Resolução de problemas: algumas intervenções pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1172 |
Resumo: | A caracterização de um problema matemático deve se realizar previamente à escolha de uma metodologia que trate da sua resolução. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, "um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado" (BRASIL, 1998, p. 41). Essa sequência de ações, necessária para se obter o resultado de um problema, de acordo com o método dos quatro passos de Polya (1995), consiste em compreender o problema, planejar a resolução, executar este plano e verificar o resultado. É importante observar que não basta ao professor propor problemas, faz-se necessário que ele proponha problemas que sejam desafiadores aos estudantes, e cuja solução não lhes esteja disponível de início, pois "o que é problema para um aluno pode não ser para outro, por exemplo, em função dos conhecimentos de que dispõe" (BRASIL, 1998, p. 41). Visa-se, desta maneira, estimular a vontade e direcionar a atenção do aluno à tarefa de resolver problemas desafiadores. Conduzir o processo de resolução, usando o método de Polya, como o de descrição dos passos da resolução dos problemas, primeiro conversando, discutindo, dramatizando, depois fazendo anotações, com o objetivo de criar memória visual ao pensamento, até que se construa uma estrutura, uma formalização, de acordo com o nível de ensino dos estudantes, é uma forma eficaz de desenvolver o processo de resolução de problemas matemáticos escolares. |
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