Princípios e implicações da gestão curricular local
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/3122 |
Resumo: | A reorganização curricular do ensino básico, pretendendo constituir uma resposta às críticas que ao longo dos tempos têm sido feitas aos modos de conceber e desenvolver o currículo escolar, apoia- se em princípios que fazem das escolas e dos professores decisores desse currículo, decisões essas tomadas em função das características locais e das populações escolares. No quadro desta ideia, as escolas e os professores são desafiados a organizarem-se em torno de projectos curriculares. São as possibilidades que oferecem estes projectos, bem como o que eles implicam em termos de procedimentos educativos, que estão focados neste texto. Argumenta -se que estes processos de gestão curricular local se justificam como meios de viabilizar um currículo mais rigoroso, mais rico , mais reflexivo e mais relacional e onde as situações educacionais são partilhadas por todos os alunos e não apenas por uma elite intelectual. |
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