Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierrez, Ericki Funes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078
Resumo: Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de linguagem diferenciada que possa ser utilizado no ensino de História da Arte em cursos ligados às Artes e ao Design. Estes cursos superiores possuem uma natureza muito mais ligada à criatividade e inovação, e, apesar disso, costumam possuir em seus currículos disciplinas de História da Arte ministradas por um viés datado, reprodutivista e repetitivo, distante da realidade dinâmica desses cursos. Motivado pela crescente produção acadêmica que defende a interdisciplinaridade e a utilização de materiais diferenciados no ensino de História, o presente estudo tem a intenção de apresentar reflexões teóricas acerca da historiografia da arte, e acerca da acessibilidade da disciplina histórica por parte de alunos e professores de cursos superiores ligados às Artes e ao Design. Consequentemente discutem-se as teorias a respeito da produção historiográfica para o grande público (a comunidade nãoacadêmica), do papel do historiador sobre seu campo de atuação e da didática da história, alicerçando-se no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Por fim, o artigo estendido tem como objetivo apresentar as representações teóricas utilizadas através da linguagem artística na obra proposta, o livro Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira.
id UCS_492b4147a9c08f81167db2fc74cdc59c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1078
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Gutierrez, Ericki FunesConforto, MaríliaMinuzzi, Reinilda de Fátima BerguenmayerRela, Eliana2015-12-04T11:37:07Z2015-12-04T11:37:07Z2015-12-042015-10-14https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de linguagem diferenciada que possa ser utilizado no ensino de História da Arte em cursos ligados às Artes e ao Design. Estes cursos superiores possuem uma natureza muito mais ligada à criatividade e inovação, e, apesar disso, costumam possuir em seus currículos disciplinas de História da Arte ministradas por um viés datado, reprodutivista e repetitivo, distante da realidade dinâmica desses cursos. Motivado pela crescente produção acadêmica que defende a interdisciplinaridade e a utilização de materiais diferenciados no ensino de História, o presente estudo tem a intenção de apresentar reflexões teóricas acerca da historiografia da arte, e acerca da acessibilidade da disciplina histórica por parte de alunos e professores de cursos superiores ligados às Artes e ao Design. Consequentemente discutem-se as teorias a respeito da produção historiográfica para o grande público (a comunidade nãoacadêmica), do papel do historiador sobre seu campo de atuação e da didática da história, alicerçando-se no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Por fim, o artigo estendido tem como objetivo apresentar as representações teóricas utilizadas através da linguagem artística na obra proposta, o livro Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira.This extended article is intended to review the models and conceptions on teaching Art History through models of time and memory conceived by the art’s historiography, looking to produce a material with a different language to be used in teaching History of Art in graduation courses related to Arts and Design. These courses are, by nature, much more connected to creativity and innovation, and yet, customarily have on their resumes disciplines of History of Art taught in a dated and repetitive fashion, far from the dynamic reality of these courses and their students. Motivated by the growing academic literature defending theinterdisciplinarity and the use of different ways of teaching History of Art, this study aims to present theoretical reflections about the historiography of Art, and the accessibility of the historical discipline by students and teachers on degree courses related to Art and Design. Therefore we discuss the theories of historical productions for the general public (non-academic community), the role of the historian on his field of work and historical education, using the concept of historical consciousness of JörnRüsen. At last, this extended article have the objective of showing the way the theory of the discipline was used, through the artistic discourse, in the proposed work, the book called Pierre, Erica and a conversation about the history of Brazilian art.Arte - HistóriaHistoriografiaArt - HistoryHistoriographyPierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6206335802437766GUTIERREZ, E. F.Programa de Pós-Graduação em HistóriaTEXTDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.txtDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.txtExtracted texttext/plain300830https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/3/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.txtf863d4a50960b7ef9c78ae688f9f8681MD53THUMBNAILDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.jpgDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/4/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.jpg7c2cdecebeeaf58ca666fa727745824fMD54ORIGINALDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdfDissertacao Ericki Funes Gutierrez.pdfapplication/pdf8003076https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/1/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf4ae67f767300cbb0515cf2f65c91c00fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10782018-08-17 06:21:45.272oai:repositorio.ucs.br:11338/1078IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:21:45Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
title Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
spellingShingle Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
Gutierrez, Ericki Funes
Arte - História
Historiografia
Art - History
Historiography
title_short Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
title_full Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
title_fullStr Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
title_full_unstemmed Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
title_sort Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira : um produto prático de linguagem literária enquanto abordagem de ensino da história da arte no ensino superior
author Gutierrez, Ericki Funes
author_facet Gutierrez, Ericki Funes
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Conforto, Marília
Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierrez, Ericki Funes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rela, Eliana
contributor_str_mv Rela, Eliana
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - História
Historiografia
topic Arte - História
Historiografia
Art - History
Historiography
dc.subject.eng.fl_str_mv Art - History
Historiography
description Neste artigo estendido pretende-se revisar os modelos e concepções de se ensinar História da Arte, através de modelos de tempo e memória concebidos pela historiografia da arte, tendo em vista a produção de um material de linguagem diferenciada que possa ser utilizado no ensino de História da Arte em cursos ligados às Artes e ao Design. Estes cursos superiores possuem uma natureza muito mais ligada à criatividade e inovação, e, apesar disso, costumam possuir em seus currículos disciplinas de História da Arte ministradas por um viés datado, reprodutivista e repetitivo, distante da realidade dinâmica desses cursos. Motivado pela crescente produção acadêmica que defende a interdisciplinaridade e a utilização de materiais diferenciados no ensino de História, o presente estudo tem a intenção de apresentar reflexões teóricas acerca da historiografia da arte, e acerca da acessibilidade da disciplina histórica por parte de alunos e professores de cursos superiores ligados às Artes e ao Design. Consequentemente discutem-se as teorias a respeito da produção historiográfica para o grande público (a comunidade nãoacadêmica), do papel do historiador sobre seu campo de atuação e da didática da história, alicerçando-se no conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen. Por fim, o artigo estendido tem como objetivo apresentar as representações teóricas utilizadas através da linguagem artística na obra proposta, o livro Pierre, Erica e uma conversa sobre a história da arte brasileira.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-10-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-04T11:37:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-04T11:37:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/3/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/4/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/1/Dissertacao%20Ericki%20Funes%20Gutierrez.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1078/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f863d4a50960b7ef9c78ae688f9f8681
7c2cdecebeeaf58ca666fa727745824f
4ae67f767300cbb0515cf2f65c91c00f
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308914420252672