Business Innovation and Internationalisation in Female Owned Businesses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/22557 |
Resumo: | O empreendedorismo é considerado um dos principais motores do crescimento económico e desenvolvimento, consubstanciando-se no tema de uma vasta quantidade de investigação. Contudo, em muitos casos, a investigação é ampla e não específica do género. As mulheres empreendedoras enfrentam diferentes desafios e barreiras quando comparadas com os homens; por conseguinte, a investigação empresarial específica baseada no género poderia ajudar no desenvolvimento e progresso do empreendedorismo feminino. A vigente dissertação detém como objetivo principal compreender o impacto do empreendedorismo feminino na inovação e internacionalização de empresas. Adicionalmente, pretende expor como se encontram agrupados os países da Europa e Ásia Central em termos de empreendedorismo feminino. Para atingir o propósito supracitado, utilizaram-se vários métodos de investigação. Numa primeira parte, recorreu-se a três técnicas multivariadas, nomeadamente, a Análise Fatorial, a Regressão Linear Múltipla e Análise de Clusters, com a finalidade de estudar o impacto do empreendedorismo feminino na inovação e internacionalização de empresas, assim como expor como os países da Europa e Ásia Central se encontram agrupados em termos de empreendedorismo feminino. Numa segunda parte, com o intuito de estudar a relação entre o empreendedorismo feminino, inovação e internacionalização através de uma nova abordagem, colmatando as desvantagens dos métodos quantitativos tradicionais, recorreu-se ao método de análise comparativa qualitativa fuzzy-set (fsQCA). Os resultados do primeiro artigo sugerem uma relação estatística não significativa entre o empreendedorismo feminino, a inovação e a internacionalização. Os resultados também sugerem que os países da Europa e da Ásia Central podem ser divididos em dois clusters. A diferença entre os dois clusters pode ser justificada pelo papel das mulheres nos países em questão. Globalmente, os resultados do segundo artigo sugerem que o empreendedorismo feminino, por si só, não é uma condição suficiente nem necessária para atingir uma alta internacionalização ou alta inovação. No entanto, os resultados indicam que o empreendedorismo feminino é importante para se alcançar um elevado nível de internacionalização. A dissertação trata de uma dimensão específica e ainda não reconhecida do empreendedorismo, ou seja, o empreendedorismo feminino. O empreendedorismo não é igual para homens e mulheres e os desafios das mulheres empreendedoras variam em diferentes ambientes e culturas. Neste sentido, a presente dissertação diferencia-se por colmatar a literatura, através de um estudo simultaneamente quantitativo e qualitativo, contribuindo para a consciencialização do papel do género no empreendedorismo, no crescimento económico, na inovação e na internacionalização. |
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Para atingir o propósito supracitado, utilizaram-se vários métodos de investigação. Numa primeira parte, recorreu-se a três técnicas multivariadas, nomeadamente, a Análise Fatorial, a Regressão Linear Múltipla e Análise de Clusters, com a finalidade de estudar o impacto do empreendedorismo feminino na inovação e internacionalização de empresas, assim como expor como os países da Europa e Ásia Central se encontram agrupados em termos de empreendedorismo feminino. Numa segunda parte, com o intuito de estudar a relação entre o empreendedorismo feminino, inovação e internacionalização através de uma nova abordagem, colmatando as desvantagens dos métodos quantitativos tradicionais, recorreu-se ao método de análise comparativa qualitativa fuzzy-set (fsQCA). Os resultados do primeiro artigo sugerem uma relação estatística não significativa entre o empreendedorismo feminino, a inovação e a internacionalização. Os resultados também sugerem que os países da Europa e da Ásia Central podem ser divididos em dois clusters. A diferença entre os dois clusters pode ser justificada pelo papel das mulheres nos países em questão. Globalmente, os resultados do segundo artigo sugerem que o empreendedorismo feminino, por si só, não é uma condição suficiente nem necessária para atingir uma alta internacionalização ou alta inovação. No entanto, os resultados indicam que o empreendedorismo feminino é importante para se alcançar um elevado nível de internacionalização. A dissertação trata de uma dimensão específica e ainda não reconhecida do empreendedorismo, ou seja, o empreendedorismo feminino. O empreendedorismo não é igual para homens e mulheres e os desafios das mulheres empreendedoras variam em diferentes ambientes e culturas. Neste sentido, a presente dissertação diferencia-se por colmatar a literatura, através de um estudo simultaneamente quantitativo e qualitativo, contribuindo para a consciencialização do papel do género no empreendedorismo, no crescimento económico, na inovação e na internacionalização.Entrepreneurship is considered one of the main drivers of economic growth and development and it is the subject of a vast amount of research. However, in many cases, research is broad and not gender specific. Women entrepreneurs face different challenges and barriers when compared to men; therefore, gender-specific entrepreneurship research could help in the development and advancement of women entrepreneurship. The main objective of this dissertation is to understand the impact of female entrepreneurship on the innovation and internationalisation of firms. In addition, it aims to expose how the countries of Europe and Central Asia are grouped in terms of female entrepreneurship. To achieve the above purpose, several research methods were performed. In the first phase, three multivariate techniques were used, namely Factor Analysis, Multiple Linear Regression and Cluster Analysis, to study the impact of female entrepreneurship on the innovation and internationalisation of firms, as well as to show how the countries of Europe and Central Asia are grouped in terms of female entrepreneurship. In a second phase, with the aim of studying the relationship between female entrepreneurship, innovation and internationalisation through a new approach, bridging the disadvantages of traditional quantitative methods, the fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA) method was applied. The results of the first paper suggest a statistically non-significant relationship between female entrepreneurship, innovation, and internationalisation. The results also suggest that European and Central Asia countries can be divided into two clusters. The difference between the two clusters can be justified by the role of women in these countries. Overall, the results of the second paper suggest that female entrepreneurship alone is neither a sufficient nor a necessary condition for achieving high internationalisation or high innovation. However, the results indicate that female entrepreneurship is important for achieving a high level of internationalisation. This dissertation addresses a specific and yet unrecognised dimension of entrepreneurship, namely female entrepreneurship. Entrepreneurship is not the same for men and women and the challenges faced by women entrepreneurs vary in different environments and cultures. In this sense, this dissertation is distinctive by bridging the literature, through a study that is both quantitative and qualitative, contributing to the awareness of the role of gender in entrepreneurship, economic growth, innovation, and internationalisation.Braga, Vitor LélioCorreia, Aldina Isabel de AzevedoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, Diana Catarina Sampaio202220222025-01-31T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22557TID:203173538enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T01:45:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:08.560858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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