A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Carlos Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78331
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_20b2ac01753bf4b7dc1aedef7b669849
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussãoMental imagery as a resource on percussion learningEnsino de músicaPercussãoVisualização mentalMental imageryMusic teachingPercussionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio, com o título “A Visualização Mental como recurso na aprendizagem da percussão”, descreve o projeto de investigação que surgiu na sequência do estágio profissional nos grupos de recrutamento M16 e M32, realizado no ano letivo 2019/2020, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. A proposta de investigação consistiu em compreender que resultados, positivos e negativos, podem advir do recurso à Visualização Mental em contexto de sala de aula, no estudo individual e na performance. Foi, igualmente, objetivo desta investigação aferir a utilidade e eficiência da Visualização Mental, bem como aferir em que medida e em que moldes, alunos e professores, utilizam esta ferramenta no panorama do ensino de percussão, em Portugal. O presente documento está dividido em quatro grandes secções. A primeira, compreende a contextualização teórica e contextual, baseada em revisão bibliográfica, e define o conceito de Visualização Mental. Na segunda secção, é descrita a intervenção pedagógica, relatando-se de que forma foi aplicada a Visualização Mental num contexto de prática de ensino supervisionada, que teve lugar no Conservatório de Música do Porto. A terceira parte, alude à recolha e análise de dados através de inquéritos, entrevistas e observação de aulas. Por fim, encontram-se compilados no último capítulo do relatório, os resultados obtidos nesta investigação. Os resultados observados foram extremamente animadores. Nas aulas, foi possível testemunhar melhorias notórias no desempenho dos alunos aquando do recurso à Visualização Mental. Através dos questionários e, sobretudo, nas entrevistas, foi possível verificar uma tendência para considerar a Visualização Mental uma ferramenta útil, bem como para lhe reconhecer as vantagens, no ensino e na aprendizagem da percussão.The current report, entitled “Mental Imagery as a resource on percussion learning”, describes the research project which occurs from the professional internship in M16 and M32 recrutment groups, that took place in the academic year 2019/2020, within the scope of the Master in Music Teaching from Minho University. The aim of this research consisted in understand which results, positive and negative, may come from the implementation of Mental Imagery in the classroom, in individual practice and in performance. Also, in the same way, a goal was also to check the usefulness an efficiency of Mental Imagery, as well as determine how and how many students and professors use it in portuguese musical teaching context. This internship report is divided in four major segments. The first one comprehends the theoretical and contextual framework, based on literature review, and defines the concept of Mental Imagery. In the second segment, the pedagogical intervention is described, reporting in which way was Mental Imagery applied in supervised teaching practice scenario, which took place Oporto’s Music Conservatory. The third section alludes to the data recollection and analysis through questionnaires, interviews and class observation. Finally, we can find, compiled in the last chapter of the report, the results gathered in this investigation. The results observed were extremely encouraging. Throughout the lessons, it was possible to witness noticeable improvements in student’s performance when resorting to Mental Imagery. Through the questionnaires and, mostly, in the interviews, it was possible to testimony a tendency to consider Mental Imagery a useful tool, as well as to recognize his benefits, both in percussion teaching and in percussion learning.Aroso, NunoUniversidade do MinhoPontes, Carlos Miguel Ferreira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78331por202995771info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:53.216571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
Mental imagery as a resource on percussion learning
title A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
spellingShingle A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
Pontes, Carlos Miguel Ferreira
Ensino de música
Percussão
Visualização mental
Mental imagery
Music teaching
Percussion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
title_full A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
title_fullStr A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
title_full_unstemmed A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
title_sort A visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
author Pontes, Carlos Miguel Ferreira
author_facet Pontes, Carlos Miguel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aroso, Nuno
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Carlos Miguel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Percussão
Visualização mental
Mental imagery
Music teaching
Percussion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de música
Percussão
Visualização mental
Mental imagery
Music teaching
Percussion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78331
url https://hdl.handle.net/1822/78331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202995771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132886265233408