Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa de manutenção preventiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61066 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Logística) |
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Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa de manutenção preventivaAnálise de efeitos e modos de falhaFerramentas da qualidadeISO 9001:2015Sistemas de gestão da qualidadeFailure mode and effects analysisQuality Management systemQuality toolsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Logística)Nos dias que correm a competitividade entre empresas é cada vez maior. A concorrência aumenta de dia para dia e os produtos estão em constante desenvolvimento, com os clientes a exigirem cada vez mais características que satisfaçam e excedam as suas necessidades. A qualidade torna-se assim num fator diferencial e num fator crítico de sucesso. Com esta perspetiva, existem cada vez mais organizações a optarem pelo processo de certificação da norma ISO 9001. Esperam que através de um Sistema de Gestão da Qualidade possam ser capazes de demonstrarem e fornecerem produtos e serviços de qualidade aos seus clientes. O presente trabalho foi desenvolvido em dissertação para a obtenção do grau de mestre, numa empresa de manutenção preventiva, e teve como principal objetivo a contribuição e preparação para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Para dar início ao processo foram utilizadas ferramentas da qualidade que têm como finalidade a ajuda na resolução de problemas e o aumento da eficácia dos processos. Através do brainstorming e do diagrama de Ishikawa, ferramentas da qualidade, constatou-se que a implementação da ISO 9001 deveria começar pela criação de um departamento de Compras e Logística. No decorrer da conceção do processo, foi desenvolvido um sistema capaz de mensurar o potencial do desempenho dos fornecedores e uma metodologia para a avaliação e gestão do risco através da Análise de Efeitos e Modos de Falha (FMEA), de forma a cumprir os requisitos da norma. Com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade a empresa pretende a tão esperada vantagem competitiva, de forma diferenciadora, para a melhoria dos seus produtos e serviços e consequentemente o aumento da satisfação dos seus clientes.Competition between companies is growing every day. Competition increases day by day and products are in constant development, with customers increasingly demanding features that meet and exceed their needs. Quality becomes a differential factor and a critical success factor. With this in mind, more and more organizations are opting to use the ISO 9001 certification process. They expect that through a Quality Management System they will be able to demonstrate and provide quality products and services to their customers This study was developed as a dissertation to obtain the master's degree, in a preventive maintenance company, and had as main objective the contribution and preparation for the implementation of a Quality Management System. To begin the process, quality tools were used to help solve problems and increase process efficiency. Using brainstorming and the Ishikawa diagram as quality tools showed that the implementation of ISO 9001 should start with the creation of a Purchase and Logistics department. During the design of the process, a system was developed to measure the suppliers performance potential and a methodology for the evaluation and management of the risk through the Analysis of Effects and Failure Modes (FMEA), in order to meet the standard requirements. With the implementation of a Quality Management System the company intends to achieve the expected competitive advantage, in a differentiating way, for the improvement of its products and services and consequently the increase of the satisfaction of its customers.Sampaio, PauloFernandes, Ana Cristina Sousa Marques RochaUniversidade do MinhoRibeiro, Vera Lúcia Viana20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61066por202264483info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:25.397202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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