O jornal impresso em tempos de internet e redes sociais: o que pensam os leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuzzo, Simone Antoniaci
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4392
Resumo: This research was conducted with readers of Printed Newspapers of the City of Goiânia, Goiás, in the Midwest of Brazil. It is, therefore, a vision, but not as a case study because, more than that, the article presents a qualitative research on the role of the Official Printed Newspaper in the times of the Internet and Social Networking, where speed is ever more striking in the process of acquiring information and the identity of classic journalism is increasingly questioned by a society where the facts, events and news change with the development of new media and consumer behavior. Qualitative research allowed an investigation beyond the initial search, and the answers kept us leading towards a scientific reflection within the sensory perspective and the informative, analytical, critical, reflective and opinionated genders, classics in printed media, that took another dimension, beyond their existence and the role they primarily play. The data presented here will continue in similar research taking place in the city of Rio de Janeiro and later in comparison with European cities in order to study the relationships readers have with the present day printed newspaper.
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Qualitative research allowed an investigation beyond the initial search, and the answers kept us leading towards a scientific reflection within the sensory perspective and the informative, analytical, critical, reflective and opinionated genders, classics in printed media, that took another dimension, beyond their existence and the role they primarily play. The data presented here will continue in similar research taking place in the city of Rio de Janeiro and later in comparison with European cities in order to study the relationships readers have with the present day printed newspaper.Esta investigación, ha sido realizada con lectores de periódicos de Goiânia, ciudad localizada en la región central de Brasil. No es un estudio de caso, sino una visión, puesto que este artículo presenta una investigación cuantitativa sobre el papel del Periódico Impreso en tiempos Internet y de las Redes Sociales, en donde la velocidad es cada vez más marcante en el proceso de adquisición de información y la identidad del periodismo clásico es puesta a prueba en una sociedad, en donde los hechos, los acontecimientos y las noticias, cambian con el desarrollo de los nuevos medios y con el comportamiento de los consumidores. La investigación cualitativa ha permitido sondear, además de la búsqueda inicial, es decir, las respuestas han sido llevadas a una reflexión científica dentro de la perspectiva de la percepción y de los géneros informativo, analítico, crítico, opinativo y reflexivo, clásicos de los medios impresos, en donde han tomado otra dimensión, para además de su existencia y del papel que ejercen de forma prioritaria. Los datos aquí presentados tendrán continuidad en investigación similar que va a ocurrir en Rio de Janeiro, también en Brasil y posteriormente haciendo un estudio comparado con otras ciudades, de esta vez, Europeas, para que sean estudiadas las relaciones que los lectores poseen con el periódico impreso en los días actuales.Esta pesquisa foi realizada com leitores de Jornal Impresso da Cidade de Goiânia, Goiás, no Centro Oeste Brasileiro. Trata-se, portanto, de uma visão, mas não de um estudo de caso, pois, mais do que isso, o artigo apresenta uma investigação qualitativa sobre o Papel do Jornal Impresso em tempos de Internet e Redes Sociais, onde a velocidade é cada vez mais marcante no processo de aquisição de informação e a identidade do jornalismo clássico é colocada cada vez mais à prova de uma sociedade onde os fatos, os acontecimentos e as notícias mudam com o desenvolvimento das novas mídias e com o comportamento dos consumidores. A pesquisa qualitativa permitiu uma investigação para além da busca inicial, ou seja, as respostas foram levando a uma reflexão científica dentro da perspectiva do sensorial, e os gêneros informativo, analítico, crítico, opinativo e reflexivo, clássicos na mídia impressa, tomaram outra dimensão, para além de sua existência e do papel que exercem prioritariamente. Os dados aqui apresentados terão continuidade em pesquisa similar que ocorrerá na Cidade do Rio de Janeiro e posteriormente em comparativo com cidades Européias, a fim de serem estudadas as relações que os leitores possuem com o jornal impresso nos dias atuais.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i2.4392https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4392Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 497-505Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 497-505Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 497-505Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 497-5051647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4392https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4392/3320Tuzzo, Simone Antoniaciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:21Zoai:proa.ua.pt:article/4392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:09.319171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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