Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelas, Isabel Maria Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/569
Resumo: A dissertação está dividida em duas partes. Na primeira procedeu-se à revisão bibliográfica que se mostrava necessária. Na segunda fizemos a descrição dos processos metodológicos e apresentámos os resultados da investigação efectuada. Este trabalho é o resultado de uma investigação conduzida pela autora sobre o acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massa no contexto de um agrupamento de escolas do Concelho da Póvoa do Varzim. Nesta investigação, foram inquiridos os pais/encarregados de educação dos alunos matriculados no 3º e 4ºanos de todas as escolas do 1º Ciclo de um agrupamento de escolas de Póvoa do Varzim. Procurou-se conhecer o seu acompanhamento face ao uso que os seus filhos /educandos fazem dos meios de comunicação de massa. Demos atenção às suas opiniões e preocupações. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e foram tratados com recurso à metodologia quantitativa. Ao longo do trabalho, é feita uma abordagem aos diferentes mass media. Faz-se referência à educação para os media, à formação dos professores, o papel da família…Foca-se, ainda, o impacto da TV na infância e a importância da família e da escola na educação para os media. Após o tratamento de dados ficámos com a convicção que existe uma maior sensibilidade por parte dos pais para reconhecer os benefícios e os malefícios dos meios de comunicação de massas. Constatamos a posição dominante da televisão face a todos os outros media, verificámos, ainda, que o uso do computador está em ascensão.
id RCAP_cb58c211bba5b540be6b66583f3b81bc
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massasA dissertação está dividida em duas partes. Na primeira procedeu-se à revisão bibliográfica que se mostrava necessária. Na segunda fizemos a descrição dos processos metodológicos e apresentámos os resultados da investigação efectuada. Este trabalho é o resultado de uma investigação conduzida pela autora sobre o acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massa no contexto de um agrupamento de escolas do Concelho da Póvoa do Varzim. Nesta investigação, foram inquiridos os pais/encarregados de educação dos alunos matriculados no 3º e 4ºanos de todas as escolas do 1º Ciclo de um agrupamento de escolas de Póvoa do Varzim. Procurou-se conhecer o seu acompanhamento face ao uso que os seus filhos /educandos fazem dos meios de comunicação de massa. Demos atenção às suas opiniões e preocupações. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e foram tratados com recurso à metodologia quantitativa. Ao longo do trabalho, é feita uma abordagem aos diferentes mass media. Faz-se referência à educação para os media, à formação dos professores, o papel da família…Foca-se, ainda, o impacto da TV na infância e a importância da família e da escola na educação para os media. Após o tratamento de dados ficámos com a convicção que existe uma maior sensibilidade por parte dos pais para reconhecer os benefícios e os malefícios dos meios de comunicação de massas. Constatamos a posição dominante da televisão face a todos os outros media, verificámos, ainda, que o uso do computador está em ascensão.2011-09-23T10:38:12Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/569pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapelas, Isabel Maria Vieirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:25:18Zoai:repositorio.utad.pt:10348/569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:41.583798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
title Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
spellingShingle Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
Capelas, Isabel Maria Vieira
title_short Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
title_full Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
title_fullStr Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
title_full_unstemmed Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
title_sort Acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massas
author Capelas, Isabel Maria Vieira
author_facet Capelas, Isabel Maria Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelas, Isabel Maria Vieira
description A dissertação está dividida em duas partes. Na primeira procedeu-se à revisão bibliográfica que se mostrava necessária. Na segunda fizemos a descrição dos processos metodológicos e apresentámos os resultados da investigação efectuada. Este trabalho é o resultado de uma investigação conduzida pela autora sobre o acompanhamento parental no uso dos meios de comunicação de massa no contexto de um agrupamento de escolas do Concelho da Póvoa do Varzim. Nesta investigação, foram inquiridos os pais/encarregados de educação dos alunos matriculados no 3º e 4ºanos de todas as escolas do 1º Ciclo de um agrupamento de escolas de Póvoa do Varzim. Procurou-se conhecer o seu acompanhamento face ao uso que os seus filhos /educandos fazem dos meios de comunicação de massa. Demos atenção às suas opiniões e preocupações. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário e foram tratados com recurso à metodologia quantitativa. Ao longo do trabalho, é feita uma abordagem aos diferentes mass media. Faz-se referência à educação para os media, à formação dos professores, o papel da família…Foca-se, ainda, o impacto da TV na infância e a importância da família e da escola na educação para os media. Após o tratamento de dados ficámos com a convicção que existe uma maior sensibilidade por parte dos pais para reconhecer os benefícios e os malefícios dos meios de comunicação de massas. Constatamos a posição dominante da televisão face a todos os outros media, verificámos, ainda, que o uso do computador está em ascensão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-09-23T10:38:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/569
url http://hdl.handle.net/10348/569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137080501075968