Disfunção temporomandibular em cantores líricos: práticas pedagógicas saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Mariana Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12222
Resumo: É frequente que os músicos, devido às exigências físicas e mentais da prática do seu instrumento, desenvolvam patologias quando estratégias preventivas não são praticadas. No caso específico dos cantores, a disfunção temporomandibular (DTM) é uma das patologias presentes. Deste modo, pretendeu-se com este estudo verificar se a prática regular de estratégias pedagógicas específicas a este estudo contribuem para a prevenção da evolução de DTM e a melhoria da função vocal em cantores líricos. Dez estudantes de canto do sexo feminino foram distribuídas em dois grupos: as que foram diagnosticadas com DTM e as que não tinham sido diagnosticadas com DTM por um especialista. Durante 12 semanas, as participantes praticaram um conjunto de exercícios específicos com enfoque nas estruturas articulatórias (i.e. mandíbula, lábios, língua, palato e laringe), preenchendo semanalmente um questionário de avaliação de cada sessão de exercícios realizada. A presença e intensidade da dor na Articulação Temporomandibular (ATM) foi avaliada no início e no fim do estudo com uma escala de medição da dor, assim como a mobilidade das estratégias articulatórias. Mediram-se também as práticas vocais e de estudo destas cantoras, como caracteristicas individuais (como o grau de ansiedade) e a sua reflexão relativamente ao impacto do protocolo de exercícios propostos. Os resultados sugeriram que cantoras diagnosticadas com DTM beneficiaram da prática destes exercícios, contudo é necessária uma adaptação deste modelo de exercícios a cada aluno. Verificou-se a presença de alguns sintomas de DTM nas participantes não diagnosticadas. De um modo geral, as cantoras sem DTM também beneficiaram da prática destes exercícios, melhorando alguns aspetos da sua técnica vocal, embora se tenham verificado dois casos de aumento de dor durante o estudo que, não parecem no entanto estarem associados com a prática em si dos exercícios mas com situações de stresse e ansiedade entretanto geradas. Ainda que num carácter meramente exploratório, poder-se-á concluir que implementação de exercícios articulatórios como prática complementar à rotina vocal diária de um estudante de canto parece constituir uma estratégia de diminuição de problemas articulatórios em cantores com DTM e uma pática preventiva fundamental, quando acompanhada de técnicas de relaxamento, para cantores que não foram diagnosticados com este quadro clínico. Será necessário rever as práticas de estudo de cantores líricos, de forma a verificar se as práticas vocais diárias se direcionam no sentido de uma abordagem da prática do canto lírico enquanto gestalt.
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Durante 12 semanas, as participantes praticaram um conjunto de exercícios específicos com enfoque nas estruturas articulatórias (i.e. mandíbula, lábios, língua, palato e laringe), preenchendo semanalmente um questionário de avaliação de cada sessão de exercícios realizada. A presença e intensidade da dor na Articulação Temporomandibular (ATM) foi avaliada no início e no fim do estudo com uma escala de medição da dor, assim como a mobilidade das estratégias articulatórias. Mediram-se também as práticas vocais e de estudo destas cantoras, como caracteristicas individuais (como o grau de ansiedade) e a sua reflexão relativamente ao impacto do protocolo de exercícios propostos. Os resultados sugeriram que cantoras diagnosticadas com DTM beneficiaram da prática destes exercícios, contudo é necessária uma adaptação deste modelo de exercícios a cada aluno. Verificou-se a presença de alguns sintomas de DTM nas participantes não diagnosticadas. De um modo geral, as cantoras sem DTM também beneficiaram da prática destes exercícios, melhorando alguns aspetos da sua técnica vocal, embora se tenham verificado dois casos de aumento de dor durante o estudo que, não parecem no entanto estarem associados com a prática em si dos exercícios mas com situações de stresse e ansiedade entretanto geradas. Ainda que num carácter meramente exploratório, poder-se-á concluir que implementação de exercícios articulatórios como prática complementar à rotina vocal diária de um estudante de canto parece constituir uma estratégia de diminuição de problemas articulatórios em cantores com DTM e uma pática preventiva fundamental, quando acompanhada de técnicas de relaxamento, para cantores que não foram diagnosticados com este quadro clínico. Será necessário rever as práticas de estudo de cantores líricos, de forma a verificar se as práticas vocais diárias se direcionam no sentido de uma abordagem da prática do canto lírico enquanto gestalt.Often, the musicians, due to physical and mental demands from the practice of the instrument, develop pathologies when preventive strategies are not practiced. In the specific case of singers, Temporomandibular Dysfunction (TMD) is an existent condition. Therefore, the aim of this study it is to verify if the practice of pedagogic strategies specifics of this study, can contribute to prevent the development of TMD and if the vocal function improves in singers suffering with this condition. Ten female singing students were divided into two groups: those who have been diagnosed with TMD and those that were never diagnosed with TMD by a specialist. For twelve weeks, the participants practiced a set of specific exercises focused on articulatory structures (jaw, lips and tongue), filling out a weekly questionnaire assessment of each exercise session performed. The presence of pain in the Temporomandibular Joint (TMJ) was evaluated in the beginning and at the end of the study with a scale measuring pain, as well as the mobility of the articulatory structures. The vocal and study practices of these singers were also measured, such as individual characteristics (for instance the anxiety level) and the reflection about the impact of the exercises protocol proposed. The results suggested that singers diagnosed with TMD benefited from the practice of these exercises, although it is necessary to adapt this model to each student. Most of the participants that were not diagnosed with TMD demonstrated the presence of some symptoms of the TMD condition. In general, the group without TMD also benefited from the practice of these exercises, having some improving effects on their singing technique, although there have been two reports of increased pain durin the study, but do not appear to be associated with the practice of exercises itself, but with situations of stress and anxiety however generated. Even though in an exploratory mode, it may be concluded that the implementation of articulatory exercises as a common and complementary practice to a daily vocal routine, seems to constitute a strategy to reduce articulatory problems in singers with TMD and an essential preventive practice, when accompanied by relaxation techniques, for the singers that were not diagnosed with TMD. It is necessary to review the practical study of singing, in order to verify that daily vocal practice are directed towards the practice of classical singing as gestalt.Universidade de Aveiro2014-05-05T11:24:51Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfvideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10773/12222porPimenta, Mariana Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:12Zoai:ria.ua.pt:10773/12222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:27.850285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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