Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Raquel de Jesus Ventura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/760
Resumo: Como cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos.
id RCAP_cc814d7e8b9c6dd2ec152ae9b2456591
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/760
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do paísInclusãoMultideficiênciaEnsino regularEstratégias educativasAlunos com multideficiênciaComo cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:20:52Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/760TID:201023555porFigueira, Raquel de Jesus Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:38Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.562085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
title Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
spellingShingle Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
Figueira, Raquel de Jesus Ventura
Inclusão
Multideficiência
Ensino regular
Estratégias educativas
Alunos com multideficiência
title_short Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
title_full Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
title_fullStr Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
title_full_unstemmed Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
title_sort Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
author Figueira, Raquel de Jesus Ventura
author_facet Figueira, Raquel de Jesus Ventura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Raquel de Jesus Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Multideficiência
Ensino regular
Estratégias educativas
Alunos com multideficiência
topic Inclusão
Multideficiência
Ensino regular
Estratégias educativas
Alunos com multideficiência
description Como cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-28T13:20:52Z
2015-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/760
TID:201023555
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/760
identifier_str_mv TID:201023555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858055340032