O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.30769 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender o potencial do vídeo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no período da pandemia a partir da visão de um grupo de professoras. O estudo se constitui como qualitativo, de caráter exploratório. As participantes foram professoras dos Anos Iniciais e Educação Infantil que vivenciaram experiências com a produção/utilização de vídeos durante a pandemia. Os dados foram coletados por meio de um questionário online. Os resultados permitem inferir que o vídeo se revelou como potencial mediador para o ensino de conceitos na medida em que possibilitou uma reorganização do processo didático. O artefato permitiu ainda a variabilidade de linguagens, diversidade de formas de ensinar e avaliar os conceitos científicos, além de viabilizar relações afetivas, ultrapassando as limitações de tempoespaço da aula. Sendo assim, mesmo frente às dificuldades enfrentadas pelos professores no período pandêmico e da produção/utilização/edição de vídeo representar um desafio, também oportunizou aprendizado. |
id |
RCAP_cc68c423f4d0970f091556181c7af78c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19El Potencial Mediador del Vídeo para la Enseñanza de Conceptos Durante la Pandemia de Covid-19Le Potentiel Médiateur de la Vidéo pour L'enseignement de Concepts Pendant la Pandémie de Covid-19O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19ArtigosO objetivo deste estudo é compreender o potencial do vídeo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no período da pandemia a partir da visão de um grupo de professoras. O estudo se constitui como qualitativo, de caráter exploratório. As participantes foram professoras dos Anos Iniciais e Educação Infantil que vivenciaram experiências com a produção/utilização de vídeos durante a pandemia. Os dados foram coletados por meio de um questionário online. Os resultados permitem inferir que o vídeo se revelou como potencial mediador para o ensino de conceitos na medida em que possibilitou uma reorganização do processo didático. O artefato permitiu ainda a variabilidade de linguagens, diversidade de formas de ensinar e avaliar os conceitos científicos, além de viabilizar relações afetivas, ultrapassando as limitações de tempoespaço da aula. Sendo assim, mesmo frente às dificuldades enfrentadas pelos professores no período pandêmico e da produção/utilização/edição de vídeo representar um desafio, também oportunizou aprendizado.The objective of this study is to investigate the mediating potential of video in teaching concepts from the teachers' point of view. The study is qualitative and exploratory in nature. The participants were teachers of the Early Years and Kindergarten, who had experiences with the production/use of video during the pandemic. The data were collected through an online questionnaire. The results allow us to infer that the video revealed itself as a potential mediator for the teaching of concepts insofar as it enabled a reorganization of the didactic process based on the specific elements that this resource provides. The artifact also made it possible to work with a variety of languages and ways to work with scientific concepts, going beyond the limitations of class time and space. Thus, despite the difficulties faced by teachers during the pandemic period, the production/use/editing of video represented a challenge, but also a learning experience.El objetivo de este estudio es investigar el potencial mediador del vídeo en la enseñanza de conceptos desde la perspectiva de los profesores. El estudio es de naturaleza cualitativa y exploratoria. Los participantes fueron profesores de Educación Infantil, que tuvieron experiencias con la producción/uso de vídeo durante la pandemia. Los datos se recogieron a través de un cuestionario en línea. Os resultados permitem inferir que o vídeo se revelou com potencial mediador para o ensino de conceitos na medida em que possibilitou uma reorganização do processo didático a partir dos elementos específicos que tal recurso propicia. O artefacto também permitiu trabalhar com uma variedade de linguagens e formas de trabalhar conceitos científicos, ultrapassando as limitações de tempo e espaço da clase. Así, a pesar de las dificultades a las que se enfrentaron los profesores durante el periodo de pandemia, la producción/utilización/edición del vídeo representó un reto, pero también una experiencia de aprendizaje.L'objectif de cette étude est d'examiner le potentiel de médiation de la vidéo dans l'enseignement des concepts du point de vue des enseignants. L'étude est de nature qualitative et exploratoire. Les participants étaient des enseignants de la petite enfance et de l'éducation à l'enfance, qui ont eu des expériences avec la production/utilisation de la vidéo pendant la pandémie. Les données ont été recueillies au moyen d'un questionnaire en ligne. Les résultats permettent d'inférer que le vidéo se révèle être un médiateur potentiel pour l'enseignement des concepts, dans la mesure où il permet de réorganiser le processus didactique à partir d'éléments spécifiques que ce processus propose. L'artefact a également permis de travailler avec une variété de langues et de façons de travailler les concepts scientifiques, en dépassant les limites du temps et de l'espace de la classe. Ainsi, malgré les difficultés rencontrées par les enseignants pendant la période pandémique, la production/utilisation/montage de la vidéo a représenté un défi, mais aussi une expérience d'apprentissage.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30769por1646-2335da Silva, João Victor, Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Diene Eire de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.953967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 El Potencial Mediador del Vídeo para la Enseñanza de Conceptos Durante la Pandemia de Covid-19 Le Potentiel Médiateur de la Vidéo pour L'enseignement de Concepts Pendant la Pandémie de Covid-19 O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 |
title |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 da Silva, João Victor Artigos |
title_short |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 |
title_full |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 |
title_sort |
O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19 |
author |
da Silva, João Victor |
author_facet |
da Silva, João Victor , Dirce Aparecida Foletto de Moraes , Diene Eire de Mello |
author_role |
author |
author2 |
, Dirce Aparecida Foletto de Moraes , Diene Eire de Mello |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, João Victor , Dirce Aparecida Foletto de Moraes , Diene Eire de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O objetivo deste estudo é compreender o potencial do vídeo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no período da pandemia a partir da visão de um grupo de professoras. O estudo se constitui como qualitativo, de caráter exploratório. As participantes foram professoras dos Anos Iniciais e Educação Infantil que vivenciaram experiências com a produção/utilização de vídeos durante a pandemia. Os dados foram coletados por meio de um questionário online. Os resultados permitem inferir que o vídeo se revelou como potencial mediador para o ensino de conceitos na medida em que possibilitou uma reorganização do processo didático. O artefato permitiu ainda a variabilidade de linguagens, diversidade de formas de ensinar e avaliar os conceitos científicos, além de viabilizar relações afetivas, ultrapassando as limitações de tempoespaço da aula. Sendo assim, mesmo frente às dificuldades enfrentadas pelos professores no período pandêmico e da produção/utilização/edição de vídeo representar um desafio, também oportunizou aprendizado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.30769 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.30769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133546493771776 |