O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Guilherme Paiva de, Soares, Aline Raiany Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/36001
https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674
Resumo: O artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas.
id RCAP_cc4b09aa372d0fa6b771a18a2e08e374
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/36001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em PortugalDiversidade culturalEnsinointerculturalidadeEscolarizaçãoO artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas.Universidade Federal do Ceara2024-01-11T13:04:54Z2024-01-112023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/36001https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674http://hdl.handle.net/10174/36001https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674por1-220102-11172526-0847http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/9267445Educação em Debate91jmvsr@uevora.ptndnd693Resende, José ManuelCarvalho, Guilherme Paiva deSoares, Aline Raiany Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:49:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:44.980066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
title O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
spellingShingle O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
Resende, José Manuel
Diversidade cultural
Ensino
interculturalidade
Escolarização
title_short O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
title_full O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
title_fullStr O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
title_full_unstemmed O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
title_sort O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva de
Soares, Aline Raiany Fernandes
author_role author
author2 Carvalho, Guilherme Paiva de
Soares, Aline Raiany Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Carvalho, Guilherme Paiva de
Soares, Aline Raiany Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Ensino
interculturalidade
Escolarização
topic Diversidade cultural
Ensino
interculturalidade
Escolarização
description O artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-11T13:04:54Z
2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/36001
https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674
http://hdl.handle.net/10174/36001
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674
url http://hdl.handle.net/10174/36001
https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674
https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1-22
0102-1117
2526-0847
http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/92674
45
Educação em Debate
91
jmvsr@uevora.pt
nd
nd
693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceara
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceara
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136943411298304