A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Mónica Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7969
Resumo: O presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado na Escola de Música de Esposende, durante o ano letivo de 2020/2021. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, delineando estratégias de superação que ajudem os alunos a superar as suas dificuldades e verificar como os alunos lidam com a ansiedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de alunos da Escola de Música de Esposende e Professores que lecionem em escolas de Ensino Artístico.
id RCAP_cbb9e77601a44ec74b9e8755f8f159e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicosMistakeAnxietyMusic learningMusicErroAnsiedadeAprendizagem musicalMúsicaDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado na Escola de Música de Esposende, durante o ano letivo de 2020/2021. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, delineando estratégias de superação que ajudem os alunos a superar as suas dificuldades e verificar como os alunos lidam com a ansiedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de alunos da Escola de Música de Esposende e Professores que lecionem em escolas de Ensino Artístico.Abstract : The following report is composed of a section regarding the internship developed within the curricular unit ‘Supervised Teaching Practice’ and another one regarding the research project developed within the curricular unit ‘Artistic Teaching Project’. The first section integrates all the information on the educational process, including challenges, processes, performances and strategies used in the internship developed in the Escola de Música de Esposende, in the academic year of 2020/2021. The second part presents the research work entitled A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. This investigation has as general objective to contribute to the understanding of the error in the learning construction process, analyzing the teacher's role in correcting it, outlining overcoming strategies that help students to overcome their difficulties and verify how students deal with the anxiety. For this, a descriptive study was developed, with the contribution of students from the Escola de Música de Esposende and Teachers who teach in artistic education schools.Pereira, Cristina Maria GonçalvesAlves, Nelson Jorge MachadoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPires, Mónica Santos2022-04-28T16:25:37Z202120222021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7969TID:203001354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:23.588209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
title A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
spellingShingle A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
Pires, Mónica Santos
Mistake
Anxiety
Music learning
Music
Erro
Ansiedade
Aprendizagem musical
Música
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
title_full A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
title_fullStr A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
title_full_unstemmed A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
title_sort A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicos
author Pires, Mónica Santos
author_facet Pires, Mónica Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Alves, Nelson Jorge Machado
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Mónica Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Mistake
Anxiety
Music learning
Music
Erro
Ansiedade
Aprendizagem musical
Música
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Mistake
Anxiety
Music learning
Music
Erro
Ansiedade
Aprendizagem musical
Música
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado na Escola de Música de Esposende, durante o ano letivo de 2020/2021. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, delineando estratégias de superação que ajudem os alunos a superar as suas dificuldades e verificar como os alunos lidam com a ansiedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de alunos da Escola de Música de Esposende e Professores que lecionem em escolas de Ensino Artístico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-28T16:25:37Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7969
TID:203001354
url http://hdl.handle.net/10400.11/7969
identifier_str_mv TID:203001354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848206782464