Prática de Ensino Supervisionada: a aprendizagem baseada na resolução de problemas como processo de ensino e aprendizagem no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/23149 |
Resumo: | Como objetivo central, este relatório final de estágio demonstra o trabalho, pessoal e profissional, do professor estagiário no seu caminho/no seu percurso durante a prática de ensino supervisionada, realizada, no nosso caso, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso está descrito realçando três marcos fundamentais. Primeiramente debruçamo-nos sobre o Enquadramento Teórico, em que fazemos uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e às suas formas de implementação, bem como à sua sustentação teórica nas teorias construtivista e socio-construtivista da aprendizagem. Neste contexto, fazemos, também, breves referências à importância da ABRP na promoção de aprendizagens significativas, bem como à relevância desta metodologia de trabalho em sala de aula para a determinação e evolução dos conhecimentos prévios dos alunos. De seguida enfatizamos a Abordagem Metodológica e os Contextos Educativos, realçando as características de investigação qualitativa que atribuímos ao estudo que desenvolvemos, em que utilizámos como principais técnicas e instrumentos de recolha de dados, a observação e as notas de campo, bem como o inquérito por questionário. Por último, realizamos a Apresentação e Análise das Experiências de Ensino-Aprendizagem no Âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, onde fazemos referência às experiências de ensino em que achamos que foi melhor realizada a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), ou seja, nomeadamente no 2.º CEB, aludimos às experiências de ensino-aprendizagem em que consideramos que ficam mais evidenciadas as características e as potencialidades desta metodologia de ensino que selecionamos como dinâmica de trabalho em sala de aula, particularmente, a possibilidade de colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem, envolvendo-os ativamente nesse processo através de uma metodologia de trabalho dinâmica, atrativa e estimulante, que se desenvolve a partir de questões/problemas que os próprios alunos formulam e a que gostariam de dar resposta. |
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Prática de Ensino Supervisionada: a aprendizagem baseada na resolução de problemas como processo de ensino e aprendizagem no Ensino BásicoAprendizagem baseada na resolução de problemasExperiências de ensino-aprendizagem1.º e 2.º ciclos do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoComo objetivo central, este relatório final de estágio demonstra o trabalho, pessoal e profissional, do professor estagiário no seu caminho/no seu percurso durante a prática de ensino supervisionada, realizada, no nosso caso, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso está descrito realçando três marcos fundamentais. Primeiramente debruçamo-nos sobre o Enquadramento Teórico, em que fazemos uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e às suas formas de implementação, bem como à sua sustentação teórica nas teorias construtivista e socio-construtivista da aprendizagem. Neste contexto, fazemos, também, breves referências à importância da ABRP na promoção de aprendizagens significativas, bem como à relevância desta metodologia de trabalho em sala de aula para a determinação e evolução dos conhecimentos prévios dos alunos. De seguida enfatizamos a Abordagem Metodológica e os Contextos Educativos, realçando as características de investigação qualitativa que atribuímos ao estudo que desenvolvemos, em que utilizámos como principais técnicas e instrumentos de recolha de dados, a observação e as notas de campo, bem como o inquérito por questionário. Por último, realizamos a Apresentação e Análise das Experiências de Ensino-Aprendizagem no Âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, onde fazemos referência às experiências de ensino em que achamos que foi melhor realizada a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), ou seja, nomeadamente no 2.º CEB, aludimos às experiências de ensino-aprendizagem em que consideramos que ficam mais evidenciadas as características e as potencialidades desta metodologia de ensino que selecionamos como dinâmica de trabalho em sala de aula, particularmente, a possibilidade de colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem, envolvendo-os ativamente nesse processo através de uma metodologia de trabalho dinâmica, atrativa e estimulante, que se desenvolve a partir de questões/problemas que os próprios alunos formulam e a que gostariam de dar resposta.As a main objective, this final internship report demonstrates the work, both personal and professional, of the trainee teacher on his path during supervised teaching practice, carried out, in our case, under the Master's Degree in Teaching in 1st Stage of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Stage of Basic Education. This path is described in three fundamental marks. First, we look at the Theoretical Framework, in which we approach the concept of Problem-Based Learning (PBL) and its ways of implementation, as well as its theoretical support in the constructivist and socio-constructivist theories of learning. In this context, we also make brief references to the importance of PBL in promoting meaningful learning, as well as the relevance of this methodology of work in the classroom for the determination and evolution of students' previous knowledge. Then we emphasize the Methodological Approach and Educational Contexts, highlighting the qualitative research characteristics that we attribute to the study that we developed, in which we used as main techniques and instruments for data collection, the observation and field notes, as well as the questionnaire survey. Finally, we carry out the Presentation and Analysis of Teaching-Learning Experiences within the Scope of Supervised Teaching Practice, we refer to the teaching experiences in which we believe that Problem-Based Learning (PBL) was better carried out, that is, namely in the 2nd Stage of Basic Education, we allude to the teaching-learning experiences in which we consider that the characteristics and potential of this teaching methodology that we select as the dynamics of work in the classroom become more evident, particularly the possibility of placing students in the center the teaching-learning process, actively involving them in this process through a dynamic, attractive and stimulating work methodology, which develops from questions / problems that the students themselves formulate and that they would like to answer.Pires, DelminaBiblioteca Digital do IPBPinheiro, Jorge Manuel Oliveira Marinho2021-02-03T10:18:30Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23149TID:202595978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:47Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:11.527421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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