Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Sónia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/757
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_ccb2c28ad5bbecc0481423daf315a17e
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivasPsicologia educacionalMotivaçãoLeiturasIdade escolarInstrumentosAutonomiaProgramsEducation psychologyMotivationReadingSchool-age childrenInstrumentsAutonomyProgramsDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalEsta investigação teve dois objectivos. O primeiro foi de avaliar o impacto de um Programa de Leitura a Par (Monteiro, 2003), que utiliza o método tutorial, no desempenho em leiura, na motivação para a leitura e na autonomia das crianças. O segundo objectivo foi o de analisar quais os processos envolvidos nas dinâmicas interactivas das díades, de forma a caracterizar as dinâmicas promotoras e as não fomentadoras de aprendizagem, tendo como base as dinâmicas apresentadas nas sessões de leitura e os ganhos no desempenho em leitura obtidos pelas crianças. Neste estudo participaram 32 crianças com dificuldades em leitura, assinaladas pelos seus professores, 16 crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade e 16 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. Dos sujeitos de cada um dos anos de escolaridade, foram seleccionados de forma aleatória 8 sujeitos para o grupo experimental e 8 sujeitos para o grupo de controlo. Assim, obtivemos um total de 8 díades, formadas por um tutor do 4º ano e por um tutorando do 2º ano, que participaram no Programa de Leitura a Par, que teve a duração de 7 semanas, com 3 sessões semanais com a duração de 30 minutos cada. As 16 crianças do grupo de controlo não participaram nesse Programa mas realizaram actividades de leitura individual, com exactamente a mesma duração, com os mesmos materiais de leitura presentes no mesmo espaço e também com a presença conjunta de crianças do 2º ano e do 4º ano, mas sem interacção entre os participantes. Todas as crianças foram avaliadas individualmente antes das sessões de leitura e depois de terem participado nas mesmas: nos três parâmetros da leitura (correcção, fluência e compreensão) através de um teste de avaliação do desempenho em leitura (Monteiro, 2000); na motivação para a leitura através do questionário "Eu e a Leitura" (Monteiro & Mata, 2000) e na autonomia, utilizando a versão aferida do Self-Regulation Questionnaire (Deci & Ryan, 1985). Após as avaliações finais, as dinâmicas interactivas foram analisadas com o intuito de obter um padrão comum entre os sujeitos que obtiveram mais ganhos no seu desempenho em leitura bem como nos que menos evoluíram. Nos resultados obtidos apenas se verificou o efeito benéfico do Programa de Leitura a Par na autonomia das crianças do 2º ano de escolaridade, não se tendo verificado diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo em qualquer outra variável em estudo. A análise das dinâmicas interactivas não revelou a existência de um padrão comum, correspondente a maiores ou a menores ganhos no desempenho em leitura, quer para os tutores, quer para os tutorandos. Os resultados desta investigação permitem-nos afirmar que o Programa de Leitura a Par teve um impacto positivo na auto-regulação das aprendizagens das crianças do 2º ano, sendo a regulação da sua motivação mais auto-determinada.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAParente, Sónia2011-08-17T10:05:17Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:52.000356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
title Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
spellingShingle Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
Parente, Sónia
Psicologia educacional
Motivação
Leituras
Idade escolar
Instrumentos
Autonomia
Programs
Education psychology
Motivation
Reading
School-age children
Instruments
Autonomy
Programs
title_short Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
title_full Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
title_fullStr Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
title_full_unstemmed Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
title_sort Efeito de um programa de leitura a par no desempenho em leitura, na motivação e na autonomia de crianças do 1º ciclo: Análise das dinâmicas interactivas
author Parente, Sónia
author_facet Parente, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Parente, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Motivação
Leituras
Idade escolar
Instrumentos
Autonomia
Programs
Education psychology
Motivation
Reading
School-age children
Instruments
Autonomy
Programs
topic Psicologia educacional
Motivação
Leituras
Idade escolar
Instrumentos
Autonomia
Programs
Education psychology
Motivation
Reading
School-age children
Instruments
Autonomy
Programs
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007-01-01T00:00:00Z
2011-08-17T10:05:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/757
url http://hdl.handle.net/10400.12/757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130048837451776