts. In the first part, it is portrayed, in a reflective way, the experiences, learnings and challenges/difficulties that appeared during my four internships, within the scope of the Supervised Teaching Practices, on different contexts, namely, in the context of Pre School (Nursery and Kindergarten) and in the context of the 1st Cycle of Basic Education. The second part refers to the investigative component that tries to find ways to answer the question of the research that came from the same pedagogical practices, seeking to make known how educators and teachers can ensure the development of transversal competences using as main tool the Artistic Education Area and based on a reflexive process, a posteriori, about the developed work on the different internships context, that went through different approaches and strategies, such as cooperative learning, the integration of different Content/Curriculum Areas and the project work methodology. This investigative component follows a methodology of a qualifying nature, in the form of action research and involves 41 participants, including myself, as an intern in initial training, 20 children’s from kindergarten and 20 children’s from the 3º year from the 1º CEB. The data presented and analysed, through participant observation, document analysis, the written records about the activities and the photographic and audio records, made it possible to verify that, in the teaching-learning process, the educator/teacher has a fundamental role in promoting integrated and meaningful learning, in which children play an active role in the construction of new knowledge, through their previous knowledge, and taking into account their real experiences, interests and needs, with a view to the development of cognitive, metacognitive, psychological, motor and socio-affective skills.Togtema, MargaridaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMancini, Tatiana Marques2022-05-07T21:25:33Z2022-04-182022-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3969TID:203006259por203006259203006259info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:33Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:39.483132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
title O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
Mancini, Tatiana Marques
aprendizagens significativas
competências transversais
cooperação
criatividade
educação artística
integração curricular
significant learnings
transversal competences
cooperation
criativity
artistic education
curricular integration
title_short O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
title_full O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico
author Mancini, Tatiana Marques
author_facet Mancini, Tatiana Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Togtema, Margarida
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Mancini, Tatiana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagens significativas
competências transversais
cooperação
criatividade
educação artística
integração curricular
significant learnings
transversal competences
cooperation
criativity
artistic education
curricular integration
topic aprendizagens significativas
competências transversais
cooperação
criatividade
educação artística
integração curricular
significant learnings
transversal competences
cooperation
criativity
artistic education
curricular integration
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-07T21:25:33Z
2022-04-18
2022-04-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3969
TID:203006259
url http://hdl.handle.net/10400.15/3969
identifier_str_mv TID:203006259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203006259
203006259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137045695692800