Actividade social da Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13736 |
Resumo: | As organizações sem fins lucrativos, no qual se engloba o caso específico das Instituições Particulares de Solidariedade Social, têm um impacto cada vez maior na economia portuguesa, na criação de emprego e na inclusão social. Porém, a fidelidade à missão de carácter social e aos valores nas organizações sem fins lucrativos, na actual crise económica-financeira e social constitui um desafio que urge vencer. Para o vencer, este tipo de organizações deverá conjugar esforços para assegurar a sustentabilidade económica, enfrentar concorrência mais intensa, contornar recursos escassíssimos, diversificar fontes de financiamento, lidar com o aumento do nível de exigência por parte dos stakeholders, caminhar para a profissionalização, apostar na inovação, entre outros. Este relatório aponta caminhos sob a âncora do marketing para que a Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade envolva todos os seus stakeholders, promova a sua missão, divulgue a sua actividade social e desenhe programas de captação de recursos (fundraising). Os resultados de um focus group e de um inquérito online revelaram que a instituição deve construir um relacionamento com todas as partes interessadas, alinhar os seus programas de acordo com a sua missão e valores com o intuito de criar um vínculo mútuo. Indicam ainda que é essencial partir para uma política de fidelização dos irmãos, promover o sentimento de pertença à Irmandade e comunicar mais e melhor de forma interna e externa. Assim sendo e não havendo fórmulas mágicas que vençam de imediato estes desafios, apontam-se as mais-valias que a utilização do marketing pode gerar no seio destas organizações. |
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Actividade social da Celestial Ordem Terceira da Santíssima TrindadeOrganizações sem fins lucrativosMarketing das organizações sem fins lucrativosMissão socialCelestial Ordem Terceira da Santíssima TrindadeEnvolver os stakeholdersCaptação de recursos (fundraising)Nonprofit organizationsMarketing of nonprofit organizationsSocial missionStakeholders involvementFundraisingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs organizações sem fins lucrativos, no qual se engloba o caso específico das Instituições Particulares de Solidariedade Social, têm um impacto cada vez maior na economia portuguesa, na criação de emprego e na inclusão social. Porém, a fidelidade à missão de carácter social e aos valores nas organizações sem fins lucrativos, na actual crise económica-financeira e social constitui um desafio que urge vencer. Para o vencer, este tipo de organizações deverá conjugar esforços para assegurar a sustentabilidade económica, enfrentar concorrência mais intensa, contornar recursos escassíssimos, diversificar fontes de financiamento, lidar com o aumento do nível de exigência por parte dos stakeholders, caminhar para a profissionalização, apostar na inovação, entre outros. Este relatório aponta caminhos sob a âncora do marketing para que a Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade envolva todos os seus stakeholders, promova a sua missão, divulgue a sua actividade social e desenhe programas de captação de recursos (fundraising). Os resultados de um focus group e de um inquérito online revelaram que a instituição deve construir um relacionamento com todas as partes interessadas, alinhar os seus programas de acordo com a sua missão e valores com o intuito de criar um vínculo mútuo. Indicam ainda que é essencial partir para uma política de fidelização dos irmãos, promover o sentimento de pertença à Irmandade e comunicar mais e melhor de forma interna e externa. Assim sendo e não havendo fórmulas mágicas que vençam de imediato estes desafios, apontam-se as mais-valias que a utilização do marketing pode gerar no seio destas organizações.Nonprofit organizations, of which private welfare institutions (IPSSs) are a specific example, have an increasing impact on the Portuguese economy, particularly in the creation of jobs and social inclusion. However, in the current economic, financial and social crisis allegiance to the core values and social nature of their mission is a challenge in pressing need to overcome. To surmount it, this kind of organizations should combine efforts to ensure economic sustainability, face more intense competition, master scarse resources, diversify funding sources, deal with the increased demand of stakeholders, invest in professionalization and wage on innovation, among others. This report poses marketing approaches for Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade (COTST) to involve all its stakeholders, promote its mission, advertise its social activities and design fundraising programs. The results of a focus group and an online survey revealed that COTST must build a relationship with all stakeholders and align programs in accordance with its mission and values as to create a mutual bond. Furthermore, the results indicate that it is essential to a start an allegiance policy for partners, promote a sense of belonging to the Brotherhood and improve internal and external communication. Hence, in the absence of a magic algorithm that can immediately overcome these challenges, this work pinpoints the advantages of Marketing in such organizations.Silva, Susana Costa eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCapelas, Francisco José Ferreira2014-02-27T15:00:24Z2013-03-0520132013-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:01.196752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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