Diferenciação pedagógica no 1º C. E. B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinharanda, Maria Alice Martinho Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2560
Resumo: Este estudo teve como principal objectivo perceber como é que a problemática da diferenciação pedagógica é entendida e realizada no contexto de sala de aula, em turmas do 1.º ciclo. Neste sentido, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: 1 - Como planificam os professores as actividades lectivas tendo em conta os diferentes alunos? 2 - Como é que os professores organizam os alunos na sala de aula e que tipos de materiais preparam para eles? 3 - Qual é o entendimento que os professores têm sobre a diferenciação pedagógica? 4 - Que estratégias de diferenciação pedagógica implementam na sala de aula? 5 - Que factores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 6 - Que factores condicionam as aprendizagens dos alunos e como gerem os professores as suas dificuldades? 7 - Que tipo de avaliação privilegiam os professores numa sala de aula perante a diversidade de alunos? Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos professores de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Beira Interior e observações de aula nas quatro turmas dessa escola. A partir da análise de conteúdo do discurso dos professores e da observação directa de aulas, procurou-se compreender como é que a implementação da diferenciação pedagógica é realizada nas quatro turmas da escola. O estudo teve como principais referentes teórico conceptuais a literatura científica e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. Os resultados obtidos mostram que os professores do 1.º ciclo, alvo deste estudo, integram já alguns componentes e aspectos de um ensino diferenciado na sua prática docente, reflectindo como exercem o seu ensino, sobre a forma como os alunos aprendem melhor e aplicando na prática pedagógica algumas estratégias de diferenciação pedagógica. Assim, a aplicabilidade da diferenciação pedagógica não depende do ano de escolaridade, nem da área leccionada. Esta diferenciação é realizada sobretudo ao nível das metodologias utilizadas no processo de ensino/aprendizagem e não tanto ao nível da adaptação de conteúdos ou programas. A adaptação curricular só é implementada em alunos da Educação Especial através do Plano Educativo Individual, ou através do Currículo Específico Individual. As estratégias de diferenciação implementadas na sala de aula são diversas (sendo algumas delas comuns a várias turmas) e aplicadas a todos os alunos e não apenas naqueles que têm dificuldades de aprendizagem. A avaliação constitui um momento importante neste processo na medida em que fornece o feedback rigoroso para continuar a diferenciar.
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Neste sentido, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: 1 - Como planificam os professores as actividades lectivas tendo em conta os diferentes alunos? 2 - Como é que os professores organizam os alunos na sala de aula e que tipos de materiais preparam para eles? 3 - Qual é o entendimento que os professores têm sobre a diferenciação pedagógica? 4 - Que estratégias de diferenciação pedagógica implementam na sala de aula? 5 - Que factores e dificuldades condicionam a implementação da diferenciação pedagógica? 6 - Que factores condicionam as aprendizagens dos alunos e como gerem os professores as suas dificuldades? 7 - Que tipo de avaliação privilegiam os professores numa sala de aula perante a diversidade de alunos? Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos professores de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Beira Interior e observações de aula nas quatro turmas dessa escola. A partir da análise de conteúdo do discurso dos professores e da observação directa de aulas, procurou-se compreender como é que a implementação da diferenciação pedagógica é realizada nas quatro turmas da escola. O estudo teve como principais referentes teórico conceptuais a literatura científica e o quadro legislativo em vigor no sistema educativo português. Os resultados obtidos mostram que os professores do 1.º ciclo, alvo deste estudo, integram já alguns componentes e aspectos de um ensino diferenciado na sua prática docente, reflectindo como exercem o seu ensino, sobre a forma como os alunos aprendem melhor e aplicando na prática pedagógica algumas estratégias de diferenciação pedagógica. Assim, a aplicabilidade da diferenciação pedagógica não depende do ano de escolaridade, nem da área leccionada. Esta diferenciação é realizada sobretudo ao nível das metodologias utilizadas no processo de ensino/aprendizagem e não tanto ao nível da adaptação de conteúdos ou programas. A adaptação curricular só é implementada em alunos da Educação Especial através do Plano Educativo Individual, ou através do Currículo Específico Individual. As estratégias de diferenciação implementadas na sala de aula são diversas (sendo algumas delas comuns a várias turmas) e aplicadas a todos os alunos e não apenas naqueles que têm dificuldades de aprendizagem. A avaliação constitui um momento importante neste processo na medida em que fornece o feedback rigoroso para continuar a diferenciar.This study had as its main goal to understand how the problematic of pedagogical differentiation is understood and carried through in classroom context, in groups of elementary school. In this direction, the following questions of inquiry had been established: 1 – How do teachers plan the period of learning activities having in account the different pupils? 2 - How do teachers group the pupils in the classroom and what type of materials do they prepare for them? 3 - What is the assumption teachers have on the pedagogical differentiation? 4 - What strategies of pedagogical differentiation do they develop in the classroom? 5 - What factors can turn difficult the implementation of the pedagogical differentiation? 6 - What factors can limit the pupils’ learning and how do teachers face these difficulties? 7 - What type of evaluation do teachers emphasize in a classroom, full of different types of students? Through a qualitative methodology, some semi-structuralized interviews had been carried out to teachers of an elementary school of Beira Interior and lesson comments were made in the four classrooms of this school. From the analysis of the content of teachers’ speech and the direct comment of lessons, it was aimed to understand how the implementation of the pedagogical differentiation is carried through in the four groups of this school. The study had as main referring theoretician conceptual the scientific literature and the legislative system in vigor in the Portuguese educative model. The results show that elementary school teachers, target of this study, have been already integrating some components and aspects of a differentiated education in their daily teaching routine, by thinking on the way they teach, on the way how pupils learn better and applying in practical pedagogical some strategies of pedagogical differentiation. Thus, the applicability of the pedagogical differentiation neither depends on the scholastic grade, nor on the school subject. This differentiation is carried through, over all, to the level of the methodologies used in the education process/learning and not, in such a way, to the level of the adaptation of contents or programs. The curricular adaptation is only implemented in pupils of the Special Education through the Individual Educative Plan or through the Individual Specific Resume. The implemented strategies of differentiation in the classroom can vary (being some of them common to different classrooms) and are applied to all the pupils and not only to the ones who have learning difficulties. The evaluation constitutes an important moment in this process because it supplies a rigorous feedback, essential to the process of differentiation.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumPinharanda, Maria Alice Martinho Silva2014-11-04T18:58:13Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:12.855330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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