Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44791 |
Resumo: | De acordo com vários estudos, pode dizer-se que a educação, originalmente, não foi pensada como empresa, isto é, como forma de atividade para gerar lucro, no entanto, é imprescindível obter recursos para a sua existência e manutenção. O serviço educacional não pode ser testado, experimentado ou avaliado antecipadamente tornando-o intangível. O marketing de serviços de educação, torna-se essencial para implementar e controlar ações que permitam a adequação da instituição perante situações de mercado. O presente trabalho tem como objetivo a proposta de lançamento de uma academia de formação tentando perceber se será viável esta nova área de negócio, a levar a cabo na empresa SUBA Creative Agency. Este relatório de estágio profissional sustenta-se na revisão da literatura sobre as temáticas de marketing, marketing de serviços, marketing de serviços educacionais sendo o tema fulcral que é digno da sua exploração. Para responder ao problema proposto, foi realizado um estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação. A metodologia utilizada de cariz qualitativo foi uma entrevista ao investidor e numa segunda fase, adotou-se uma abordagem quantitativa não probabilística, através de um inquérito por questionário a 5 empresas (clientes da SUBA selecionados aleatoriamente). Os resultados deste estudo podem orientar o desenvolvimento deste novo projeto da SUBA e auxiliar na tomada de decisões cruciais para o negócio. Para verificar a viabilidade deste negócio foram tidas em conta quatro variáveis: confiança, satisfação, marketing interno e público-alvo. Como conclusão este lançamento foi considerado exequível. |
id |
RCAP_cb629b62e7c3ae31404c2553183c19e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44791 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formaçãoMarketing de serviçosMarketing de serviços educacionaisServiço educacionalLançamentoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDe acordo com vários estudos, pode dizer-se que a educação, originalmente, não foi pensada como empresa, isto é, como forma de atividade para gerar lucro, no entanto, é imprescindível obter recursos para a sua existência e manutenção. O serviço educacional não pode ser testado, experimentado ou avaliado antecipadamente tornando-o intangível. O marketing de serviços de educação, torna-se essencial para implementar e controlar ações que permitam a adequação da instituição perante situações de mercado. O presente trabalho tem como objetivo a proposta de lançamento de uma academia de formação tentando perceber se será viável esta nova área de negócio, a levar a cabo na empresa SUBA Creative Agency. Este relatório de estágio profissional sustenta-se na revisão da literatura sobre as temáticas de marketing, marketing de serviços, marketing de serviços educacionais sendo o tema fulcral que é digno da sua exploração. Para responder ao problema proposto, foi realizado um estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação. A metodologia utilizada de cariz qualitativo foi uma entrevista ao investidor e numa segunda fase, adotou-se uma abordagem quantitativa não probabilística, através de um inquérito por questionário a 5 empresas (clientes da SUBA selecionados aleatoriamente). Os resultados deste estudo podem orientar o desenvolvimento deste novo projeto da SUBA e auxiliar na tomada de decisões cruciais para o negócio. Para verificar a viabilidade deste negócio foram tidas em conta quatro variáveis: confiança, satisfação, marketing interno e público-alvo. Como conclusão este lançamento foi considerado exequível.Dias, Rui RosaRepositório ComumPimentel, Teresa Sofia da Silva2023-05-16T17:20:43Z2023-04-132023-03-132023-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44791TID:203290364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T14:00:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:12.618623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação |
title |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação |
spellingShingle |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação Pimentel, Teresa Sofia da Silva Marketing de serviços Marketing de serviços educacionais Serviço educacional Lançamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação |
title_full |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação |
title_fullStr |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação |
title_full_unstemmed |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação |
title_sort |
Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação |
author |
Pimentel, Teresa Sofia da Silva |
author_facet |
Pimentel, Teresa Sofia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Rui Rosa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Teresa Sofia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços Marketing de serviços educacionais Serviço educacional Lançamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Marketing de serviços Marketing de serviços educacionais Serviço educacional Lançamento Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
De acordo com vários estudos, pode dizer-se que a educação, originalmente, não foi pensada como empresa, isto é, como forma de atividade para gerar lucro, no entanto, é imprescindível obter recursos para a sua existência e manutenção. O serviço educacional não pode ser testado, experimentado ou avaliado antecipadamente tornando-o intangível. O marketing de serviços de educação, torna-se essencial para implementar e controlar ações que permitam a adequação da instituição perante situações de mercado. O presente trabalho tem como objetivo a proposta de lançamento de uma academia de formação tentando perceber se será viável esta nova área de negócio, a levar a cabo na empresa SUBA Creative Agency. Este relatório de estágio profissional sustenta-se na revisão da literatura sobre as temáticas de marketing, marketing de serviços, marketing de serviços educacionais sendo o tema fulcral que é digno da sua exploração. Para responder ao problema proposto, foi realizado um estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação. A metodologia utilizada de cariz qualitativo foi uma entrevista ao investidor e numa segunda fase, adotou-se uma abordagem quantitativa não probabilística, através de um inquérito por questionário a 5 empresas (clientes da SUBA selecionados aleatoriamente). Os resultados deste estudo podem orientar o desenvolvimento deste novo projeto da SUBA e auxiliar na tomada de decisões cruciais para o negócio. Para verificar a viabilidade deste negócio foram tidas em conta quatro variáveis: confiança, satisfação, marketing interno e público-alvo. Como conclusão este lançamento foi considerado exequível. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-16T17:20:43Z 2023-04-13 2023-03-13 2023-04-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44791 TID:203290364 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44791 |
identifier_str_mv |
TID:203290364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131615236980736 |