Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/760 |
Resumo: | Como cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos. |
id |
RCAP_cc814d7e8b9c6dd2ec152ae9b2456591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do paísInclusãoMultideficiênciaEnsino regularEstratégias educativasAlunos com multideficiênciaComo cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:20:52Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/760TID:201023555porFigueira, Raquel de Jesus Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:38Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:29.562085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país |
title |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país |
spellingShingle |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país Figueira, Raquel de Jesus Ventura Inclusão Multideficiência Ensino regular Estratégias educativas Alunos com multideficiência |
title_short |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país |
title_full |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país |
title_fullStr |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país |
title_full_unstemmed |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país |
title_sort |
Ser como os outros: a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas, no Interior do país |
author |
Figueira, Raquel de Jesus Ventura |
author_facet |
Figueira, Raquel de Jesus Ventura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Raquel de Jesus Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Multideficiência Ensino regular Estratégias educativas Alunos com multideficiência |
topic |
Inclusão Multideficiência Ensino regular Estratégias educativas Alunos com multideficiência |
description |
Como cada vez mais nos deparamos com alunos com multideficiência no ensino regular, este estudo visa compreender como se processa atualmente a inclusão de alunos com multideficiência, do segundo ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas no interior do país. Para uma análise mais fina do caso específico em estudo optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram a análise documental, a observação naturalista e a entrevista semiestruturada. Os participantes foram o diretor do agrupamento, os docentes diretamente envolvidos com a unidade de apoio à multideficiência e os atores das turmas em que os alunos com multideficiência, do segundo ciclo atuam. O tratamento de dados concretizou-se através da análise de conteúdo, os quais foram alvo de discussão. Dos dados obtidos pode-se salientar que o agrupamento preconiza as respostas adequadas à promoção da autonomia destes alunos e sua inclusão. No entanto, os docentes do ensino regular sentem alguns constrangimentos na promoção da inclusão destes alunos em sala de aula. Como tal, considerou-se uma mais-valia, a concretização de reuniões periódicas com os profissionais de educação e os pais para partilhar experiências e estratégias significativas para estes alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-28T13:20:52Z 2015-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/760 TID:201023555 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/760 |
identifier_str_mv |
TID:201023555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858055340032 |