B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Nídia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cabrita, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9429
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.
id RCAP_cba5e853bfa20ce7e7e5b3238e25b31b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnicoAmbientes virtuais de aprendizageme-Learningb-LearningAprendizagem colaborativaComunicaçãoInteraçãoVirtual learning environmentCollaborative learningCommunicationInteractionOs ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.Virtual learning environments may constitute themselves as very interesting solutions, capable of fulfilling presential education scenarios and promoting more active student participation, in accordance to the Bologna education model. Taking this into consideration, a study was developed with the main goal of evaluating the impact of a virtual learning environment in the development of transversal and specific skills in a group of students at a higher education level. The gathered data allowed us to draw positive conclusions about the use of virtual learning environments, at an interaction level and regarding the advantages in the access to content and services.2008-062008-06-01T00:00:00Z10000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9429por1645-9911Morais, NídiaCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:02Zoai:ria.ua.pt:10773/9429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:14.947648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
title B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
spellingShingle B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
Morais, Nídia
Ambientes virtuais de aprendizagem
e-Learning
b-Learning
Aprendizagem colaborativa
Comunicação
Interação
Virtual learning environment
Collaborative learning
Communication
Interaction
title_short B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
title_full B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
title_fullStr B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
title_full_unstemmed B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
title_sort B-learning: impacto no desenvolvimento de competências no ensino superior politécnico
author Morais, Nídia
author_facet Morais, Nídia
Cabrita, Isabel
author_role author
author2 Cabrita, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Nídia
Cabrita, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
e-Learning
b-Learning
Aprendizagem colaborativa
Comunicação
Interação
Virtual learning environment
Collaborative learning
Communication
Interaction
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
e-Learning
b-Learning
Aprendizagem colaborativa
Comunicação
Interação
Virtual learning environment
Collaborative learning
Communication
Interaction
description Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais ativa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. Neste contexto, desenvolveu-se um estudo com o intuito de se avaliar o impacto de um ambiente virtual, complementar de sessões presenciais, no desenvolvimento de competências transversais e específicas num grupo de alunos do ensino superior. Os resultados obtidos permitem concluir positivamente sobre a adoção de ambientes virtuais, sobretudo pelas vantagens identificadas a nível da interação, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 10000-01-01T00:00:00Z
2008-06
2008-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9429
url http://hdl.handle.net/10773/9429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9911
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137514596859904