A história da arte diante da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniela Queirós
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8218
Resumo: As presentes páginas têm como intento tecer considerações sobre a história da história da arte. Para alcançar o almejado objetivo, partiu-se dos primeiros textos escritos na Antiguidade. Em seguida, abordou-se os tratados de pintura redigidos a partir do século XIV e o texto inau-gural da história da arte que “nascia” naquele Renascimento. Foram, então, mencionadas as modificações metodológicas estabelecidas por Johann Joachim Winckelmann, no século XVIII. Do século XIX, destacou-se as abertu-ras propostas por Alois Riegl e Aby Warburg. Dos muitos relevantes historiadores da arte do século XX, apontou-se os conceitos defendidos por Erwin Panofsky, Heirich Wölfflin e Ernst Gombrich. Por fim, assinalou-se as mudanças historiográficas atuais empreendidas por dois nomes de destaque: Hans Belting e Georges Didi-Huberman.
id RCAP_cc41d92110afa87b9c3b95249b9012e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A história da arte diante da imagemThe history of art in front of the imageHistoriografia da arteHistória da arteTeoria da imagemArt historiographyArt historyImage theoryAs presentes páginas têm como intento tecer considerações sobre a história da história da arte. Para alcançar o almejado objetivo, partiu-se dos primeiros textos escritos na Antiguidade. Em seguida, abordou-se os tratados de pintura redigidos a partir do século XIV e o texto inau-gural da história da arte que “nascia” naquele Renascimento. Foram, então, mencionadas as modificações metodológicas estabelecidas por Johann Joachim Winckelmann, no século XVIII. Do século XIX, destacou-se as abertu-ras propostas por Alois Riegl e Aby Warburg. Dos muitos relevantes historiadores da arte do século XX, apontou-se os conceitos defendidos por Erwin Panofsky, Heirich Wölfflin e Ernst Gombrich. Por fim, assinalou-se as mudanças historiográficas atuais empreendidas por dois nomes de destaque: Hans Belting e Georges Didi-Huberman.The present pages intend to discuss the history of art history. In order to reach the desired objective, it starts with the first texts written in Antiquity. Then, the painting treatises written from the 14th century onwards and the inau-gural text of the history of art that was “born” in that Renaissance were discussed. Then, the methodological changes established by Johann Joachim Winckelmann, in the 18th century, were mentioned. From the 19th century, the openings proposed by Alois Riegl and Aby War-burg were highlighted. Of the many relevant art historians of the 20th century, the concepts defended by Erwin Panofsky, Heirich Wölfflin and Ernst Gombrich were prominent. Finally, the current historiographic changes undertaken by two noticeable names were indicated: Hans Belting and Georges Didi-Huberman.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCampos, Daniela Queirós2022-12-13T11:45:56Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8218porCAMPOS, Daniela Queirós (2022) - A história da arte diante da imagem. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XV:30, p. -69-76. DOI 10.53681/c1514225187514391s.30.124.1646-905410.53681/c1514225187514391s.30.124info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:32Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:37.089548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A história da arte diante da imagem
The history of art in front of the image
title A história da arte diante da imagem
spellingShingle A história da arte diante da imagem
Campos, Daniela Queirós
Historiografia da arte
História da arte
Teoria da imagem
Art historiography
Art history
Image theory
title_short A história da arte diante da imagem
title_full A história da arte diante da imagem
title_fullStr A história da arte diante da imagem
title_full_unstemmed A história da arte diante da imagem
title_sort A história da arte diante da imagem
author Campos, Daniela Queirós
author_facet Campos, Daniela Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Daniela Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv Historiografia da arte
História da arte
Teoria da imagem
Art historiography
Art history
Image theory
topic Historiografia da arte
História da arte
Teoria da imagem
Art historiography
Art history
Image theory
description As presentes páginas têm como intento tecer considerações sobre a história da história da arte. Para alcançar o almejado objetivo, partiu-se dos primeiros textos escritos na Antiguidade. Em seguida, abordou-se os tratados de pintura redigidos a partir do século XIV e o texto inau-gural da história da arte que “nascia” naquele Renascimento. Foram, então, mencionadas as modificações metodológicas estabelecidas por Johann Joachim Winckelmann, no século XVIII. Do século XIX, destacou-se as abertu-ras propostas por Alois Riegl e Aby Warburg. Dos muitos relevantes historiadores da arte do século XX, apontou-se os conceitos defendidos por Erwin Panofsky, Heirich Wölfflin e Ernst Gombrich. Por fim, assinalou-se as mudanças historiográficas atuais empreendidas por dois nomes de destaque: Hans Belting e Georges Didi-Huberman.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T11:45:56Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8218
url http://hdl.handle.net/10400.11/8218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAMPOS, Daniela Queirós (2022) - A história da arte diante da imagem. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. XV:30, p. -69-76. DOI 10.53681/c1514225187514391s.30.124.
1646-9054
10.53681/c1514225187514391s.30.124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130850653110272