Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920
Resumo: O tema deste trabalho busca abrir diálogo sobre a construção de significado no que diz respeito à imagem e à identidade organizacional. Compara-se a imagem e a identidade organizacional e o papel da comunicação nessa relação no que se refere à construção da imagem. Toma-se como identidade, a forma como a organização se vê; e como imagem, a forma como o público externo vê a organização. Assim, o objetivo é comparar a identidade e a imagem organizacional e verificar o papel exercido pela comunicação. Para atingir este propósito, trabalhou-se em três frentes de investigação: a bibliográfica, a pesquisa de campo e a documental. Na primeira foi realizado um levantamento teórico sobre comunicação, imagem e identidade. Discute-se a construção de significado e a construção da imagem. Na segunda utilizou-se um estudo de caso, com o método de abordagem qualitativo do tipo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os integrantes de uma instituição de ensino profissionalizante. Utilizou-se ainda no estudo de caso, a análise documental de forma a investigar o programa de comunicação da instituição. Os resultados obtidos realçam as divergências encontradas entre a identidade e a imagem da instituição o que evidencia a necessidade de se considerar uma nova forma de encarar a comunicação empresarial.
id UFLA_fe2153def851fa281a856a77682aaa85
oai_identifier_str oai:localhost:1/4920
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacionalEstratégia de comunicaçãoImagemIdentidade organizacionalO tema deste trabalho busca abrir diálogo sobre a construção de significado no que diz respeito à imagem e à identidade organizacional. Compara-se a imagem e a identidade organizacional e o papel da comunicação nessa relação no que se refere à construção da imagem. Toma-se como identidade, a forma como a organização se vê; e como imagem, a forma como o público externo vê a organização. Assim, o objetivo é comparar a identidade e a imagem organizacional e verificar o papel exercido pela comunicação. Para atingir este propósito, trabalhou-se em três frentes de investigação: a bibliográfica, a pesquisa de campo e a documental. Na primeira foi realizado um levantamento teórico sobre comunicação, imagem e identidade. Discute-se a construção de significado e a construção da imagem. Na segunda utilizou-se um estudo de caso, com o método de abordagem qualitativo do tipo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os integrantes de uma instituição de ensino profissionalizante. Utilizou-se ainda no estudo de caso, a análise documental de forma a investigar o programa de comunicação da instituição. Os resultados obtidos realçam as divergências encontradas entre a identidade e a imagem da instituição o que evidencia a necessidade de se considerar uma nova forma de encarar a comunicação empresarial.2015-01-16T19:37:42Z2015-01-16T19:37:42Z2006-112015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOURENÇO, C. D. da S. Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEC, 2006.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920Lourenço, Cléria Donizete da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-01-16T19:38:17Zoai:localhost:1/4920Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-01-16T19:38:17Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
title Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
spellingShingle Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Estratégia de comunicação
Imagem
Identidade organizacional
title_short Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
title_full Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
title_fullStr Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
title_sort Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
author Lourenço, Cléria Donizete da Silva
author_facet Lourenço, Cléria Donizete da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Cléria Donizete da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Imagem
Identidade organizacional
topic Estratégia de comunicação
Imagem
Identidade organizacional
description O tema deste trabalho busca abrir diálogo sobre a construção de significado no que diz respeito à imagem e à identidade organizacional. Compara-se a imagem e a identidade organizacional e o papel da comunicação nessa relação no que se refere à construção da imagem. Toma-se como identidade, a forma como a organização se vê; e como imagem, a forma como o público externo vê a organização. Assim, o objetivo é comparar a identidade e a imagem organizacional e verificar o papel exercido pela comunicação. Para atingir este propósito, trabalhou-se em três frentes de investigação: a bibliográfica, a pesquisa de campo e a documental. Na primeira foi realizado um levantamento teórico sobre comunicação, imagem e identidade. Discute-se a construção de significado e a construção da imagem. Na segunda utilizou-se um estudo de caso, com o método de abordagem qualitativo do tipo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os integrantes de uma instituição de ensino profissionalizante. Utilizou-se ainda no estudo de caso, a análise documental de forma a investigar o programa de comunicação da instituição. Os resultados obtidos realçam as divergências encontradas entre a identidade e a imagem da instituição o que evidencia a necessidade de se considerar uma nova forma de encarar a comunicação empresarial.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11
2015-01-16T19:37:42Z
2015-01-16T19:37:42Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOURENÇO, C. D. da S. Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEC, 2006.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920
identifier_str_mv LOURENÇO, C. D. da S. Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEC, 2006.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835227162148864