O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paula Gabriela Secchi dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35755
Resumo: Esta dissertação teórico-prática apresenta-se como uma reflexão acerca do conceito de abjeto proposto por Júlia Kristeva e do informe, teorizado por Georges Bataille, como ferramentas imagéticas com potencial crítico na expressão artística contemporânea. Estabelece um diálogo entre os artistas do abjeto com o propósito de compreender o deslocamento do abjeto de caráter material e de detrito para uma proposição estrutural e conceitual na arte contemporânea. Relaciona-se os princípios estruturais do abjeto com os fundamentos centrais da arte como crítica sociopolítica sugerindo sua potência estético-filosófica na produção contemporânea. Aplica-se a ambiguidade própria do abjeto para estreitar as relações entre sujeito-objeto-outro; propõe-se que o abjeto não só paira pelo plano da indefinição como produz a própria indefinição do sujeito, do objeto e do outro. Conclui-se que a abjeção é o deslocamento de posições pré-estabelecidas, propondo novas potencialidade de ser, de perceber e de estar no mundo. Por fim, a autora percorre os questionamentos, hipóteses e perceções da pesquisa teórica materializando o abjeto de forma consciente através da produção artística de vídeos-experiências autobiográficas. A sua expressão artística propõe um outro olhar, questionando as estruturas e a relação do mundo e aquilo que habita o mundo. Ficcionaliza a sua autobiografia e coloca-se como corpo-público e corpo-político para propor vídeos como espaço de alteridade e diálogos.
id RCAP_cbbd9fdf956505b259e37d7ad637cd62
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artísticoAbjetoAlteridadeAutobiografiaOlhar femininoVideoarteEsta dissertação teórico-prática apresenta-se como uma reflexão acerca do conceito de abjeto proposto por Júlia Kristeva e do informe, teorizado por Georges Bataille, como ferramentas imagéticas com potencial crítico na expressão artística contemporânea. Estabelece um diálogo entre os artistas do abjeto com o propósito de compreender o deslocamento do abjeto de caráter material e de detrito para uma proposição estrutural e conceitual na arte contemporânea. Relaciona-se os princípios estruturais do abjeto com os fundamentos centrais da arte como crítica sociopolítica sugerindo sua potência estético-filosófica na produção contemporânea. Aplica-se a ambiguidade própria do abjeto para estreitar as relações entre sujeito-objeto-outro; propõe-se que o abjeto não só paira pelo plano da indefinição como produz a própria indefinição do sujeito, do objeto e do outro. Conclui-se que a abjeção é o deslocamento de posições pré-estabelecidas, propondo novas potencialidade de ser, de perceber e de estar no mundo. Por fim, a autora percorre os questionamentos, hipóteses e perceções da pesquisa teórica materializando o abjeto de forma consciente através da produção artística de vídeos-experiências autobiográficas. A sua expressão artística propõe um outro olhar, questionando as estruturas e a relação do mundo e aquilo que habita o mundo. Ficcionaliza a sua autobiografia e coloca-se como corpo-público e corpo-político para propor vídeos como espaço de alteridade e diálogos.This theoretical-practical dissertation presents itself as a reflection on the concept of the abject proposed by Júlia Kristeva and the inform, theorized by Georges Bataille, as imagery tools with critical potential in contemporary artistic expression. It establishes a dialogue between the artists of the abject with the purpose of understanding the displacement of the abject from a material and deject character to a structural and conceptual proposition in contemporary art. The structural foundations of the abject are related to the central principles of art as a sociopolitical critique, suggesting its aesthetic-philosophical potency in contemporary production. The ambiguity of the abject is applied to strengthen the relations between subject-object-other; it is proposed that the abject not only stays on the plane of indefinition but also produces the indefinition of the subject, the object and the other. It is concluded that abjection is the displacement of pre-established positions, proposing new potentialities of being, perceiving and being in the world. Finally, the author goes through the questions, hypotheses and perceptions of theoretical research, consciously materializing the abject through the artistic production of autobiographical video-experiences. Her artistic expression proposes another look, questioning the structures and the relationship between the world and what inhabits the world. She fictionalizes her autobiography and places herself as a public-body and political-body to propose videos as a space for alterity and dialogues.2023-01-12T14:23:37Z2022-07-07T00:00:00Z2022-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35755porLima, Paula Gabriela Secchi dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:07Zoai:ria.ua.pt:10773/35755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:48.245235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
title O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
spellingShingle O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
Lima, Paula Gabriela Secchi dos Santos
Abjeto
Alteridade
Autobiografia
Olhar feminino
Videoarte
title_short O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
title_full O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
title_fullStr O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
title_full_unstemmed O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
title_sort O contexto como moldura e o abjeto como parâmetro artístico
author Lima, Paula Gabriela Secchi dos Santos
author_facet Lima, Paula Gabriela Secchi dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paula Gabriela Secchi dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Abjeto
Alteridade
Autobiografia
Olhar feminino
Videoarte
topic Abjeto
Alteridade
Autobiografia
Olhar feminino
Videoarte
description Esta dissertação teórico-prática apresenta-se como uma reflexão acerca do conceito de abjeto proposto por Júlia Kristeva e do informe, teorizado por Georges Bataille, como ferramentas imagéticas com potencial crítico na expressão artística contemporânea. Estabelece um diálogo entre os artistas do abjeto com o propósito de compreender o deslocamento do abjeto de caráter material e de detrito para uma proposição estrutural e conceitual na arte contemporânea. Relaciona-se os princípios estruturais do abjeto com os fundamentos centrais da arte como crítica sociopolítica sugerindo sua potência estético-filosófica na produção contemporânea. Aplica-se a ambiguidade própria do abjeto para estreitar as relações entre sujeito-objeto-outro; propõe-se que o abjeto não só paira pelo plano da indefinição como produz a própria indefinição do sujeito, do objeto e do outro. Conclui-se que a abjeção é o deslocamento de posições pré-estabelecidas, propondo novas potencialidade de ser, de perceber e de estar no mundo. Por fim, a autora percorre os questionamentos, hipóteses e perceções da pesquisa teórica materializando o abjeto de forma consciente através da produção artística de vídeos-experiências autobiográficas. A sua expressão artística propõe um outro olhar, questionando as estruturas e a relação do mundo e aquilo que habita o mundo. Ficcionaliza a sua autobiografia e coloca-se como corpo-público e corpo-político para propor vídeos como espaço de alteridade e diálogos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07T00:00:00Z
2022-07-07
2023-01-12T14:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35755
url http://hdl.handle.net/10773/35755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137723338981376