Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12293 |
Resumo: | Com o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas. |
id |
RCAP_cbbc8a790c8daf160d659ad45bf7c07b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussãoEstudo imaginárioGuião do processo imaginativoEnsino básico de músicaModelo PETTLEPMetodologiasImagery studyImagery scriptElementary music teachingPETTLEP modelMethodologiesCom o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas.This research project aims to develop musical teaching methodologies for percussion. Based on an investigation/action methodology, four surveys were applied to elementary students from 1st to 5th grade on the application of the imagery process as a method of instrumental study. After the qualitative data analysis, it was concluded that the imagery study proved to be useful for the optimization of the individual study. Future applications are also suggested, which may be useful to students as methodologies to improve the time optimization and faster assimilation during study. In addition to collecting and analyzing the data obtained in the research project, this report describes a reflection on my educational practice at the Academia de Música de Costa Cabral. This work presents this academy, including parts of its educational plan that were relevant to good pedagogical practices, such as the planning and registration of supervised classes.Campos, Manuel António Veríssimo deFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daDias, AndréRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCasaleiro, Ricardo José da Silva Correia2018-11-27T18:35:41Z2018-11-142018-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12293TID:202029441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.754446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão |
title |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão |
spellingShingle |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia Estudo imaginário Guião do processo imaginativo Ensino básico de música Modelo PETTLEP Metodologias Imagery study Imagery script Elementary music teaching PETTLEP model Methodologies |
title_short |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão |
title_full |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão |
title_fullStr |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão |
title_full_unstemmed |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão |
title_sort |
Metodologias para o estudo musical no ensino básico da percussão |
author |
Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia |
author_facet |
Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Manuel António Veríssimo de Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Dias, André Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casaleiro, Ricardo José da Silva Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo imaginário Guião do processo imaginativo Ensino básico de música Modelo PETTLEP Metodologias Imagery study Imagery script Elementary music teaching PETTLEP model Methodologies |
topic |
Estudo imaginário Guião do processo imaginativo Ensino básico de música Modelo PETTLEP Metodologias Imagery study Imagery script Elementary music teaching PETTLEP model Methodologies |
description |
Com o presente projeto de investigação propõe-se desenvolver metodologias para o ensino musical do ensino da percussão. Partindo de uma metodologia de investigação/ação foram realizados quatro inquéritos aos alunos de ensino básico, do 1º ao 5º grau, sobre a aplicação do processo imaginativo como método de estudo instrumental. Após a análise qualitativa de dados, demonstrou-se que o estudo imaginário é uma valiosa ferramenta para a otimização do estudo individual. Apresentam-se também sugestões para a futura aplicação dos resultados obtidos que demonstraram ser proveitosos para alunos. As metodologias estudadas permitem a melhoria de gestão de tempo de estudo e assimilação mais rápida dos suportes pedagógicos. Além da recolha e análise de dados obtidos no projeto de investigação, está descrito, neste relatório de estágio, uma reflexão sobre a minha prática educativa realizada na escola Academia de Música de Costa Cabral. Neste trabalho apresenta-se esta academia, incluindo partes do seu plano educativo que foram relevantes para as boas práticas pedagógicas, tais como as planificações e o registo das aulas supervisionadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27T18:35:41Z 2018-11-14 2018-11-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12293 TID:202029441 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12293 |
identifier_str_mv |
TID:202029441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473441193984 |