Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cristiana Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/986
Resumo: Este relatório reflete toda a prática pedagógica desenvolvida na EB1/PE - Ribeiro de Alforra, nomeadamente na sala da Pré – B. Através da elaboração deste relatório, pretendo expor as experiências vivenciadas ao longo da prática pedagógica, com crianças que se encontram na faixa etária dos três e os cinco anos. Procuro expressar a intervenção pedagógica realizada, assente em pressupostos teórico-práticos. Esta baseou-se, essencialmente, numa aprendizagem construtivista, onde as crianças tinham um papel ativo na construção dos seus conhecimentos, sendo que, o objetivo principal foi ir ao encontro dos interesses e necessidades do respetivo grupo. O essencial deste trabalho encontra-se na justificação das técnicas e estratégias utilizadas, exigindo, da minha parte, muita reflexão e investigação, de forma a proporcionar uma aprendizagem de qualidade.
id RCAP_cbe15ab4f4567d66f6242ac9dc9b4a86
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPré-escolaEstratégiasCriançasReflexivoQualidadePrática pedagógicaEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório reflete toda a prática pedagógica desenvolvida na EB1/PE - Ribeiro de Alforra, nomeadamente na sala da Pré – B. Através da elaboração deste relatório, pretendo expor as experiências vivenciadas ao longo da prática pedagógica, com crianças que se encontram na faixa etária dos três e os cinco anos. Procuro expressar a intervenção pedagógica realizada, assente em pressupostos teórico-práticos. Esta baseou-se, essencialmente, numa aprendizagem construtivista, onde as crianças tinham um papel ativo na construção dos seus conhecimentos, sendo que, o objetivo principal foi ir ao encontro dos interesses e necessidades do respetivo grupo. O essencial deste trabalho encontra-se na justificação das técnicas e estratégias utilizadas, exigindo, da minha parte, muita reflexão e investigação, de forma a proporcionar uma aprendizagem de qualidade.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaGonçalves, Cristiana Brito2016-02-13T01:30:10Z2014-02-01T00:00:00Z2014-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:42Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:42.118622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Gonçalves, Cristiana Brito
Pré-escola
Estratégias
Crianças
Reflexivo
Qualidade
Prática pedagógica
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Gonçalves, Cristiana Brito
author_facet Gonçalves, Cristiana Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Cristiana Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escola
Estratégias
Crianças
Reflexivo
Qualidade
Prática pedagógica
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pré-escola
Estratégias
Crianças
Reflexivo
Qualidade
Prática pedagógica
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório reflete toda a prática pedagógica desenvolvida na EB1/PE - Ribeiro de Alforra, nomeadamente na sala da Pré – B. Através da elaboração deste relatório, pretendo expor as experiências vivenciadas ao longo da prática pedagógica, com crianças que se encontram na faixa etária dos três e os cinco anos. Procuro expressar a intervenção pedagógica realizada, assente em pressupostos teórico-práticos. Esta baseou-se, essencialmente, numa aprendizagem construtivista, onde as crianças tinham um papel ativo na construção dos seus conhecimentos, sendo que, o objetivo principal foi ir ao encontro dos interesses e necessidades do respetivo grupo. O essencial deste trabalho encontra-se na justificação das técnicas e estratégias utilizadas, exigindo, da minha parte, muita reflexão e investigação, de forma a proporcionar uma aprendizagem de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01T00:00:00Z
2014-02-01T00:00:00Z
2016-02-13T01:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/986
url http://hdl.handle.net/10400.13/986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129906851872768