A identidade nacional e a projeção da imagem do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38913 |
Resumo: | O Brasil esteve, por séculos, vinculado a estereótipos relacionados ao exótico e ao paradisíaco, como se tais conceitos fossem suficientes para abarcar todas as características e valores do País. Ainda hoje, defronta-se com as consequências de tal distorção, apesar das recentes iniciativas do Estado, representado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Turismo, EMBRATUR, no sentido de apresentar outros e diferentes atributos que melhor descrevem o Brasil. A construção do presente estudo seguiu o método exploratório e estrutura-se a partir da contribuição da identidade nacional para formação da imagem do país e, posteriormente, a imagem projetada pelas campanhas institucionalizadas, filmes, e outra formas de arte, que contribuíram para ratificação de estereótipos. |
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A identidade nacional e a projeção da imagem do BrasilBrasilIdentidadeImagemO Brasil esteve, por séculos, vinculado a estereótipos relacionados ao exótico e ao paradisíaco, como se tais conceitos fossem suficientes para abarcar todas as características e valores do País. Ainda hoje, defronta-se com as consequências de tal distorção, apesar das recentes iniciativas do Estado, representado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto Brasileiro de Turismo, EMBRATUR, no sentido de apresentar outros e diferentes atributos que melhor descrevem o Brasil. A construção do presente estudo seguiu o método exploratório e estrutura-se a partir da contribuição da identidade nacional para formação da imagem do país e, posteriormente, a imagem projetada pelas campanhas institucionalizadas, filmes, e outra formas de arte, que contribuíram para ratificação de estereótipos.For centuries, Brazil has been linked to stereotypes related to the exotic and the paradise, as if such concepts were sufficient to contain all the features and values about the country. Even today, Brazil faces the consequences of such distortion, despite recent initiatives of the State, represented by Ministry of Tourism and the Brazilian Institute of Tourism, EMBRATUR, in an effort to present others and different attributes that best describe the country. This exploratory study is structured from the contribution of national identity for the formation of the image of the country and, subsequently, the image projected by institutionalized campaigns, movies and other forms of art, which have contributed to the ratification of stereotypes.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-21T15:09:20Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38913por1645-926110.34624/rtd.v1i17/18.12709Silveira, Lélian Patrícia de OliveiraBaptista, Maria Manuel Rocha TeixeiraHalim, Isisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:02Zoai:ria.ua.pt:10773/38913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:12.933430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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