Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920 |
Resumo: | O tema deste trabalho busca abrir diálogo sobre a construção de significado no que diz respeito à imagem e à identidade organizacional. Compara-se a imagem e a identidade organizacional e o papel da comunicação nessa relação no que se refere à construção da imagem. Toma-se como identidade, a forma como a organização se vê; e como imagem, a forma como o público externo vê a organização. Assim, o objetivo é comparar a identidade e a imagem organizacional e verificar o papel exercido pela comunicação. Para atingir este propósito, trabalhou-se em três frentes de investigação: a bibliográfica, a pesquisa de campo e a documental. Na primeira foi realizado um levantamento teórico sobre comunicação, imagem e identidade. Discute-se a construção de significado e a construção da imagem. Na segunda utilizou-se um estudo de caso, com o método de abordagem qualitativo do tipo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os integrantes de uma instituição de ensino profissionalizante. Utilizou-se ainda no estudo de caso, a análise documental de forma a investigar o programa de comunicação da instituição. Os resultados obtidos realçam as divergências encontradas entre a identidade e a imagem da instituição o que evidencia a necessidade de se considerar uma nova forma de encarar a comunicação empresarial. |
id |
UFLA_fe2153def851fa281a856a77682aaa85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4920 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacionalEstratégia de comunicaçãoImagemIdentidade organizacionalO tema deste trabalho busca abrir diálogo sobre a construção de significado no que diz respeito à imagem e à identidade organizacional. Compara-se a imagem e a identidade organizacional e o papel da comunicação nessa relação no que se refere à construção da imagem. Toma-se como identidade, a forma como a organização se vê; e como imagem, a forma como o público externo vê a organização. Assim, o objetivo é comparar a identidade e a imagem organizacional e verificar o papel exercido pela comunicação. Para atingir este propósito, trabalhou-se em três frentes de investigação: a bibliográfica, a pesquisa de campo e a documental. Na primeira foi realizado um levantamento teórico sobre comunicação, imagem e identidade. Discute-se a construção de significado e a construção da imagem. Na segunda utilizou-se um estudo de caso, com o método de abordagem qualitativo do tipo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os integrantes de uma instituição de ensino profissionalizante. Utilizou-se ainda no estudo de caso, a análise documental de forma a investigar o programa de comunicação da instituição. Os resultados obtidos realçam as divergências encontradas entre a identidade e a imagem da instituição o que evidencia a necessidade de se considerar uma nova forma de encarar a comunicação empresarial.2015-01-16T19:37:42Z2015-01-16T19:37:42Z2006-112015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOURENÇO, C. D. da S. Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEC, 2006.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920Lourenço, Cléria Donizete da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-01-16T19:38:17Zoai:localhost:1/4920Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-01-16T19:38:17Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional |
title |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional Lourenço, Cléria Donizete da Silva Estratégia de comunicação Imagem Identidade organizacional |
title_short |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional |
title_full |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional |
title_sort |
Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional |
author |
Lourenço, Cléria Donizete da Silva |
author_facet |
Lourenço, Cléria Donizete da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Cléria Donizete da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de comunicação Imagem Identidade organizacional |
topic |
Estratégia de comunicação Imagem Identidade organizacional |
description |
O tema deste trabalho busca abrir diálogo sobre a construção de significado no que diz respeito à imagem e à identidade organizacional. Compara-se a imagem e a identidade organizacional e o papel da comunicação nessa relação no que se refere à construção da imagem. Toma-se como identidade, a forma como a organização se vê; e como imagem, a forma como o público externo vê a organização. Assim, o objetivo é comparar a identidade e a imagem organizacional e verificar o papel exercido pela comunicação. Para atingir este propósito, trabalhou-se em três frentes de investigação: a bibliográfica, a pesquisa de campo e a documental. Na primeira foi realizado um levantamento teórico sobre comunicação, imagem e identidade. Discute-se a construção de significado e a construção da imagem. Na segunda utilizou-se um estudo de caso, com o método de abordagem qualitativo do tipo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os integrantes de uma instituição de ensino profissionalizante. Utilizou-se ainda no estudo de caso, a análise documental de forma a investigar o programa de comunicação da instituição. Os resultados obtidos realçam as divergências encontradas entre a identidade e a imagem da instituição o que evidencia a necessidade de se considerar uma nova forma de encarar a comunicação empresarial. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11 2015-01-16T19:37:42Z 2015-01-16T19:37:42Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOURENÇO, C. D. da S. Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEC, 2006. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, C. D. da S. Estratégias de comunicação, imagem e identidade organizacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEC, 2006. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835227162148864 |