A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marco André Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78154
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_6869a1b95502320ffe9f86fb047d3567
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestralThe inclusion of orchestral instruments in individual percussion teaching in the 3rd cycle - motivational factors for orchestral practiceInstrumentos complementaresMotivaçãoPercussãoProgramas curricularesComplementary instrumentsCurriculum programsMotivationPercussionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e consolida o processo de investigação-ação realizado no Conservatório de Guimarães no ano letivo de 2017/2018. A prática pedagógica incidiu sobre a inclusão de instrumentos complementares de percussão no ensino individual e, no estudo dos fatores de motivação para a prática de conjunto. O conteúdo deste projeto de intervenção tem como objetivo aproximar os alunos de percussão do 3º ciclo das práticas e técnicas utilizadas para cada um dos instrumentos complementares escolhidos, assim como fornecer conhecimentos pertinentes para uma correta prática orquestral. Desta forma, foram criadas metodologias que passaram pela visualização das técnicas e experimentação dos instrumentos, aplicadas nas aulas individuais. Simultaneamente foram realizados questionários com a finalidade de fazer um levantamento dos fatores de motivação para a prática orquestral, assim como perceber a opinião de alunos e músicos acerca dos instrumentos complementares. A investigação procurou refletir a evolução histórica da percussão, particularmente a inclusão dos acessórios na orquestra e demonstrar a importância destes instrumentos para a percussão. Além disso, foi feita uma análise a vários programas curriculares de diferentes escolas. Concomitantemente foram analisados os fatores de motivação associados à música de câmara. Durante a realização deste relatório de estágio, foi possível observar uma crescente atenção dada a estes instrumentos por parte de vários autores nos últimos anos, com a criação de métodos específicos para alguns dos instrumentos abordados. Da mesma forma foi visível o destaque dado, por inúmeros autores, aos fatores de motivação associados à prática musical em grupo. Como resultado deste processo de investigação-ação, e através dos resultados de inquéritos e da observação direta e indireta, considera-se que existe uma preparação enfraquecida para a prática de instrumentos complementares em orquestra. Da mesma forma, ficaram demonstrados os benefícios que a prática de conjunto tem para os alunos de música.This internship report was established within the scope of the Master is Music Teaching and integrates the action-research process carried out at the Guimarães Conservatory in the academic year 2017/2018. The pedagogical practice centered on the inclusion of complementary percussion instruments in individual teaching and the study of motivational factors in joint practice. The content of this intervention project aims to bring percussion students closer to the practices and techniques employed for each of the complementary instruments chosen, as well as deliver relevant proficiency for a correct orchestral practice. Thus, methodologies were designed centered around observing techniques and experimentation of instruments, employed in individual classes. Concurrently, questionnaires were done to produce a survey of the motivating factors for orchestral practice, along with perceiving students and musicians opinion on complementary instruments. The study sought to reflect the historical evolution of percussion and the addition of accessories in the orchestra and reveal the relevance of these instruments for percussion. Furthermore, an assessment was made to several curricular programs of several schools. Concomitantly, the motivation factors linked with chamber music were analyzed. During the planning of this internship report, it was feasible to monitor an increasing attention paid latterly to these instruments by several authors, with the creation of specific methods. Correspondingly, the emphasis given by numerous authors on the motivational factors associated with group musical practice was visible. As an outcome of this research-action method, through the results of surveys and direct and indirect observation, it is considered that there is a lessened preparation for the practice of complementary instruments in orchestra. Likewise, the advantages that ensemble practice has for music students were shownAroso, NunoUniversidade do MinhoAraújo, Marco André Oliveira2021-05-142021-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78154por202993876info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:53.915773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
The inclusion of orchestral instruments in individual percussion teaching in the 3rd cycle - motivational factors for orchestral practice
title A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
spellingShingle A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
Araújo, Marco André Oliveira
Instrumentos complementares
Motivação
Percussão
Programas curriculares
Complementary instruments
Curriculum programs
Motivation
Percussion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
title_full A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
title_fullStr A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
title_full_unstemmed A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
title_sort A inclusão dos instrumentos de orquestra no ensino individual de percussão no 3º ciclo – fatores motivacionais para a prática orquestral
author Araújo, Marco André Oliveira
author_facet Araújo, Marco André Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aroso, Nuno
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marco André Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos complementares
Motivação
Percussão
Programas curriculares
Complementary instruments
Curriculum programs
Motivation
Percussion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Instrumentos complementares
Motivação
Percussão
Programas curriculares
Complementary instruments
Curriculum programs
Motivation
Percussion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-14
2021-05-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78154
url https://hdl.handle.net/1822/78154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202993876
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132984143511552