A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9064
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_cc17a322e9c483eb877d2e8391983205
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9064
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógicaEducação inclusivaDiferenciação pedagógicaVoz dos alunosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O objetivo do presente estudo foi o de conhecer a opinião dos alunos sobre a frequência com que os seus professores mobilizam estratégias de diferenciação pedagógica e a eficácia que lhes atribuem para a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 281 alunos, do 5º ao 12º ano de escolaridade. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi validado através de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias e consistiu num questionário online composto por 55 itens, agrupados em sete diferentes dimensões (Planeamento; Atividades/tarefas de aprendizagem; Materiais e recursos; Organização do trabalho dos alunos; Clima de sala de aula; Avaliação e monotorização; Autonomia). Os resultados mostraram que os alunos atribuíram maior frequência às adaptações que os professores fizeram com base nos seus interesses e necessidades. Pelo contrário, as consideradas menos frequentes disseram respeito às práticas pedagógicas de avaliação e suporte. Relativamente às práticas de diferenciação pedagógica consideradas mais eficazes, destacam-se as práticas relacionadas com a avaliação esuporte (consideradas as menos frequentes). Por outro lado, as práticas consideradas menos eficazes para as aprendizagens disseram respeito à organização e variação dos grupos de trabalho. Através da análise do impacto que as variáveis a) ciclo de ensino e b) insucesso escolar tiveram na perceção da frequência e da eficácia das práticas de diferenciação pedagógica, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Verificou-se também que todos os fatores de frequência e eficácia se correlacionaram. Os resultados do presente estudo permitem reforçar a importância das estratégias de diferenciação pedagógica de uma forma geral e, em particular, reforçar aquelas que se revelaram mais eficazes do ponto de vista dos alunos.Gaitas, SérgioRepositório do ISPARaposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade2023-03-08T16:57:07Z2022-11-202022-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9064TID:203109120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:58Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:55.859997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
title A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
spellingShingle A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade
Educação inclusiva
Diferenciação pedagógica
Voz dos alunos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
title_full A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
title_fullStr A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
title_full_unstemmed A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
title_sort A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
author Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade
author_facet Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaitas, Sérgio
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Diferenciação pedagógica
Voz dos alunos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Educação inclusiva
Diferenciação pedagógica
Voz dos alunos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-20
2022-11-20T00:00:00Z
2023-03-08T16:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9064
TID:203109120
url http://hdl.handle.net/10400.12/9064
identifier_str_mv TID:203109120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131313866801152