A história da arte diante da imagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8218 |
Resumo: | As presentes páginas têm como intento tecer considerações sobre a história da história da arte. Para alcançar o almejado objetivo, partiu-se dos primeiros textos escritos na Antiguidade. Em seguida, abordou-se os tratados de pintura redigidos a partir do século XIV e o texto inau-gural da história da arte que “nascia” naquele Renascimento. Foram, então, mencionadas as modificações metodológicas estabelecidas por Johann Joachim Winckelmann, no século XVIII. Do século XIX, destacou-se as abertu-ras propostas por Alois Riegl e Aby Warburg. Dos muitos relevantes historiadores da arte do século XX, apontou-se os conceitos defendidos por Erwin Panofsky, Heirich Wölfflin e Ernst Gombrich. Por fim, assinalou-se as mudanças historiográficas atuais empreendidas por dois nomes de destaque: Hans Belting e Georges Didi-Huberman. |
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