Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunheira, Lina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15878
Resumo: Ouvimos frequentemente que o mundo atual está em rápida transformação, que existem mudanças sociais e tecnológicas que exigem novos conhecimentos e capacidades, nomeadamente a de resolução de problemas. Esta ideia foi por mim assinalada em setembro de 2019 quando propus, com base no interessante artigo de Nélia Amado e Susana Carreira (2019) sobre os problemas de Fermi, o seguinte problema aos meus alunos de 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica: quantas pessoas poderiam ficar abrigadas nas instalações da ESE de Lisboa em caso de catástrofe? Esta situação levou-os a formularem várias questões e hipóteses matemáticas, usar ferramentas que desconheciam (como um odómetro), decidirem qual seria o espaço aceitável entre pessoas acolhidas… Mal eu sabia que, alguns meses mais tarde, estaríamos em Portugal e por todo o mundo a construir hospitais de campanha, albergar doentes em centros de congressos ou calcular quantos alunos cabem numa sala de modo a respeitar a distância de segurança. Talvez nunca como hoje, ou pelo menos no meu tempo de vida, as ideias com que abri este artigo fizeram mais sentido. Contudo, elas não são novas.
id RCAP_cb5ab76914e129f7d713ba7aad784fac
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?MatemáticaResolução de problemasOuvimos frequentemente que o mundo atual está em rápida transformação, que existem mudanças sociais e tecnológicas que exigem novos conhecimentos e capacidades, nomeadamente a de resolução de problemas. Esta ideia foi por mim assinalada em setembro de 2019 quando propus, com base no interessante artigo de Nélia Amado e Susana Carreira (2019) sobre os problemas de Fermi, o seguinte problema aos meus alunos de 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica: quantas pessoas poderiam ficar abrigadas nas instalações da ESE de Lisboa em caso de catástrofe? Esta situação levou-os a formularem várias questões e hipóteses matemáticas, usar ferramentas que desconheciam (como um odómetro), decidirem qual seria o espaço aceitável entre pessoas acolhidas… Mal eu sabia que, alguns meses mais tarde, estaríamos em Portugal e por todo o mundo a construir hospitais de campanha, albergar doentes em centros de congressos ou calcular quantos alunos cabem numa sala de modo a respeitar a distância de segurança. Talvez nunca como hoje, ou pelo menos no meu tempo de vida, as ideias com que abri este artigo fizeram mais sentido. Contudo, elas não são novas.Associação de Professores de MatemáticaRCIPLBrunheira, Lina2023-04-12T13:11:52Z2035-01-01T00:00:00Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15878porBrunheira, L. (2020). Avaliação da resolução de problemas, mais um problema? Educação e Matemática, 158, 9-14.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:28.432068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
title Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
spellingShingle Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
Brunheira, Lina
Matemática
Resolução de problemas
title_short Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
title_full Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
title_fullStr Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
title_full_unstemmed Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
title_sort Avaliação da resolução de problemas, mais um problema?
author Brunheira, Lina
author_facet Brunheira, Lina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunheira, Lina
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Resolução de problemas
topic Matemática
Resolução de problemas
description Ouvimos frequentemente que o mundo atual está em rápida transformação, que existem mudanças sociais e tecnológicas que exigem novos conhecimentos e capacidades, nomeadamente a de resolução de problemas. Esta ideia foi por mim assinalada em setembro de 2019 quando propus, com base no interessante artigo de Nélia Amado e Susana Carreira (2019) sobre os problemas de Fermi, o seguinte problema aos meus alunos de 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica: quantas pessoas poderiam ficar abrigadas nas instalações da ESE de Lisboa em caso de catástrofe? Esta situação levou-os a formularem várias questões e hipóteses matemáticas, usar ferramentas que desconheciam (como um odómetro), decidirem qual seria o espaço aceitável entre pessoas acolhidas… Mal eu sabia que, alguns meses mais tarde, estaríamos em Portugal e por todo o mundo a construir hospitais de campanha, albergar doentes em centros de congressos ou calcular quantos alunos cabem numa sala de modo a respeitar a distância de segurança. Talvez nunca como hoje, ou pelo menos no meu tempo de vida, as ideias com que abri este artigo fizeram mais sentido. Contudo, elas não são novas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2023-04-12T13:11:52Z
2035-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15878
url http://hdl.handle.net/10400.21/15878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brunheira, L. (2020). Avaliação da resolução de problemas, mais um problema? Educação e Matemática, 158, 9-14.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133507743645696