Gestão escolar democrática participativa e melhoria do ensino em escolas públicas municipais de São Luís
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7337 |
Resumo: | Esta dissertação faz uma abordagem sobre a temática Gestão Escolar Democrática Participativa e Melhoria do Ensino em Escolas Públicas Municipais de São Luís/MA e encontra-se inserida na linha de pesquisa de Educação, Sociedade e Memória do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal/Instituto de Educação. Tem por objetivo geral conhecer a atuação do gestor escolar e o modelo de gestão adotado em escolas públicas da rede municipal de ensino de São Luís/MA, evidenciando a participação de toda comunidade escolar na construção e no direcionamento das ações educativas das três escolas da rede municipal de ensino que fazem parte desta pesquisa de investigação. Partindo desse contexto, buscam-se bases teóricas que fundamentem o objeto de estudo. Como se trata de uma investigação empírica optou-se por uma pesquisa bibliográfica e exploratória de natureza qualitativa e quantitativa, tendo em vista a melhor explicação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação compreendem os gestores, professores e coordenadores pedagógicos, os quais fizeram parte da amostra de investigação. A pesquisa foi realizada em duas etapas: primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisa questionários com questões estruturadas; a segunda etapa, de caráter qualitativo, constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, com o propósito de apurar mais detalhes sobre a gestão escolar democrática participativa em estudo. Nesse sentido, essa investigação apresentou a importância da valorização humana e das estratégias para compreender melhor os fenômenos sociais nas ações dos indivíduos. A proposta desta dissertação não significou disponibilizar uma receita pronta para a construção de ideias em um processo de gestão escolar democrática participativa, mas a necessidade de construção e reconstrução da estrutura organizacional da escola em vários de seus aspectos. Assim, propõe-se retomar o debate e reflexões sobre a gestão escolar democrática participativa, buscando desvendar a disjunção entre o proclamado nas diretrizes governamentais e as práticas consubstanciadas no sistema de ensino sem, contudo, perder de vista os avanços e as possibilidades decorrentes dessas práticas. |
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Partindo desse contexto, buscam-se bases teóricas que fundamentem o objeto de estudo. Como se trata de uma investigação empírica optou-se por uma pesquisa bibliográfica e exploratória de natureza qualitativa e quantitativa, tendo em vista a melhor explicação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação compreendem os gestores, professores e coordenadores pedagógicos, os quais fizeram parte da amostra de investigação. A pesquisa foi realizada em duas etapas: primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisa questionários com questões estruturadas; a segunda etapa, de caráter qualitativo, constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, com o propósito de apurar mais detalhes sobre a gestão escolar democrática participativa em estudo. Nesse sentido, essa investigação apresentou a importância da valorização humana e das estratégias para compreender melhor os fenômenos sociais nas ações dos indivíduos. A proposta desta dissertação não significou disponibilizar uma receita pronta para a construção de ideias em um processo de gestão escolar democrática participativa, mas a necessidade de construção e reconstrução da estrutura organizacional da escola em vários de seus aspectos. Assim, propõe-se retomar o debate e reflexões sobre a gestão escolar democrática participativa, buscando desvendar a disjunção entre o proclamado nas diretrizes governamentais e as práticas consubstanciadas no sistema de ensino sem, contudo, perder de vista os avanços e as possibilidades decorrentes dessas práticas.In this dissertation an approach on the theme School Democratic Participative Management and Improvement of Education in São Luis’ Municipal Public Schools / MA and is inserted in the line of Education Research, Society and Master of Memory in Educational Sciences of the University of Lusophone Humanities and Technology Portugal / Institute of Education. It has the objective to know the role of the school management and the management model adopted in public schools in the city of São Luís / MA, noting the participation of the whole school community in building and directing the educational activities of the three public schools that are part of this research study. From this context, it sought theoretical basis to substantiate the study object. As this is an empirical investigation opted for a bibliographic and exploratory research of qualitative and quantitative nature, in order to better explanation of the phenomena studied. The subjects involved in the research include managers, teachers and coordinators, which were part of the sample investigation. The survey was conducted in two stages: first of quantitative character, when it was used as research tools questionnaires with structured questions and the second stage of qualitative character, directed interviews with pre-defined questions in order to determine more details about the participatory democratic school management study. In this sense, this research showed the importance of human enhancement and strategies to better understand social phenomena in the individuals’ actions. The purpose of this dissertation not meant to provide a ready recipe for the construction of ideas in a participatory democratic school management process, but the need for construction and reconstruction of the school organizational structure in all aspects. Thus, it is proposed to resume the debate and reflections on participatory democratic school management, seeking to unravel the disjunction between the proclaimed in government policies and practices embodied in the education system, without losing sight of the advances and possibilities arising from these practices.2016-10-10T09:44:21Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7337TID:201459876porMarinho, Maria de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:28.176617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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