Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Célia Maria Caetano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5012
Resumo: Com as transformações no sistema de ensino, nomeadamente com a massificação do ensino é cada vez mais exigida uma participação da comunidade na escolarização dos jovens e essencialmente o envolvimento da família na mesma, tendo em conta os novos desafios que se colocam à educação. Crê-se contudo que o papel de cuidador e educador das famílias é imprescindível no desenvolvimento e crescimento de qualquer individuo, nomeadamente o seu envolvimento no sistema educativo, com vista à promoção de um projeto de vida com sucesso. No presente estudo procurámos analisar qual o envolvimento das famílias na reintegração escolar do sistema educativo de jovens, que já vivenciaram percursos de abandono escolar e reintegraram o sistema de ensino no âmbito da formação profissional. Enveredou-se por um estudo qualitativo, que visou captar as preocupações das famílias e jovens sobre o seu percurso escolar/formativo e para tal foram entrevistados dez jovens e respetivas famílias. Considera-se fulcral a colaboração das famílias de forma a promover o sucesso escolar, considerando ainda que a qualificação escolar pode despoletar grandes alterações na vida dos jovens e da própria família.
id RCAP_cb100a6859053962165077e6de4e37c3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissionalSERVIÇO SOCIALFAMÍLIAABANDONO ESCOLARFORMAÇÃO PROFISSIONALJOVENSMESTRADO EM RISCOS E VIOLÊNCIA(S) NAS SOCIEDADES ATUAIS: ANÁLISE E INTERVENÇÃO SOCIALSOCIAL WORKFAMILYDROPPING OUTVOCATIONAL TRAININGYOUNG PEOPLECom as transformações no sistema de ensino, nomeadamente com a massificação do ensino é cada vez mais exigida uma participação da comunidade na escolarização dos jovens e essencialmente o envolvimento da família na mesma, tendo em conta os novos desafios que se colocam à educação. Crê-se contudo que o papel de cuidador e educador das famílias é imprescindível no desenvolvimento e crescimento de qualquer individuo, nomeadamente o seu envolvimento no sistema educativo, com vista à promoção de um projeto de vida com sucesso. No presente estudo procurámos analisar qual o envolvimento das famílias na reintegração escolar do sistema educativo de jovens, que já vivenciaram percursos de abandono escolar e reintegraram o sistema de ensino no âmbito da formação profissional. Enveredou-se por um estudo qualitativo, que visou captar as preocupações das famílias e jovens sobre o seu percurso escolar/formativo e para tal foram entrevistados dez jovens e respetivas famílias. Considera-se fulcral a colaboração das famílias de forma a promover o sucesso escolar, considerando ainda que a qualificação escolar pode despoletar grandes alterações na vida dos jovens e da própria família.With all the transformations in the education system, namely with the amplification of education, the participation of the community in the schooling of the young and the involvement of the family in the same, are now, more than ever, a requirement, given the new challenges presented to the education system. It is believed, however, that the families’ role of care-taker and educator is a key part in the development and growth of any individual, in what concerns his involvement with the education system, aiming for a successful life project. In the present study, we sought to analyze the involvement of families in the scholar reintegration in the education system of young people, who have already been trough processes of school dropout and have already reintegrated the education system, in terms of professional formation. The method chosen, was a qualitative study, which sought to capture the families’ and young peoples’ concerns about their educational/formative background and to do so, 10 young people and their respective families were interviewed. The collaboration of families is considered crucial to promote scholar success, given that educational qualification may unravel great changes in the lives of those young people and their families’ themselves.2014-06-23T16:27:18Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5012porCoelho, Célia Maria Caetanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:17.495360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
title Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
spellingShingle Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
Coelho, Célia Maria Caetano
SERVIÇO SOCIAL
FAMÍLIA
ABANDONO ESCOLAR
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
JOVENS
MESTRADO EM RISCOS E VIOLÊNCIA(S) NAS SOCIEDADES ATUAIS: ANÁLISE E INTERVENÇÃO SOCIAL
SOCIAL WORK
FAMILY
DROPPING OUT
VOCATIONAL TRAINING
YOUNG PEOPLE
title_short Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
title_full Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
title_fullStr Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
title_full_unstemmed Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
title_sort Percursos escolares : o envolvimento parental na reintegração no sistema educativo dos jovens, no âmbito da formação profissional
author Coelho, Célia Maria Caetano
author_facet Coelho, Célia Maria Caetano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Célia Maria Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv SERVIÇO SOCIAL
FAMÍLIA
ABANDONO ESCOLAR
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
JOVENS
MESTRADO EM RISCOS E VIOLÊNCIA(S) NAS SOCIEDADES ATUAIS: ANÁLISE E INTERVENÇÃO SOCIAL
SOCIAL WORK
FAMILY
DROPPING OUT
VOCATIONAL TRAINING
YOUNG PEOPLE
topic SERVIÇO SOCIAL
FAMÍLIA
ABANDONO ESCOLAR
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
JOVENS
MESTRADO EM RISCOS E VIOLÊNCIA(S) NAS SOCIEDADES ATUAIS: ANÁLISE E INTERVENÇÃO SOCIAL
SOCIAL WORK
FAMILY
DROPPING OUT
VOCATIONAL TRAINING
YOUNG PEOPLE
description Com as transformações no sistema de ensino, nomeadamente com a massificação do ensino é cada vez mais exigida uma participação da comunidade na escolarização dos jovens e essencialmente o envolvimento da família na mesma, tendo em conta os novos desafios que se colocam à educação. Crê-se contudo que o papel de cuidador e educador das famílias é imprescindível no desenvolvimento e crescimento de qualquer individuo, nomeadamente o seu envolvimento no sistema educativo, com vista à promoção de um projeto de vida com sucesso. No presente estudo procurámos analisar qual o envolvimento das famílias na reintegração escolar do sistema educativo de jovens, que já vivenciaram percursos de abandono escolar e reintegraram o sistema de ensino no âmbito da formação profissional. Enveredou-se por um estudo qualitativo, que visou captar as preocupações das famílias e jovens sobre o seu percurso escolar/formativo e para tal foram entrevistados dez jovens e respetivas famílias. Considera-se fulcral a colaboração das famílias de forma a promover o sucesso escolar, considerando ainda que a qualificação escolar pode despoletar grandes alterações na vida dos jovens e da própria família.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2014-06-23T16:27:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5012
url http://hdl.handle.net/10437/5012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131220247838720