Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6585 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Especialidade Problemas de Cognição e Multideficiência |
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Utilização de tecnologias de apoio por crianças com perturbações do espectro do autismoTecnologias de apoioPerturbações do espectro do autismoComunicaçãoComunicação aumentativaComunicação alternativaAprendizagemInclusãoAssistive technologyAutism spectrum disorderCommunicationAugmentative alternativeAugmentative communicationLearningInclusionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Especialidade Problemas de Cognição e MultideficiênciaEste estudo analisa o papel que as tecnologias de apoio (TA), em particular as relacionadas com o apoio à comunicação (TAC), podem desempenhar no processo de ensino e aprendizagem de crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) que frequentam uma Unidade de Ensino Estruturado (UEE). Procurou-se perceber que TA existem numa UEE e como são utilizadas para promover a aprendizagem e a inclusão destas crianças. Metodologicamente realizou-se um estudo multicasos, no qual participaram três crianças (3 casos), duas professoras de educação especial (EE) e duas terapeutas da fala (TF). Para a recolha de dados recorreu-se a pesquisa documental, observações, questionários e entrevistas. Estes dados foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de alguns recursos de alta e baixa tecnologia na UEE, sendo de destacar um maior investimento na utilização de TA de alta tecnologia, sobretudo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Estas tecnologias visam facilitar o acesso à informação e à comunicação, bem como criar oportunidades de aprendizagem. As TA mais utilizadas na UEE são TIC e o software Comunicar com Símbolos, usado na realização de tarefas académicas: cópia de textos e letras de músicas. No contexto da terapia da fala, são mais utilizadas TAC de alta tecnologia, como o software GRID, o Tablet e o programa PECS e os objetivos centram-se no desenvolvimento de capacidades comunicativas. No contexto de sala de aula não são utilizadas TA. A reação das crianças à utilização das TA difere de caso para caso e depende da motivação para a actividade, estando associada às características e capacidades de cada criança. Os profissionais utilizam várias estratégias para promover a utilização das TA, contudo referem sentir algumas dificuldades na sua utilização, e necessidades específicas. As TF consideram que a utilização destes recursos traz vantagens, existindo, no entanto, barreiras.ABSTRACT This study analyses the role that assistive technology (AT), particularly the one used in communication support, can have in the teaching and learning process of children who suffer from autism spectrum disorders and attend a Structured Teaching Unit (STU). The goal is to understand what kind of AT there is in a STU and how it is used in the promotion of learning and inclusion of these children. In terms of the methodology used, a multicase study was conducted and three children (3 cases), two special needs (SN) teachers and two speech therapists (ST) participated in it. Interviews, questionnaires, observations and document research were carried out and the data gathered was analysed through content analysis. The results show that there are some high and low technology resources in STU and it should be duly noted that there has been a bigger investment in the use of high technology AT, especially Information and Communication Technology (ICT). These technologies aim to facilitate the access to information and communication as well as to create learning opportunities. The most frequently used AT in STU are ICT and the software Communicating through Symbols, used to perform academic tasks: copying texts and song lyrics. The ones that are most often used in the speech therapy context are high technology Communication Support Technologies, such as the GRID software, the tablet and the PECS programme. The overall goals are focused on the development of communication skills. No AT are used in the classroom context. The children’s reactions to the use of AT differ from case to case and they depend on the child’s motivation to perform the task which is connected to each child’s individual features and capacities. Although professionals use several strategies to promote the use of AT, they admit facing some difficulties in their use as well as specific needs. The ST consider that the use of these resources is advantageous in spite of some barriers.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaNunes, ClarisseRCIPLLadeira, Susana Maria Fernandes2016-11-16T11:58:49Z2015-06-192015-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6585TID:201350858porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:41.598778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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