A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/9064 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. |
id |
RCAP_cc17a322e9c483eb877d2e8391983205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9064 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógicaEducação inclusivaDiferenciação pedagógicaVoz dos alunosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O objetivo do presente estudo foi o de conhecer a opinião dos alunos sobre a frequência com que os seus professores mobilizam estratégias de diferenciação pedagógica e a eficácia que lhes atribuem para a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 281 alunos, do 5º ao 12º ano de escolaridade. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi validado através de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias e consistiu num questionário online composto por 55 itens, agrupados em sete diferentes dimensões (Planeamento; Atividades/tarefas de aprendizagem; Materiais e recursos; Organização do trabalho dos alunos; Clima de sala de aula; Avaliação e monotorização; Autonomia). Os resultados mostraram que os alunos atribuíram maior frequência às adaptações que os professores fizeram com base nos seus interesses e necessidades. Pelo contrário, as consideradas menos frequentes disseram respeito às práticas pedagógicas de avaliação e suporte. Relativamente às práticas de diferenciação pedagógica consideradas mais eficazes, destacam-se as práticas relacionadas com a avaliação esuporte (consideradas as menos frequentes). Por outro lado, as práticas consideradas menos eficazes para as aprendizagens disseram respeito à organização e variação dos grupos de trabalho. Através da análise do impacto que as variáveis a) ciclo de ensino e b) insucesso escolar tiveram na perceção da frequência e da eficácia das práticas de diferenciação pedagógica, foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Verificou-se também que todos os fatores de frequência e eficácia se correlacionaram. Os resultados do presente estudo permitem reforçar a importância das estratégias de diferenciação pedagógica de uma forma geral e, em particular, reforçar aquelas que se revelaram mais eficazes do ponto de vista dos alunos.Gaitas, SérgioRepositório do ISPARaposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade2023-03-08T16:57:07Z2022-11-202022-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9064TID:203109120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-13T02:15:58Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:21:55.859997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica |
title |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica |
spellingShingle |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade Educação inclusiva Diferenciação pedagógica Voz dos alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica |
title_full |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica |
title_fullStr |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica |
title_sort |
A visão dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica |
author |
Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade |
author_facet |
Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gaitas, Sérgio Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Isabel Maria Ribeiro Teles Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Diferenciação pedagógica Voz dos alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Educação inclusiva Diferenciação pedagógica Voz dos alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-20 2022-11-20T00:00:00Z 2023-03-08T16:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/9064 TID:203109120 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/9064 |
identifier_str_mv |
TID:203109120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131313866801152 |