A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira, Joana Margarida Pereira
Publication Date: 2014
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10773/13767
Summary: Desde o século XVIII que foram vários os pedagogos que procuraram responder a questões inerentes ao funcionamento do aparelho vocal no canto lírico. O conhecimento inicialmente gerado, guardado sob a forma de compêndios ou métodos, embora notável atendendo aos recursos então disponíveis, carece essencialmente de fundamentação científica que possa justificar a função dos exercícios propostos. Carece igualmente de uma explicação pormenorizada sobre como estes exercícios devem ser executados e praticados. Ao longo do século XIX, a transmissão oral, aliada à transcrição musical e ao conhecimento científico em voz que se iniciou, permitiram que estes exercícios chegassem até nós da forma como foram concebidos, tendo por base a qualidade vocal associada à sua prática repetida. Foi a partir deste momento que surgiu a interdisciplinaridade que atualmente rege a pedagogia vocal. Entre os vários autores que tornaram esta prática vocal informada possível destacam-se Garcia (I e II), Coffin, Vennard, Miller, Titze e Sundberg. A necessidade que surge agora (séc. XXI) é a da sistematização e compilação da informação disponível. O presente estudo constitui uma tentativa de criação de um guia para uma prática vocal informada, i.e. um compêndio prático, estruturado de forma a conduzir o estudante de canto na aquisição de hábitos de estudo e de uma prática vocal diários, com objetivos bem definidos, fundamentados na fisiologia da fonação subjacente aos resultados vocais esperados.
id RCAP_cb57ab67d6d481b1b600dc8f839ab596
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informadaEnsino de músicaExercícios vocaisTécnicas vocaisFisiologia humanaCanto - Metodologia de ensinoEnsino-aprendizagem - CantoDesde o século XVIII que foram vários os pedagogos que procuraram responder a questões inerentes ao funcionamento do aparelho vocal no canto lírico. O conhecimento inicialmente gerado, guardado sob a forma de compêndios ou métodos, embora notável atendendo aos recursos então disponíveis, carece essencialmente de fundamentação científica que possa justificar a função dos exercícios propostos. Carece igualmente de uma explicação pormenorizada sobre como estes exercícios devem ser executados e praticados. Ao longo do século XIX, a transmissão oral, aliada à transcrição musical e ao conhecimento científico em voz que se iniciou, permitiram que estes exercícios chegassem até nós da forma como foram concebidos, tendo por base a qualidade vocal associada à sua prática repetida. Foi a partir deste momento que surgiu a interdisciplinaridade que atualmente rege a pedagogia vocal. Entre os vários autores que tornaram esta prática vocal informada possível destacam-se Garcia (I e II), Coffin, Vennard, Miller, Titze e Sundberg. A necessidade que surge agora (séc. XXI) é a da sistematização e compilação da informação disponível. O presente estudo constitui uma tentativa de criação de um guia para uma prática vocal informada, i.e. um compêndio prático, estruturado de forma a conduzir o estudante de canto na aquisição de hábitos de estudo e de uma prática vocal diários, com objetivos bem definidos, fundamentados na fisiologia da fonação subjacente aos resultados vocais esperados.Since the eighteenth century there were several educators who sought to answer questions concerning the operation of the vocal apparatus in classical singing. Knowledge initially generated, stored in the form of textbooks or methods, although remarkable in view of the then available resources, essentially lacks scientific basis to justify the function of the proposed exercises. It also lacks a detailed explanation of how these exercises should be performed and practiced. Throughout the nineteenth century, the oral transmission, combined with the musical transcription and scientific knowledge in voice began, allowed these exercises came to us as they were designed, based on voice quality associated with its repeated practice. It was from this moment that interdisciplinarity emerged and that currently rules the vocal pedagogy. Among the many authors who made this possible vocal practice informed stand out Garcia (I and II), Coffin, Vennard, Miller, Titze and Sundberg. The need that arises now (XXI century) is the systematization and compilation of available information. This study is an attempt to create a guide for vocal practice informed, i.e. a practical compendium, structured to lead the singing student in the acquisition of study habits and daily vocal practice, with well-defined objectives, based on the speech physiology that underlying the expected vocal results.Universidade de Aveiro2015-04-10T14:20:22Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13767porFerreira, Joana Margarida Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:06Zoai:ria.ua.pt:10773/13767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.366392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
title A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
spellingShingle A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
Ferreira, Joana Margarida Pereira
Ensino de música
Exercícios vocais
Técnicas vocais
Fisiologia humana
Canto - Metodologia de ensino
Ensino-aprendizagem - Canto
title_short A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
title_full A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
title_fullStr A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
title_full_unstemmed A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
title_sort A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada
author Ferreira, Joana Margarida Pereira
author_facet Ferreira, Joana Margarida Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joana Margarida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Exercícios vocais
Técnicas vocais
Fisiologia humana
Canto - Metodologia de ensino
Ensino-aprendizagem - Canto
topic Ensino de música
Exercícios vocais
Técnicas vocais
Fisiologia humana
Canto - Metodologia de ensino
Ensino-aprendizagem - Canto
description Desde o século XVIII que foram vários os pedagogos que procuraram responder a questões inerentes ao funcionamento do aparelho vocal no canto lírico. O conhecimento inicialmente gerado, guardado sob a forma de compêndios ou métodos, embora notável atendendo aos recursos então disponíveis, carece essencialmente de fundamentação científica que possa justificar a função dos exercícios propostos. Carece igualmente de uma explicação pormenorizada sobre como estes exercícios devem ser executados e praticados. Ao longo do século XIX, a transmissão oral, aliada à transcrição musical e ao conhecimento científico em voz que se iniciou, permitiram que estes exercícios chegassem até nós da forma como foram concebidos, tendo por base a qualidade vocal associada à sua prática repetida. Foi a partir deste momento que surgiu a interdisciplinaridade que atualmente rege a pedagogia vocal. Entre os vários autores que tornaram esta prática vocal informada possível destacam-se Garcia (I e II), Coffin, Vennard, Miller, Titze e Sundberg. A necessidade que surge agora (séc. XXI) é a da sistematização e compilação da informação disponível. O presente estudo constitui uma tentativa de criação de um guia para uma prática vocal informada, i.e. um compêndio prático, estruturado de forma a conduzir o estudante de canto na aquisição de hábitos de estudo e de uma prática vocal diários, com objetivos bem definidos, fundamentados na fisiologia da fonação subjacente aos resultados vocais esperados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-04-10T14:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13767
url http://hdl.handle.net/10773/13767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137546440015872