As actividades laboratoriais no ensino de ciências em Timor-Leste: uma investigação centrada nas percepções de autoridades educativas e de professores de Ciências Físico-Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Teodoro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13606
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
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spelling As actividades laboratoriais no ensino de ciências em Timor-Leste: uma investigação centrada nas percepções de autoridades educativas e de professores de Ciências Físico-Naturais501:372.85372.85:501371.388Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)As Actividades Laboratoriais (AL) desempenham um papel central na Educação em Ciências. A sua utilização tem várias potencialidades, relacionadas, entre outros, com a motivação dos alunos, com a promoção da aprendizagem de técnicas laboratoriais, de conceitos científicos e de metodologia científica e com o desenvolvimento de atitudes dos alunos. No entanto, o sucesso da utilização das AL depende dos objectivos da Educação em Ciências e da forma como os professores as implementam. As práticas dos professores relativamente às AL são influenciadas pelas condições de que dispõem e pelas concepções que perfilham, designadamente sobre o papel das AL na Educação em Ciências. Esta investigação comparou as percepções de autoridades e professores de Ciências Físico-Naturais (CFN) acerca da utilização de actividades laboratoriais no ensino das Ciências em Timor-Leste, antes e após a Reforma Curricular do Ensino Básico (RCEB). Para alcançar este objectivo, foram efectuadas entrevistas semi-estruturadas ao Director Geral do Ensino Básico e Ensino Secundário, a cinco Directores de escolas e a 20 professores de Ciências de escolas do 3º ciclo do Ensino Básico. As entrevistas incidiram nas condições existentes nas escolas básicas de Timor-Leste para desenvolvimento de AL antes da RCEB, na influência que a RCEB terá no ensino de Ciências, na implementação de AL e na formação dos professores de Ciências para a implementação do novo currículo. No caso dos professores, as entrevistas averiguaram também a utilização que eles faziam das AL, antes da RCEB. O Director Geral, os Directores de escolas e a maioria dos professores de Ciências são de opinião que os professores de Ciências não possuem condições para implementar AL porque as escolas timorenses do 3º ciclo do Ensino Básico ainda não têm as condições necessárias: laboratórios de Ciências devidamente equipados e professores com preparação científica e didáctica suficiente. Todos os entrevistados foram de opinião de que o Ministério da Educação deve facultar estas condições. A maioria dos professores referiu que consegue implementar um número razoável de AL ao longo do ano lectivo, mas existem outros professores que dizem realizar um número mínimo, devido à falta de laboratórios e de equipamentos. Para ultrapassar estas dificuldades, os professores afirmam utilizar diversas soluções, nomeadamente o recurso a materiais simples e trabalho em pequenos grupos. Os professores de Ciências consideraram que terão mais dificuldades em implementar AL no contexto da nova RCEB, especialmente devido ao facto de terem de leccionar a disciplina de CFN que inclui conteúdos de Física, de Química, de Biologia e de Geologia, e de apenas possuírem formação numa destas áreas disciplinares. Esta opinião é partilhada pelos Directores das escolas que, tal como os professores, referem a necessidade de facultar aos professores de CFN a necessária formação científica, em língua portuguesa, uma vez que esta será a língua de instrução a utilizar.Lab activities play a main role in science education. Their educational potential has to do with students’ motivation, as well as with science concepts, techniques and methodology learning promotion, and also with the development of students’ attitudes. However, success on using lab activities depends on both the objectives for science education and the way teachers implement them. Besides, lab conditions and teachers’ conceptions on the role of lab activities in science education influence teachers’ practices regarding the use of this type of teaching activities. This piece of research compared authorities’ and science teachers’ perceptions on the use of lab activities in science education in East Timor, before and after the Basic Education Curriculum Reform. To attain this objective, semi-structured interviews were conducted with the Basic and Secondary School General Director, with five school basic school Head-teachers and with 20 basic school science teachers. The interviews focused on the appropriateness of the Timorese basic school conditions to perform lab activities, on the influence that the curriculum reform may have on science teaching, on the use of lab activities and on teacher education for the implementation of the new curriculum. With regard to teachers, their interview also included questions aiming at characterising the way they were used to deal with lab activities before the curriculum reform. The General Director, the school Head-teachers and the majority of the science teachers argued that science teachers do not have enough conditions to implement lab activities because Timorese basic schools do not have well equipped science labs and science teachers with an appropriate science and science teaching knowledge-base. All the interviewees stated the Timorese Ministry of Education should provide these missing conditions. The majority of the teachers mentioned that they manage performing a considerable amount of lab activities but other teachers stated that they only perform a minimum number of them, due to the shortage of labs and lab equipment. In order to overcome this difficulty, they mentioned that they use low cost materials and ask students to work in small groups. In addition, science teachers are expecting to feel even more difficulties when implementing lab activities within the scope of the new curriculum, because they will be asked to teach not only the science they specialized in, but rather the four sciences that were included in the new Physical and Natural Sciences subject that is, Physics, Chemistry, Biology and Geology. The school Head-teachers also acknowledged this opinion and recognized the need to give teachers the necessary scientific education for them to be able to teach the new subject. In addition, they stressed that teacher education should be conducted in Portuguese, as Portuguese is the language of instruction in East Timor.Dourado, Luís Gonzaga PereiraUniversidade do MinhoSoares, Teodoro20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:12.053206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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