Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2840 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
id |
RCAP_cc1b1b50b76c3493e0ad759bed7a4d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de LisboaFormação de adultosValidação de competênciasFormação profissional contínuaRelatórios de estágio de mestrado - 2010Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010O presente Relatório enquadra-se no estágio realizado no Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), para a conclusão do Mestrado em Ciências da Educação, especialização Formação de Adultos. O CNO centra a sua intervenção em dois eixos: Acolhimento, Diagnóstico e Encaminhamento (ADE) e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Para o cumprimento das suas finalidades, dispõe de uma equipa técnico-pedagógica, que engloba diversos actores educativos, com diferentes funções e com dois objectivos comuns: Encaminhar candidatos para ofertas educativas e formativas, por um lado, Validar e Certificar Competências, por outro. É sobre esta ETP que incide o meu Projecto de Estágio, enquadrado na promoção da avaliação externa dos CNO, através da adaptação do modelo Common Assessment Framework (CAF). Como tal, cada CNO teve de fazer a sua própria autoavaliação, redigindo um relatório e, posteriormente, elaborar um Plano de Acções de Melhoria. Neste Plano, são apresentadas áreas de melhoria do Centro, sendo que uma delas se centra na realização de um Plano de Formação para a ETP do CNO, constituindo-se no principal objectivo do meu projecto de estágio. Assim, neste trabalho proponho-me conhecer e analisar a instância educativa, e tudo o que lhe está inerente, para através de um diagnóstico de situação, elaborar um Plano de Formação que vá ao encontro das representações pessoais e profissionais e das necessidades que os elementos da ETP identifiquem. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados, com o objectivo de obter dados que permitam transformar tal área de melhoria numa potencialidade e oportunidade.The following report is part of an internship training held at the Center for New Opportunieties (CNO) of Lisboa’s School of Tourism and Hospitality (EHTL) to complete my Master’s degree in Educational Sciences, specialization in Adult Education. The CNO focus it’s assistance on two areas: Reception, Diagnostic and Routing (ADE) and the process of Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC). In order to follow this aims, has a technical-pedagogical staff, which includes several educational agents, with different function and with to common goals: Forward candidates to offer education and training on the one hand, and Validate and Certify Competencies, on the other. Is this team that focuses my Internship Project, supported the promotion of external evaluation of the CNO, by adapting the model Common Assessment Framework (CAF). As such, each CNO had to do their own self-assessment, writing a report and then prepare an Action Plan for Improvement. In this Plan, are shown improvement areas of the Centre, one of which focuses on carrying out a training plan for the ETP of the CNO, which is the main objective of my internship project. In order to achieve all this, in this work i propose to experience, understand and analyze the educational request in it’s essence, and use this study ti develop a Training Plan that satisfies the personal and professional needs identified by the elements of the ETP. Considering the goals of this study, I chose a qualitative researche, using different techniques for data collection, trough which may raise the possibility to convert that “area of improvement” in a real opportunity.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-2011-03-29T08:58:17Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:05.519933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa |
title |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa |
spellingShingle |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987- Formação de adultos Validação de competências Formação profissional contínua Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
title_short |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa |
title_full |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa |
title_fullStr |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa |
title_sort |
Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa |
author |
Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987- |
author_facet |
Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Natália, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de adultos Validação de competências Formação profissional contínua Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
topic |
Formação de adultos Validação de competências Formação profissional contínua Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-03-29T08:58:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2840 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.ms-excel application/vnd.ms-excel application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134175556534272 |