A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, António Manuel Dinis Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guedes, Maria da Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45500
Resumo: A cadeia de valor da moda em Portugal apresenta, nos últimos indicadores económicos conhecidos (2014 e 2015), um desempenho notável no contexto da indústria portuguesa. A importância dada à exportação por parte dos agentes políticos nacionais é fortemente destacada na balança comercial bastante positiva apresentada pelos setores da ITV e do calçado. A inovação contribui decisivamente para os resultados apresentados pelas empresas e está presente em todos os documentos estratégicos das diferentes organizações setoriais. Os indicadores económicos observados num estudo e apresentados nos dois artigos são bastante elucidativos, em particular o “rácio volume de negócios/nº de trabalhadores”, apresentando valores que evidenciam a existência de uma relação com a tipologia e forma como as empresas assumem estrategicamente a inovação. O presente artigo apresenta uma análise da inovação em empresas de calçado inovadoras, concretizada através de uma pesquisa de natureza qualitativa em sete empresas do cluster do calçado. A APICCAPS foi um parceiro importante e determinante na definição da amostra das empresas a estudar na investigação. A competitividade e a sua relação com a inovação é descrita neste segundo artigo (PARTE II), sendo proposto um modelo que relaciona várias componentes presentes no estudo. A estratégia de inovação seguida pelas empresas e as estratégias competitivas genéricas (tipologia de Porter) são consideradas em separado no artigo.
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