Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/7874 |
Resumo: | Tendo por premissa que a educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve conduzir os jovens à adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis, desenvolvemos o presente estudo que teve como objectivos: conhecer as concepções de educação para a saúde dos professores; caracterizar as suas actividades de educação para a saúde; conhecer os hábitos alimentares dos alunos, tipo de actividade física e identificar comportamentos de risco, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e comportamento sexual. É um estudo descritivo e transversal, em que os dados foram recolhidos através de um questionário on line, tendo sido garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados. Participaram neste estudo um total de 77 professores, e 467 alunos, provenientes de Escolas situadas na região norte de Portugal. Resultados: Todos os professores do 1º ciclo e de ciências naturais (2º ciclo) dizem realizar Educação para a saúde, enquanto que os professores das ciências exactas e tecnologias dizem não realizar; a maior parte dos professores diz que quem deve ensinar educação para a saúde são os pais, professores e profissionais da saúde em conjunto; cerca de dois terços dos jovens dizem não ter experimentado tabaco, a bebida mais consumida é o vinho; a maioria dos jovens diz não consumir qualquer tipo de droga ilícita e são os rapazes que afirmam mais frequentemente já ter tido relações sexuais. Conclusões: A educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve levar os jovens a adoptarem e manterem estilos de vida saudáveis. Consideramos, este estudo como um ponto de partida necessário a que uma intervenção comunitária em termos de educação para a saúde se possa efectivar. |
id |
RCAP_cc4916e352ce23dd866bd17d6a75ec15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunosEducação para a SaúdeHábitos alimentaresÁlcoolTabacoDrogasComportamentos sexuaisTendo por premissa que a educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve conduzir os jovens à adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis, desenvolvemos o presente estudo que teve como objectivos: conhecer as concepções de educação para a saúde dos professores; caracterizar as suas actividades de educação para a saúde; conhecer os hábitos alimentares dos alunos, tipo de actividade física e identificar comportamentos de risco, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e comportamento sexual. É um estudo descritivo e transversal, em que os dados foram recolhidos através de um questionário on line, tendo sido garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados. Participaram neste estudo um total de 77 professores, e 467 alunos, provenientes de Escolas situadas na região norte de Portugal. Resultados: Todos os professores do 1º ciclo e de ciências naturais (2º ciclo) dizem realizar Educação para a saúde, enquanto que os professores das ciências exactas e tecnologias dizem não realizar; a maior parte dos professores diz que quem deve ensinar educação para a saúde são os pais, professores e profissionais da saúde em conjunto; cerca de dois terços dos jovens dizem não ter experimentado tabaco, a bebida mais consumida é o vinho; a maioria dos jovens diz não consumir qualquer tipo de droga ilícita e são os rapazes que afirmam mais frequentemente já ter tido relações sexuais. Conclusões: A educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve levar os jovens a adoptarem e manterem estilos de vida saudáveis. Consideramos, este estudo como um ponto de partida necessário a que uma intervenção comunitária em termos de educação para a saúde se possa efectivar.LIBEC/CIFPEC - unidade de investigação 16/644 da FCT.Instituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade do MinhoRodrigues, VitorCarvalho, Graça Simões deGonçalves, ArturAlbuquerque, Carlos2008-01-312008-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/7874porLEAL, I. [et al.], ed. lit. – “Intervenção em psicologia e saúde : actas do Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 7, Porto, Portugal, 2008”. [Porto : Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008]. ISBN 972840082-9. p. 717-720.972840082-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:42.571380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos |
title |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos |
spellingShingle |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos Rodrigues, Vitor Educação para a Saúde Hábitos alimentares Álcool Tabaco Drogas Comportamentos sexuais |
title_short |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos |
title_full |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos |
title_fullStr |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos |
title_full_unstemmed |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos |
title_sort |
Estilos de vida: o que dizem os professores; a realidade dos alunos |
author |
Rodrigues, Vitor |
author_facet |
Rodrigues, Vitor Carvalho, Graça Simões de Gonçalves, Artur Albuquerque, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Graça Simões de Gonçalves, Artur Albuquerque, Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Vitor Carvalho, Graça Simões de Gonçalves, Artur Albuquerque, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a Saúde Hábitos alimentares Álcool Tabaco Drogas Comportamentos sexuais |
topic |
Educação para a Saúde Hábitos alimentares Álcool Tabaco Drogas Comportamentos sexuais |
description |
Tendo por premissa que a educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve conduzir os jovens à adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis, desenvolvemos o presente estudo que teve como objectivos: conhecer as concepções de educação para a saúde dos professores; caracterizar as suas actividades de educação para a saúde; conhecer os hábitos alimentares dos alunos, tipo de actividade física e identificar comportamentos de risco, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e comportamento sexual. É um estudo descritivo e transversal, em que os dados foram recolhidos através de um questionário on line, tendo sido garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados. Participaram neste estudo um total de 77 professores, e 467 alunos, provenientes de Escolas situadas na região norte de Portugal. Resultados: Todos os professores do 1º ciclo e de ciências naturais (2º ciclo) dizem realizar Educação para a saúde, enquanto que os professores das ciências exactas e tecnologias dizem não realizar; a maior parte dos professores diz que quem deve ensinar educação para a saúde são os pais, professores e profissionais da saúde em conjunto; cerca de dois terços dos jovens dizem não ter experimentado tabaco, a bebida mais consumida é o vinho; a maioria dos jovens diz não consumir qualquer tipo de droga ilícita e são os rapazes que afirmam mais frequentemente já ter tido relações sexuais. Conclusões: A educação para a saúde é um processo de capacitação, participação e responsabilização que deve levar os jovens a adoptarem e manterem estilos de vida saudáveis. Consideramos, este estudo como um ponto de partida necessário a que uma intervenção comunitária em termos de educação para a saúde se possa efectivar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-31 2008-01-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/7874 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/7874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
LEAL, I. [et al.], ed. lit. – “Intervenção em psicologia e saúde : actas do Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 7, Porto, Portugal, 2008”. [Porto : Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, 2008]. ISBN 972840082-9. p. 717-720. 972840082-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133037242351616 |