O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Luciana de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Elo (Viçosa, Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.Áreas temáticas: Educação e comunicação.
id UFV-9_f5b9f6b89966cd9640ae4e3d7b4dc7ca
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/995
network_acronym_str UFV-9
network_name_str Elo (Viçosa, Online)
repository_id_str
spelling O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor críticoEste trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.Áreas temáticas: Educação e comunicação.Universidade Federal de Viçosa2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/99510.21284/elo.v2i1.16Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 2 No. 1 (2013): JulhoRevista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 2 Núm. 1 (2013): JulhoRevista ELO – Diálogos em Extensão; v. 2 n. 1 (2013): Julho2317-54512317-191X10.21284/elo.v2i1reponame:Elo (Viçosa, Online)instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995/544Copyright (c) 2015 Revista ELO – Diálogos em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Luciana de Carvalho2018-11-28T17:36:34Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/995Revistahttps://periodicos.ufv.br/eloPUBhttps://periodicos.ufv.br/elo/oaielo@ufv.br2317-54512317-191Xopendoar:2018-11-28T17:36:34Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
title O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
spellingShingle O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
Medeiros, Luciana de Carvalho
title_short O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
title_full O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
title_fullStr O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
title_full_unstemmed O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
title_sort O uso do jornal impresso como estratégia para a formação do leitor crítico
author Medeiros, Luciana de Carvalho
author_facet Medeiros, Luciana de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Luciana de Carvalho
description Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de ensino realizada numa turma de Ensino Médio de uma escola periférica da cidade de Viçosa-MG. Tornou-se relevante repensar novas estratégias para instigar os estudantes a ler mais e a buscar mais informações, uma vez que notava- se pouca informatividade nas redações dos discentes e pouca desenvoltura dos mesmos em captar informações, até mesmo explícitas na superfície textual ou expostas por meio de paráfrases. O jornal foi escolhido como instrumento didático por este ser um suporte que abarca diversos gêneros textuais, além de apresentar informações sobre questões contemporâneas. A partir de leituras, debates e análise crítica das informações jornalísticas, foi possível trabalhar as ideologias dos discursos midiáticos. Destarte, este trabalho convida a comunidade docente, bem como a sociedade em geral, a refletir sobre a inserção de instrumentos de comunicação no espaço escolar como acréscimo à limitação dos textos do livro didático, intervindo na rotina da sala de aula.Palavras chave: Ideologias, jornal impresso, leitor crítico.Áreas temáticas: Educação e comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995
10.21284/elo.v2i1.16
url https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995
identifier_str_mv 10.21284/elo.v2i1.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/995/544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ELO – Diálogos em Extensão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista ELO – Diálogos em Extensão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
dc.source.none.fl_str_mv Revista ELO – Diálogos em Extensão; Vol. 2 No. 1 (2013): Julho
Revista ELO – Diálogos sobre Extensión; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Julho
Revista ELO – Diálogos em Extensão; v. 2 n. 1 (2013): Julho
2317-5451
2317-191X
10.21284/elo.v2i1
reponame:Elo (Viçosa, Online)
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Elo (Viçosa, Online)
collection Elo (Viçosa, Online)
repository.name.fl_str_mv Elo (Viçosa, Online) - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv elo@ufv.br
_version_ 1803387498487873536