O desenvolvimento da Nazaré através do marketing territorial e do branding
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/28512 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho. |
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O desenvolvimento da Nazaré através do marketing territorial e do brandingMarketing territorialBrandingPlace brandingNazaréSurfDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.O Marketing Territorial é considerado um instrumento estratégico, cuja principal finalidade é melhorar a competitividade e o desenvolvimento do território, através da sua promoção e comunicação. Este instrumento estratégico pretende desenvolver um território, garantindo-lhe uma nova imagem, mantendo características de valor e “apagando” velhos conceitos ou preconceitos que possam existir por parte tanto dos residentes como dos visitantes (Barros, Gama, 2010). A presente investigação focar-se-á no estudo de um caso em particular, o desenvolvimento da Nazaré através do Marketing Territorial e do Branding. A Nazaré, conhecida como uma das vilas piscatórias mas típicas de Portugal, é atualmente reconhecida pela prestação do surfista havaiano Garrett McNamara na Praia do Norte (uma das praias da Nazaré), tendo conquistado o título de Maior Onda Surfada do Ano, pelo Billabong XXL (Diário de Notícias, 2012). Esta vila é compreendida por sete praias, sendo que a Praia da Vila e a Praia do Norte são as mais conhecidas e divulgadas pelo Município, pelo Turismo do Centro de Portugal, onde atualmente está integrada a Nazaré e pelo Turismo de Portugal (Turismo de Portugal, Revista Nazaré, 2014). Tendo em conta os objetivos da investigação, esta passará por entender quais as principais características definidoras e qual o potencial do território em questão, determinando assim como o desenvolvimento da indústria do surf na Nazaré poderá contribuir para o crescimento sustentável do território. Pretende-se que sejam aprofundados os conhecimentos já existentes sobre a Vila e a sua ligação à cultura do surf, recriando a marca Nazaré, bem como explorar o potencial da Vila, tornando-a num local mais atrativo tanto para os turistas como para os residentes. É extremamente importante captar a capacidade que a Vila tem de se expandir e entender as qualidades que a mesma já tem e os seus recursos naturais.FEUC2015-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28512http://hdl.handle.net/10316/28512TID:201479567porVieira, Inês Isabel das Neves - O desenvolvimento da Nazaré através do marketing territorial e do branding, Coimbra, 2015Vieira, Inês Isabel das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:49.171561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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