O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/36001 https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674 https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674 |
Resumo: | O artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas. |
id |
RCAP_cc4b09aa372d0fa6b771a18a2e08e374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/36001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em PortugalDiversidade culturalEnsinointerculturalidadeEscolarizaçãoO artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas.Universidade Federal do Ceara2024-01-11T13:04:54Z2024-01-112023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/36001https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674http://hdl.handle.net/10174/36001https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674por1-220102-11172526-0847http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/9267445Educação em Debate91jmvsr@uevora.ptndnd693Resende, José ManuelCarvalho, Guilherme Paiva deSoares, Aline Raiany Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:49:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:44.980066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |
title |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |
spellingShingle |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal Resende, José Manuel Diversidade cultural Ensino interculturalidade Escolarização |
title_short |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |
title_full |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |
title_fullStr |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |
title_full_unstemmed |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |
title_sort |
O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal |
author |
Resende, José Manuel |
author_facet |
Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva de Soares, Aline Raiany Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Guilherme Paiva de Soares, Aline Raiany Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, José Manuel Carvalho, Guilherme Paiva de Soares, Aline Raiany Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade cultural Ensino interculturalidade Escolarização |
topic |
Diversidade cultural Ensino interculturalidade Escolarização |
description |
O artigo trata do ensino da diversidade cultural em contextos locais no Brasil e em Portugal. Para tanto, a investigação utilizou uma abordagem qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com professores/as de escolas públicas, em cidades localizadas nos dois países. A análise crítica das entrevistas tomou como referência perspectivas teóricas da Educação e das Ciências Sociais. Como problemas dentro e fora da escola, o reconhecimento e o ensino da diversidade cultural envolvem as noções de multiculturalidade e interculturalidade. No estudo sobre a diversidade cultural e os processos de escolarização, evidencia-se o conceito de cultura escolar. No caso português, tem-se observado a entrada de estudantes de diferentes países nas escolas públicas. Com a diversidade étnica na escola, a cultura escolar enfrenta problemas nos domínios dos sentimentos de pertencimento e na aprendizagem. No sistema educacional brasileiro, a inclusão da diversidade cultural no ensino é incipiente, sobretudo das culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. A análise conclui que, na contemporaneidade, o ensino da diversidade cultural constitui um desafio para a escolarização e os processos formativos em escolas públicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-11T13:04:54Z 2024-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/36001 https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674 http://hdl.handle.net/10174/36001 https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/36001 https://doi.org/Resende, J. M. V. S. de, Carvalho, G. P. de, & Soares, A. R. F. (2023). O Ensino da Diversidade Cultural: Contextos locais no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Debate, 45(91), 1–22. https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674 https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1-22 0102-1117 2526-0847 http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/92674 45 Educação em Debate 91 jmvsr@uevora.pt nd nd 693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceara |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceara |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136943411298304 |