Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12293
Resumo: Com o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas.
id RCAP_cbbc8a790c8daf160d659ad45bf7c07b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussãoEstudo imaginárioGuião do processo imaginativoEnsino básico de músicaModelo PETTLEPMetodologiasImagery studyImagery scriptElementary music teachingPETTLEP modelMethodologiesCom o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas.This research project aims to develop musical teaching methodologies for percussion. Based on an investigation/action methodology, four surveys were applied to elementary students from 1st to 5th grade on the application of the imagery process as a method of instrumental study. After the qualitative data analysis, it was concluded that the imagery study proved to be useful for the optimization of the individual study. Future applications are also suggested, which may be useful to students as methodologies to improve the time optimization and faster assimilation during study. In addition to collecting and analyzing the data obtained in the research project, this report describes a reflection on my educational practice at the Academia de Música de Costa Cabral. This work presents this academy, including parts of its educational plan that were relevant to good pedagogical practices, such as the planning and registration of supervised classes.Campos, Manuel António Veríssimo deFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daDias, AndréRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCasaleiro, Ricardo José da Silva Correia2018-11-27T18:35:41Z2018-11-142018-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12293TID:202029441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.754446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
title Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
spellingShingle Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia
Estudo imaginário
Guião do processo imaginativo
Ensino básico de música
Modelo PETTLEP
Metodologias
Imagery study
Imagery script
Elementary music teaching
PETTLEP model
Methodologies
title_short Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
title_full Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
title_fullStr Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
title_full_unstemmed Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
title_sort Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
author Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia
author_facet Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Manuel António Veríssimo de
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Dias, André
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo imaginário
Guião do processo imaginativo
Ensino básico de música
Modelo PETTLEP
Metodologias
Imagery study
Imagery script
Elementary music teaching
PETTLEP model
Methodologies
topic Estudo imaginário
Guião do processo imaginativo
Ensino básico de música
Modelo PETTLEP
Metodologias
Imagery study
Imagery script
Elementary music teaching
PETTLEP model
Methodologies
description Com o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27T18:35:41Z
2018-11-14
2018-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12293
TID:202029441
url http://hdl.handle.net/10400.22/12293
identifier_str_mv TID:202029441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473441193984