Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espinoza, Oscar
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Castillo Guajardo, Dante, González Fiegehen, Luis, Loyola Campos, Javier, Cruz Grau, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/2807
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central identificar os fatores de caráter intraescolar que, quando comparados, têm maior incidência no abandono escolar no ciclo primário de crianças de ambos os sexos que vivem em Cerro Navia, uma zona da cidade de Santiago Chile que se caracteriza por elevados índices de pobreza. A informação qualitativa que serve de base a este trabalho foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a duas amostras de 25 casos: uma de menores que abandonaram a escola e outra composta por crianças de ambos os sexos com perfil idêntico que permanecem na escola. Esta informação foi analisada segundo os princípios da análise do discurso e refere-se à perceção dos próprios menores, assim como das suas famílias em relação aos fatores intraescolares de abandono escolar e de permanência dos alunos em escolas públicas de Cerro Navia. Os resultados permitem observar diferenças importantes nos percursos educativos dos que abandonaram a escola e dos que permaneceram na escola, o que indicia o tipo de ações que poderiam adotar os próprios estabelecimentos de ensino de modo a prevenir o abandono escolar precoce dos seus estudantes.
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spelling Fatores intraescolares associados ao abandono escolar no Chile : um estudo de casoEDUCAÇÃOABANDONO ESCOLARRELAÇÃO PEDAGÓGICAPROCESSO DE APRENDIZAGEMPOBREZAEDUCATIONDROPPING OUTPEDAGOGICAL RELATIONSHIPLEARNING PROCESSPOVERTYO presente artigo tem como objetivo central identificar os fatores de caráter intraescolar que, quando comparados, têm maior incidência no abandono escolar no ciclo primário de crianças de ambos os sexos que vivem em Cerro Navia, uma zona da cidade de Santiago Chile que se caracteriza por elevados índices de pobreza. A informação qualitativa que serve de base a este trabalho foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a duas amostras de 25 casos: uma de menores que abandonaram a escola e outra composta por crianças de ambos os sexos com perfil idêntico que permanecem na escola. Esta informação foi analisada segundo os princípios da análise do discurso e refere-se à perceção dos próprios menores, assim como das suas famílias em relação aos fatores intraescolares de abandono escolar e de permanência dos alunos em escolas públicas de Cerro Navia. Os resultados permitem observar diferenças importantes nos percursos educativos dos que abandonaram a escola e dos que permaneceram na escola, o que indicia o tipo de ações que poderiam adotar os próprios estabelecimentos de ensino de modo a prevenir o abandono escolar precoce dos seus estudantes.The present article has as its main objective to identify the internal school factors which comparatively have a stronger impact on primary level dropout rates among boys and girls from Cerro Navia, namely one area of the Santiago city in Chile which is known for its high poverty levels. The study is based on qualitative information obtained from semi-structured interviews applied to two different samples of 25 cases each: the first one based on school leavers and the second one based on boys and girls who remain at the school system. This information was analyzed following the principles of the discourse analysis and is referred to the perceptions of the boys and girls and their families about the internal school factors which affect dropout and retention in public schools in Cerro Navia. The results allow to establishing significant differences between the educational trajectories of school leavers and vulnerable students and at the same time shed some light about the kind of measures which could be taken by schools themselves in order to prevent its students from dropping out.Edições Universitárias Lusófonas2012-08-27T14:35:53Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2807por1646-401XEspinoza, OscarCastillo Guajardo, DanteGonzález Fiegehen, LuisLoyola Campos, JavierCruz Grau, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:33.088825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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