A resolução de problemas da vida real no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16363 |
Resumo: | A resolução de problemas da vida real permite a aquisição conhecimentos formais através de conhecimentos informais pré-adquiridos. Este estudo teve como finalidade conhecer e compreender as dificuldades dos alunos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, quando resolvem problemas da vida real, identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real, averiguar as atitudes dos alunos quando confrontados com problemas da vida real, assim como, apurar os contributos dos problemas da vida real no estabelecimento de relações (intra e interdisciplinares). Decorrente da finalidade, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real? Qual a atitude dos alunos quando confrontados com problemas da vida real? Qual o contributo dos problemas da vida real no estabelecimento de relações intra e interdisciplinares? Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, assente num estudo de caso. O estudo foi realizado com uma turma do 2.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de algumas aulas de Matemática, Português e Expressão Plástica, os alunos resolveram problemas da vida real. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as principais dificuldades dos alunos incidiam na interpretação e compreensão do problema, mobilização de conhecimentos e redação da resposta. Relativamente as estratégias, os alunos utilizam, essencialmente, o desenho e operações. No que respeita às atitudes dos alunos, estes problemas promovem a participação, perseverança e responsabilidade, evitando rejeição, medo ou fobia pela Matemática. |
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A resolução de problemas da vida real no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino básico 1º cicloPreparação para a vida activaAprendizagem pela resolução de problemasResolução de problemas - EstratégiaA resolução de problemas da vida real permite a aquisição conhecimentos formais através de conhecimentos informais pré-adquiridos. Este estudo teve como finalidade conhecer e compreender as dificuldades dos alunos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, quando resolvem problemas da vida real, identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real, averiguar as atitudes dos alunos quando confrontados com problemas da vida real, assim como, apurar os contributos dos problemas da vida real no estabelecimento de relações (intra e interdisciplinares). Decorrente da finalidade, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas da vida real? Qual a atitude dos alunos quando confrontados com problemas da vida real? Qual o contributo dos problemas da vida real no estabelecimento de relações intra e interdisciplinares? Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, assente num estudo de caso. O estudo foi realizado com uma turma do 2.º ano do Ensino Básico, sendo que, ao longo de algumas aulas de Matemática, Português e Expressão Plástica, os alunos resolveram problemas da vida real. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitiram concluir que as principais dificuldades dos alunos incidiam na interpretação e compreensão do problema, mobilização de conhecimentos e redação da resposta. Relativamente as estratégias, os alunos utilizam, essencialmente, o desenho e operações. No que respeita às atitudes dos alunos, estes problemas promovem a participação, perseverança e responsabilidade, evitando rejeição, medo ou fobia pela Matemática.The real-life problem solving allows the acquisition formal knowledge through informal pre-acquired knowledge. This study aimed to know and understand the difficulties of students in early grades of basic education, when they solve real-life problems, identify the strategies used by students in solving real-life problems, find out the attitudes of students when faced with real-life problems as well as determine the contributions of real-life problems in establishing relations (intra and inter). Arising from the order, formulated the following research questions: What are the strategies used by students in solving problems of real life? What the students' attitude when faced with real-life problems? What is the contribution of the real-life problems in establishing intra and interdisciplinary relationships? Adopted a methodology of qualitative nature, based on a case study. The study was conducted with a group of 2nd year of basic education, and, over a few lessons in Mathematics, Portuguese and Artistic Expression, students solve real-life problems. The results from the analysis of the data collected showed that the main difficulties of the students focussed on interpretation and understanding of the problem, mobilizing knowledge and answer essay. Relatively strategies, students use mainly the design and operations. With regard to attitudes of students, these problems promote participation, perseverance and responsibility, avoiding rejection, fear or phobia for mathematics.Universidade de Aveiro2016-11-28T14:24:36Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16363TID:201569698porSilva, Catarina Sofia Malta dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:34Zoai:ria.ua.pt:10773/16363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:31.032280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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