Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2840
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_cc1b1b50b76c3493e0ad759bed7a4d6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de LisboaFormação de adultosValidação de competênciasFormação profissional contínuaRelatórios de estágio de mestrado - 2010Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente Relatório enquadra-se no estágio realizado no Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), para a conclusão do Mestrado em Ciências da Educação, especialização Formação de Adultos. O CNO centra a sua intervenção em dois eixos: Acolhimento, Diagnóstico e Encaminhamento (ADE) e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Para o cumprimento das suas finalidades, dispõe de uma equipa técnico-pedagógica, que engloba diversos actores educativos, com diferentes funções e com dois objectivos comuns: Encaminhar candidatos para ofertas educativas e formativas, por um lado, Validar e Certificar Competências, por outro. É sobre esta ETP que incide o meu Projecto de Estágio, enquadrado na promoção da avaliação externa dos CNO, através da adaptação do modelo Common Assessment Framework (CAF). Como tal, cada CNO teve de fazer a sua própria autoavaliação, redigindo um relatório e, posteriormente, elaborar um Plano de Acções de Melhoria. Neste Plano, são apresentadas áreas de melhoria do Centro, sendo que uma delas se centra na realização de um Plano de Formação para a ETP do CNO, constituindo-se no principal objectivo do meu projecto de estágio. Assim, neste trabalho proponho-me conhecer e analisar a instância educativa, e tudo o que lhe está inerente, para através de um diagnóstico de situação, elaborar um Plano de Formação que vá ao encontro das representações pessoais e profissionais e das necessidades que os elementos da ETP identifiquem. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados, com o objectivo de obter dados que permitam transformar tal área de melhoria numa potencialidade e oportunidade.The following report is part of an internship training held at the Center for New Opportunieties (CNO) of Lisboa’s School of Tourism and Hospitality (EHTL) to complete my Master’s degree in Educational Sciences, specialization in Adult Education. The CNO focus it’s assistance on two areas: Reception, Diagnostic and Routing (ADE) and the process of Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC). In order to follow this aims, has a technical-pedagogical staff, which includes several educational agents, with different function and with to common goals: Forward candidates to offer education and training on the one hand, and Validate and Certify Competencies, on the other. Is this team that focuses my Internship Project, supported the promotion of external evaluation of the CNO, by adapting the model Common Assessment Framework (CAF). As such, each CNO had to do their own self-assessment, writing a report and then prepare an Action Plan for Improvement. In this Plan, are shown improvement areas of the Centre, one of which focuses on carrying out a training plan for the ETP of the CNO, which is the main objective of my internship project. In order to achieve all this, in this work i propose to experience, understand and analyze the educational request in it’s essence, and use this study ti develop a Training Plan that satisfies the personal and professional needs identified by the elements of the ETP. Considering the goals of this study, I chose a qualitative researche, using different techniques for data collection, trough which may raise the possibility to convert that “area of improvement” in a real opportunity.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-2011-03-29T08:58:17Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:05.519933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
title Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
spellingShingle Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-
Formação de adultos
Validação de competências
Formação profissional contínua
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
title_short Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
title_full Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
title_fullStr Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
title_full_unstemmed Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
title_sort Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
author Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-
author_facet Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Validação de competências
Formação profissional contínua
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
topic Formação de adultos
Validação de competências
Formação profissional contínua
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-29T08:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2840
url http://hdl.handle.net/10451/2840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134175556534272