A resolução de problemas da vida real no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Catarina Sofia Malta da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16363
Resumo: A resolução de problemas da vida real permite a aquisição conhecimentos formais através de conhecimentos informais pré-adquiridos. Este estudo teve como finalidade conhecer e compreender as dificuldades dos alunos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, quando resolvem problemas da vida real, identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real, averiguar as atitudes dos alunos quando confrontados com problemas da vida real, assim como, apurar os contributos dos problemas da vida real no estabelecimento de relações (intra e interdisciplinares). Decorrente da finalidade, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real? Qual a atitude dos alunos quando confrontados com problemas da vida real? Qual o contributo dos problemas da vida real no estabelecimento de relações intra e interdisciplinares? Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, assente num estudo de caso. O estudo foi realizado com uma turma do 2.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de algumas aulas de Matemática, Português e Expressão Plástica, os alunos resolveram problemas da vida real. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as principais dificuldades dos alunos incidiam na interpretação e compreensão do problema, mobilização de conhecimentos e redação da resposta. Relativamente as estratégias, os alunos utilizam, essencialmente, o desenho e operações. No que respeita às atitudes dos alunos, estes problemas promovem a participação, perseverança e responsabilidade, evitando rejeição, medo ou fobia pela Matemática.
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