Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Isabel Conde Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3054
Resumo: Hoje em dia a utilização da Internet está completamente enraizada nos hábitos das pessoas. Inicialmente usada como meio de comunicação, a Internet assume-se hoje como um espaço negocial onde se efetuam transações e onde as empresas procuram dinamizar os seus negócios, tornando-se mais competitivas. A globalização dos mercados e a competição mundial, impulsionadas em parte pela Internet, fizeram emergir a lealdade dos clientes como prioridade estratégica, quer as empresas concorram apenas no mercado tradicional, quer quando competem através de websites de comércio eletrónico. O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da teoria e da prática do marketing relacional no contexto do comércio eletrónico. A identificação dos determinantes da atitude e da lealdade ao canal de vendas online pode ser de grande utilidade prática na formulação das estratégias de e-marketing que garantam a lealdade dos clientes através do desenvolvimento de relações duradouras. Nesse sentido e com base na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 750 compradores online, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva descritiva, com a finalidade de investigar o impacto das motivações hedónicas do consumidor, da perceção do produto, da experiência de compra, do acesso à informação, da e-satisfação e da e-confiança na e-atitude e na e-lealdade comportamental dos consumidores portugueses. Os resultados da estimação de um modelo estrutural através do “partial least squares” (PLS) evidenciaram que as motivações hedónicas dos consumidores, a experiência de compra online, a e-confiança e a e-satisfação têm capacidade para explicar 76,8% da atitude em relação às compras online (e-atitude), assim como a e-atitude, as motivações hedónicas do consumidor, a e-satisfação e a e-confiança explicam 71,9% da e-lealdade ao canal de compras online.
id RCAP_cbaf6f51ea79de95e28317499c1fcb3e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras onlineCompra onlineMotivaçõesPerceção de produtoExperiência de compraE-satisfaçãoE-confiançaE-atitudeE-lealdadePLSDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoHoje em dia a utilização da Internet está completamente enraizada nos hábitos das pessoas. Inicialmente usada como meio de comunicação, a Internet assume-se hoje como um espaço negocial onde se efetuam transações e onde as empresas procuram dinamizar os seus negócios, tornando-se mais competitivas. A globalização dos mercados e a competição mundial, impulsionadas em parte pela Internet, fizeram emergir a lealdade dos clientes como prioridade estratégica, quer as empresas concorram apenas no mercado tradicional, quer quando competem através de websites de comércio eletrónico. O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da teoria e da prática do marketing relacional no contexto do comércio eletrónico. A identificação dos determinantes da atitude e da lealdade ao canal de vendas online pode ser de grande utilidade prática na formulação das estratégias de e-marketing que garantam a lealdade dos clientes através do desenvolvimento de relações duradouras. Nesse sentido e com base na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 750 compradores online, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva descritiva, com a finalidade de investigar o impacto das motivações hedónicas do consumidor, da perceção do produto, da experiência de compra, do acesso à informação, da e-satisfação e da e-confiança na e-atitude e na e-lealdade comportamental dos consumidores portugueses. Os resultados da estimação de um modelo estrutural através do “partial least squares” (PLS) evidenciaram que as motivações hedónicas dos consumidores, a experiência de compra online, a e-confiança e a e-satisfação têm capacidade para explicar 76,8% da atitude em relação às compras online (e-atitude), assim como a e-atitude, as motivações hedónicas do consumidor, a e-satisfação e a e-confiança explicam 71,9% da e-lealdade ao canal de compras online.Marques, Alzira Maria AscensãoIC-OnlineAlves, Ana Isabel Conde Sousa2018-05-26T00:30:10Z2015-05-262015-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3054TID:201872331porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:24Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:15.599105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
title Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
spellingShingle Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
Alves, Ana Isabel Conde Sousa
Compra online
Motivações
Perceção de produto
Experiência de compra
E-satisfação
E-confiança
E-atitude
E-lealdade
PLS
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
title_full Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
title_fullStr Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
title_full_unstemmed Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
title_sort Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras online
author Alves, Ana Isabel Conde Sousa
author_facet Alves, Ana Isabel Conde Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Alzira Maria Ascensão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Isabel Conde Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Compra online
Motivações
Perceção de produto
Experiência de compra
E-satisfação
E-confiança
E-atitude
E-lealdade
PLS
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Compra online
Motivações
Perceção de produto
Experiência de compra
E-satisfação
E-confiança
E-atitude
E-lealdade
PLS
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Hoje em dia a utilização da Internet está completamente enraizada nos hábitos das pessoas. Inicialmente usada como meio de comunicação, a Internet assume-se hoje como um espaço negocial onde se efetuam transações e onde as empresas procuram dinamizar os seus negócios, tornando-se mais competitivas. A globalização dos mercados e a competição mundial, impulsionadas em parte pela Internet, fizeram emergir a lealdade dos clientes como prioridade estratégica, quer as empresas concorram apenas no mercado tradicional, quer quando competem através de websites de comércio eletrónico. O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da teoria e da prática do marketing relacional no contexto do comércio eletrónico. A identificação dos determinantes da atitude e da lealdade ao canal de vendas online pode ser de grande utilidade prática na formulação das estratégias de e-marketing que garantam a lealdade dos clientes através do desenvolvimento de relações duradouras. Nesse sentido e com base na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 750 compradores online, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva descritiva, com a finalidade de investigar o impacto das motivações hedónicas do consumidor, da perceção do produto, da experiência de compra, do acesso à informação, da e-satisfação e da e-confiança na e-atitude e na e-lealdade comportamental dos consumidores portugueses. Os resultados da estimação de um modelo estrutural através do “partial least squares” (PLS) evidenciaram que as motivações hedónicas dos consumidores, a experiência de compra online, a e-confiança e a e-satisfação têm capacidade para explicar 76,8% da atitude em relação às compras online (e-atitude), assim como a e-atitude, as motivações hedónicas do consumidor, a e-satisfação e a e-confiança explicam 71,9% da e-lealdade ao canal de compras online.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-26
2015-05-26T00:00:00Z
2018-05-26T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3054
TID:201872331
url http://hdl.handle.net/10400.8/3054
identifier_str_mv TID:201872331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136966845923328