O exercício da profissionalidade docente e o género masculino:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36538
Resumo: O presente relatório final de mestrado, intitulado “O exercício da profissionalidade docente e o género masculino – Um estudo de perceções enfocado nas práticas educativas com as primeiras idades”, surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo, com o objetivo da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Esta investigação pretende escrutinar a presença do homem na educação de infância, procurando compreender em que medida, o género do educador de infância, influencia a sua prática profissional, partindo de algumas questões principais: Será que pelo facto de ser homem, não posso desempenhar a profissão de educador/professor, com a mesma, ou melhor competência que as mulheres? Será que a relação entre um educador do género masculino e as crianças pode ser tão boa, ou melhor do que com as docentes do género feminino? A figura masculina como docente é, ainda hoje, um tema complexo, quer pela escassez e discrepância numérica face ao género docente oposto, quer pelos benefícios e/ou desconfianças que podem surgir com a sua presença na educação de infância. Este relatório surge, não só, como uma necessidade pessoal, pois sendo homem e estando eu numa área completamente dominada pelo género feminino, senti a necessidade de procurar as razões pelas quais existe esta escassez de docentes do género masculino, mas, pretendo também, que o presente estudo contribua para a desconstrução de ideias pré-concebidas em relação aos homens, educadores de infância/professores e/ou profissionais de educação do género masculino, como auxiliares de ação educativa. Para isso contribui o enquadramento teórico da problemática de género na educação, o desenvolvimento do trabalho de campo e recolha das perceções dos principais atores no processo educativo, e ainda as constantes reflexões, acerca da importância da profissionalidade dos educadores de infância tendo em conta as questões de género. Ao longo do estudo, e a partir dos dados recolhidos através das entrevistas e inquéritos por questionário, foi possível constatar, que o género do docente, para a grande maioria dos respondentes, não tem qualquer influência na qualidade de desempenho das competências docentes, sendo que estas englobam também a relação com as crianças.
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